PROCURAR POR
 NESTA EDIÇÃO
  

 

 

 

 

 

 

 



A
partir deste mês estará disponível na internet a nova versão da revista Espaço Aberto (www.usp.br/espacoaberto), uma publicação da Coordenadoria de Comunicação Social da USP, dirigida a funcionários e docentes da Universidade. Criada há sete anos, a revista de número 62 está totalmente modificada, visando facilitar a navegação dos leitores pelo site. A revista, que é mensal, tem seu espaço definido do lado esquerdo do site. No restante da página eletrônica, atualizada diariamente, o internauta pode ter acesso a diversos eventos culturais, e a informações gerais de interesse da comunidade, tais como, lançamentos de livros de escritores uspianos, premiações e outros.

Para a jornalista Cinderela Caldeira, responsável pela Espaço Aberto, as modificações foram realizadas pensando no público leitor. “Nossos leitores nos mandam e-mail’s dizendo o que gostam e o que não gostam na revista. Tínhamos que melhorar a forma de acesso às páginas internas da revista, a forma de leitura das matérias, que considerávamos pouco clara, e a distribuição do conteúdo, que se divide entre a revista mensal e as informações atualizadas diariamente”, diz.

Entre as modificações estão as do Canal Online. O intenauta tem à disposição, na seção Fique de Olho, eventos culturais que se realizarão na capital paulista e, no interior, onde houver um campus da USP. Na seção Espaço do Leitor são divulgados lançamentos de livros de autores da USP, premiações, e eventos realizados para a comunidade uspiana. “A Universidade é muito grande e nem todas as pessoas ficam sabendo em tempo real o que está acontecendo nas unidades. Este é o principal objetivo da revista Espaço Aberto: diminuir as distâncias, fazendo com que todos os funcionários ou docentes saibam o que seus pares estão realizando em outra cidade, ou unidade”, ressalta Cinderela.

O maior desafio em mudar o layout de um site é tentar causar o mínimo de impacto para o leitor. Quando ouviu falar que o visual da revista estava prestes a mudar, a analista de sistemas da Escola de Comunicações e Artes, Elaine Lopes, ficou curiosa para saber qual a nova aparência. No entanto, sua preferência é outra: “Gosto do conteúdo das matérias sobre comportamento e as voltadas para recursos humanos. Gostaria que a revista continuasse na mesma linha de reportagens”, comenta Elaine.

Cinderela afirma que o conteúdo não sofrerá qualquer alteração. As editorias, Conheça a USP e Memorando, por exemplo, têm por finalidade mostrar quais foram as dificuldades encontradas para realizar um novo método de trabalho. “São editorias que trarão assuntos ligados aos trabalhos realizados pela administração da Universidade, e que afetarão de forma direta funcionários e docentes”, diz. As demais seções mostram as pesquisas realizadas pela academia e como elas são aplicadas no nosso dia-a-dia.

Neste mês, a matéria de capa fala sobre as famosas promessas de final de ano. Antes de fazê-las entenda um pouco sobre as ações e emoções típicas desta época, que divide opiniões e sentimentos. Além de ser um momento para reflexões sobre o que foi ou não feito, é o momento perfeito para novas promessas de Ano Novo. Na seção Memorando, trata do site Normas, criado pela subcomissão de Legislação Informatizada, ligada a Comissão de Gestão Financeira e de Materiais (Gefim) da USP. Mostra as dificuldades enfrentadas pela equipe de trabalho que teve que reunir aproximadamente 5 mil normas produzidas pela Universidade desde 7 de outubro de 1988, e que fazem parte do cotidiano administrativo da Universidade.


Na editoria Conheça a USP, a revista aborda as reformulações feitas pelo Sisusp (Sistema Integrado de Saúde da USP) que atende cerca de 150 mil usuários. As novidades obedecem a uma resolução de dezembro de 2003, que estabelece que as atividades devem ser orientadas, dirigidas e fiscalizadas pelo Departamento de Recursos Humanos (DRH).

Na internet tudo fica velho muito rapidamente. Na avaliação de Moisés Dorado, editor de arte do Jornal da USP e da Espaço Aberto, a revista melhorou muito, levando-se em conta a forma de navegação do internauta e a clareza das páginas web. “A Espaço Aberto foi idealizada com claro propósito de ser um canal de comunicação direcionado ao funcionário e docente da Universidade. À medida que o tempo foi passando e aumentando o número de leitores, uma interferência planejada era necessária, adequando os ícones, as colunas e as fontes, deixando as páginas em posições semelhantes e com o mesmo estilo”. ressalta Dorado.

Marta Midori Uechi, webmaster responsável pela mudança no visual da revista eletrônica, diz que a intenção sempre foi de que, além de um site, a Espaço Aberto fosse uma revista que utilizasse recursos que a tecnologia proporciona para criar elementos gráficos através da programação do flash (um programa utilizado para criar movimento de imagens), por exemplo. “Todo site tem seus problemas quando está sendo produzido. Um deles é com relação às limitações na linguagem html (usada para a elaboração das páginas na web)”, esclarece ela.

No setor de publicações da Biblioteca da Faculdade de Educação, Roseli Barros diz gostar cada vez mais da revista online. “Na correria da vida, a gente encontra tempo para ler um pouco no nosso e-mail”. Seu maior interesse era com notícias sobre funcionários e, mesmo elogiando as reformulações no site, considerava fácil a navegação anterior. “Era prático e bem legal, principalmente quando eu via funcionários participando”, diz.

 

ir para o topo da página


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]