Pela paz na cidade e tolerância no mundo


Pessoas e entidades que se destacaram no combate à violência urbana e na assistência a crianças e comunidades pobres serão homenageadas na entrega do 6o Prêmio USP de Direitos Humanos, nesta sexta-feira (9), às 17 horas, na sala do Conselho Universitário. Os vencedores são o padre irlandês Jaime Crowe (categoria Individual), da paróquia Santos Mártires, que atua no Jardim Ângela, extremo sul da capital, e lidera trabalho comunitário que conseguiu reduzir expressivamente a violência na região, e a ONG Viva Rio (Institucional), presente em cerca de 350 favelas cariocas e populações de baixa renda. A novidade introduzida este ano pela comissão organizadora é a Menção Honrosa, que premiou na categoria Individual o advogado Ari Antonio Heck, do Rio Grande do Sul, e o desembargador Siro Darlan, do Rio de Janeiro; na categoria Institucional, a Universidade da Amazônia, campus de Belém (PA), e os Doutores da Alegria, de São Paulo. Padre Jaime disse que é importante trabalhar pela paz “e a USP faz isso pelo Brasil”. Rubens César Fernandes, diretor-executivo da Viva Rio, considera que o conceito de direitos humanos só tem sentido quando acompanhado de ações concretas e a iniciativa da Universidade lembra isso fortemente. Ainda no tema justiça e paz, o Museu da Tolerância, a ser construído na Cidade Universitária, definiu no dia 24 de novembro o projeto arquitetônico, de autoria dos arquitetos José Alves e Juliana Corradini, vencedores do concurso nacional. Segundo a idealizadora do museu, Anita Novinsky, a obra será uma atração internacional e um centro de pesquisa em história.
universidade>>










No IEB, a Anita das gravuras


O Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP apresenta, a partir desta quarta-feira (7), exposição de gravuras inéditas de Anita Malfatti. Duas peças em metal, água-forte sobre zinco, reimpressas, representando uma moça de ar rebelde e uma paisagem com montanhas, trazem de volta ao público a Anita do início de carreira, quando ainda trabalhava com esse gênero de arte. Há outras 18 gravuras, também recuperadas, que ficarão expostas, com apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, até 28 de abril de 2006. “As evidências apontam que estas são as primeiras gravuras modernas executadas por um artista brasileiro”, informa Marta Rossetti, que orienta a exposição do IEB.
cultura>>




Um paraíso do sertão em fotos e texto


A Chapada Diamantina, paraíso natural incrustado na caatinga nordestina e região da Bahia declarada parque nacional em 1985, é o tema de um misto de ensaio fotográfico, livro e guia turístico, organizado pelo professor da USP Wilson Teixeira e pelos fotógrafos Roberto Linsker e Calil Neto, e lançado pela Terra Virgem Editora. Em Chapada Diamantina – Águas no sertão, Teixeira dá informações sobre aspectos geológicos, biológicos e humanos daquela “ilha verde”. Entre as atrações da chapada estão pinturas rupestres encontradas em sítios arqueológicos, cavernas e paredões, especialmente no município de Morro do Chapéu.
especial>>



A volta à casa do morador de rua
Por trás do curso “Moradores de rua na cidade de São Paulo: novos olhares, novas possibilidades”, iniciado dia 2 na Faculdade de Saúde Pública da USP, está uma história de mais de dez anos. Por esse período a psicóloga Aparecida Magali de Souza Alvarez acompanhou de perto os moradores de rua e agora pretende discutir com o pessoal da área de saúde a transformação dessas pessoas, aplicando uma metodologia que desenvolveu no pós-doutorado. Segundo ela, o morador de rua “pode retomar o rumo se encontrar um ponto fixo que funcione como apoio”. universidade>>






VAMOS
em DESTAQUE

Para o Natal ou pra as férias

Um roteiro de livros que vai fazer o leitor viajar pela história, por romances, músicas e aventuras, ou, como dicas para presentes de Natal. Entre eles, um diário de bordo de A Travessia do Drake, da expedição à Antártida de uma dupla de velejadores; o romance sobre a morte, do Prêmio Nobel José Saramago; textos de e sobre Caetano Veloso em duas publicações; o segundo volume do Livro das Mil e Uma Noites, com manuscritos do ramo sírio; ou ainda a história do mundo contada através de seis bebidas: cerveja, vinho, destilados, café, chá e cola. Há ainda lançamentos como a caixa Do Amazonas a Paris: As Lendas Indígenas de Vicente do Rego Monteiro, edição fac-similar que reúne duas obras modernistas do autor lançadas na França na década de 20 e agora editadas pela Edusp e Imprensa Oficial. E também, um roteiro dos vários concertos natalinos desta época.

 
Na estação Ciência

Estão programadas diversas atividades para as férias, tanto para crianças como adultos, que começam ainda em dezembro. Além das diversas exposições permanentes, haverá reinauguração de mostra, leituras dramáticas e oficinas.
 

Coletiva no MariAntonia

As mostras que fecham a temporada de exposições 2005 do Centro Universitário Maria Antonia serão inauguradas nesta quinta.

 
PROCURAR POR
  NESTA EDIÇÃO


e-mail para
jornausp@edu.usp.br

 


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]