Gestão diferenciada e avanço na inclusão social, as metas de Suely


Em entrevista exclusiva ao Jornal da USP, a reitora Suely Vilela falou sobre seus planos para os quatro anos de sua gestão, elencando os principais elementos que irão pautar seu trabalho à frente da Reitoria. Entre eles, ela reforçou seu objetivo em incrementar a inclusão social, valorizando e aprimorando também os ensinos fundamental e médio. “Vamos criar cursos, tanto pró-universitários como pré-universitários, atuando diretamente com o aluno, dando aulas, reforçando e qualificando professores”, revelou a reitora. Ela também falou sobre a Agência USP de Inovação, criada na gestão de Adolpho Melfi, como órgão que irá estimular os docentes a produzirem pesquisas capazes de gerar patentes e facilitar os mecanismos de produção, tópicos essenciais tanto para o avanço acadêmico quanto tecnológica, na opinião da reitora. “A agência também se ocupa da parceria universidade-empresa, pois à universidade compete criar recursos humanos e produzir o conhecimento, e às empresas produzir tecnologia.” Suely Vilela afirmou também que pretende implantar um modelo de gestão “diferenciado e ousado”. “É disso que a USP precisa.”

universidade>>




 






Decio Tozzi, o desenhista do vazio


Arquiteto e professor da FAU, Decio Tozzi tem inúmeros projetos implantados pela cidade. Um deles é o parque Villa-Lobos. Outro, o prédio do Fórum Trabalhista Ruy Barbosa. Sempre aliando arquitetura e natureza, Tozzi surpreende. Seu trabalho agora pode ser mais bem conhecido com o livro que leva seu nome, uma publicação da D’Auria Editora. Assim será possível também compreender a frase emblemática com a qual o arquiteto caracteriza seu trabalho: “Eu consegui desenhar o vazio”.
especial>>

 




Várias mãos para recontar uma história


Funcionárias da Secretaria-Geral da USP participaram da criação de um livro que é um marco histórico na Universidade: a reunião das atas das mais de 880 sessões do Conselho Universitário desde 1934 até 2004. O trabalho será publicado em dois volumes e o primeiro, reunindo as atas de 1934 até 1969, acaba de ser publicado. O segundo volume, de 1970 até o ano passado, já está no prelo.
universidade>>




Espaço aberto e renovado

Desde o começo deste mês a revista eletrônica Espaço Aberto, editada há sete anos pela Coordenadoria de Comunicação Social, está de cara nova. Com uma nova formatação visual e barras de acesso simplificadas, a revista – que tem como público principal todos os funcionários da USP – pretende facilitar ainda mais a vida do internauta. cultura>>





VAMOS
em DESTAQUE

O natal está chegando

Nesta época são inauguradas várias exposições de presépios, com destaque para o Presépio Napolitano, um dos maiores do mundo no gênero, do Museu de Arte Sacra, além do Museu da Bíblia; diversos concertos corais interpretando canções natalinas e músicas sacras, e espetáculos de dança com o tradicional O Quebra-Nozes, tudo espalhado pela agenda desta edição.

 

Roteiro de cursos

São MBAs e cursos de especialização, com destaque para a 7a edição do Projeto Acqua no Cepeusp, que traz, entre outros, Pólo Aquático e Mergulho Livre e Autônomo, além da tradicional Natação.

 

Gibiteca do Sesi

Na programação de fim de ano da Gibiteca, exposições, lançamento de livro e card games, além de workshop. A exposição “Adeus a Will Eisner”, com curadoria de Álvaro de Moya, é uma homenagem ao quadrinista norte-americano

 
PROCURAR POR
  NESTA EDIÇÃO


e-mail para
jornausp@edu.usp.br

 


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]