PROCURAR POR
  NESTA EDIÇÃO





Obra de Alfredo Volpi que compõe a coleção de Theon Spanudis

Coletiva no MariAntonia

As mostras que fecham a temporada de exposições 2005 do Centro Universitário Maria Antonia serão inauguradas nesta quinta. Desta vez o destaque é para a coleção do psicanalista, poeta e crítico de arte Theon Spanudis, radicado

no Brasil em 1950, que reúne obras dos amigos artistas que fez. Sua coleção foi doada à USP em 1979 – hoje pertencente ao Museu de Arte Contemporânea (MAC). Estarão expostas obras da arte concreta e arte naïf, incluindo também alguns trabalhos surrealistas; entre os nomes estão Alfredo Volpi, Lira Schendel e Rubem Valentim. Mais três artistas expõem seus trabalhos na mostra: Giorgia Volpe propõe aos visitantes uma produção coletiva em “Fratas” (do latim, conjunto incoerente de idéias); Flavia Bertinato faz referência à forma de divulgação de filmes em cinemas em “Última e Primeira Sessão”; e Iara Freiberg, em “Ocupação”, espalha um grande desenho pelas paredes da sala transformando-a em objeto. A abertura acontece quinta, às 20h, ficando exposta de segunda a sexta, das 12h às 21h, sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h, até 29 de janeiro de 2006. O MariAntonia fica na r. Maria Antonia, 294, Vila Buarque, tel. 3255-7182. Entrada franca.

 

 

 

Anual de Arte da Faap

A 37a edição da mostra será inaugurada nesta segunda, às 20h, incluindo divulgação do prêmio. Desde 1965, a Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) abre inscrições a universitários, com o objetivo de estimular a atividade artística, revelando as manifestações da arte contemporânea. Todos os selecionados para esta edição concorrem a bolsas de estudo válidas por um ano. No Museu de Arte Brasileira da Faap (r. Alagoas, 903, tel. 3662-7198), de terça a sexta, das 10h às 21h, e sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h. A entrada é franca.

 

 

 

Vista Aérea

A Galeria Marta Traba do Memorial da América Latina apresenta a mostra coletiva “Vista Aérea”, que reúne a produção de artistas que participaram do projeto Linha Imaginária, registrando a superfície da Terra com o objetivo de aproximar a geografia de todos os continentes. Do Brasil são oito, entre eles Ângela Câmara Correa com uma instalação, e Mariana Manhães que traz vídeos e objetos; da Itália vem Stella Carrozo, com vídeos e fotografias, e Luca Curci, com vídeos e pinturas. Há também trabalhos de artistas de Portugal, Argentina e Alemanha. A mostra pode ser visitada de terça a domingo, das 9h às 18h, até 8 de janeiro de 2006. A galeria fica na av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, portões 4, 5 e 6, tel. 3823-4600. Entrada franca.

 

 

 


Um dos cartazes poloneses produzidos entre os anos de 1950 e 1970

Arte em cartaz

A mostra “Cartazes Poloneses”, da coleção do Museu de Arte Contemporânea da USP, está exposta no Pavilhão do MAC Ibirapuera. Historicamente usados como forma de arte, os cartazes ganharam fama após a Segunda Guerra Mundial, servindo tanto como propaganda do regime comunista quanto de temporadas de eventos artísticos no país: todos eram feitos por artistas da época, usando alto nível técnico ou utilizando-se de recursos de pintura e ilustração. O certo é

que os cartazes adquiriram luz própria, independente do que anunciavam; artistas juntaram-se e formaram a escola polonesa do cartaz, realizando edições da Bienal do Cartaz de Varsóvia. Mesmo com o movimento enfraquecido, os cartazes são até hoje reconhecidos como parte importante da arte polonesa, sendo preservados por colecionadores, galerias e museus. Nesta mostra estão expostas 90 peças criadas entre os anos 50 e 70, de artistas como Henryk Tomaszewski e Jozef Mroszczak. Até 29 de janeiro, de terça a domingo, das 10h às 19h, no Parque Ibirapuera, portão 3, tel. 5573-9932. Grátis.

 

 

 


Intitulada Mundo Imagem, alunos de Editoração da USP expõem seus trabalhos

Fotomontagens

Baseados em um capítulo de Sobre Fotografia, de Susan Sontag, os alunos do curso de Editoração da Escola de Comunicações e Artes da USP produziram a mostra “Mundo Imagem”. Composta por ensaios de fotomontagens, as

imagens trabalham com possibilidades e pluralidades, além de retratar sua valorização em detrimento da escrita. No Espaço Milton Santos do Departamento de Jornalismo e Editoração da unidade (av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Bloco A, Cidade Universitária, tel. 3091-4112), a mostra pode ser visitada de segunda a sexta, das 8h às 23h. Entrada gratuita.

 

 

 


Do colecionador estão cerca de 200 obras expostas; uma delas é o prato feito por Pablo Picasso

Odorico Tavares

Entra em cartaz nesta terça a mostra “Odorico Tavares – A Minha Casa Baiana – Sonhos e Desejos de um Colecionador”. Reunindo cerca de 200 obras do colecionador, poeta e jornalista pernambucano Odorico Tavares, a exposição foi dividida pelo curador Emanoel Araújo em quatro vertentes: A Bahia, O Colecionador, A Arte Brasileira e a Arte Internacional. Entre os artistas estão Cândido
Portinari, Di Cavalcanti e Pablo Picasso; também estarão expostas 35 peças religiosas barrocas dos séculos 17 e 18 e mobiliários dos séculos 18 e 19. Na Galeria da Arte do Sesi (av. Paulista, 1.313, tel. 3146-7405) até 30 de abril, de terça a sábado, das 10h às 20h, e domingos, das 10h às 19h. Entrada gratuita.

 

 




ir para o topo da página


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]