Por uma Universidade mais integrada


Os cursos de pós-graduação da USP deverão ter uma avaliação interna complementar ao trabalho da Capes, anuncia o pró-reitor de Pós-Graduação, professor Armando Corbani Ferraz, que também propõe a cooperação entre as Pró-Reitorias para criar um banco de dados unificado da produção científica. E para manter a qualidade dos 220 programas da pós quer intercâmbio com instituições de ponta no exterior, “no qual o fluxo de alunos e professores seja realmente bilateral”. A produção de artigos científicos será incentivada, mas Corbani Ferraz ressalta que “o crescimento deve ser pautado em termos qualitativos, e não quantitativos.” Em março, o pró-reitor terá encontro com representantes dos 28 programas que possuem conceitos 3 e 4, para um diagnóstico e possíveis ações para melhorá-los. Na Pró-Reitoria de Pesquisa, a professora Mayana Zatz tem como metas para os próximos quatro anos a desburocratização do processo acadêmico, maior integração do conhecimento tecnológico gerado na USP, mais recursos para a pesquisa mediante parcerias com empresas e maior divulgação pela imprensa interna e externa da produção acadêmica dos diversos níveis da Universidade. Mayana, que preside o Cepid do Genoma Humano, diz que a pesquisa continua sendo a sua prioridade pessoal e que, ao ser convidada para a função de pró-reitora, pediu apenas que fosse liberada de aulas que dá no Instituto de Biociências para os primeiros anos do curso de Medicina. A professora considera o estudante brasileiro muito criativo, assim como a população em geral, e com perfil de quem sabe aproveitar a idéia, bem brasileira, da Iniciação Científica. A nova pró-reitora avalia que os seus melhores alunos são os que passaram por essa experiência. “Como ainda não conheço bem as regras, me guio pelo bom senso. Se as regras contrariam o bom senso, teremos que mudá-las”, afirma, a propósito de como pretende atuar na função administrativa. (Na próxima edição, o Jornal da USP apresentará as propostas dos pró-reitores de Graduação, Selma Garrido Pimenta, e de Cultura e Extensão Universitária, Sedi Hirano).
universidade>>












Vírus da gripe aviária chega pelo correio


Uma cepa do vírus da gripe aviária, que vem provocando a morte de pessoas em países da Ásia, já está no Instituto Butantan, enviada pelo correio pela Organização Mundial da Saúde. O instituto é um dos seis laboratórios do mundo selecionados pela OMS para fabricar a vacina contra a doença. “Temos a expectativa de produzir 20 mil doses ainda este ano, após testes de segurança que serão realizados em animais e seres humanos”, informa o professor Isaias Raw, Professor Emérito da Faculdade de Medicina da USP e presidente da Fundação Butantan. A cepa do vírus é geneticamente modificada para não causar a gripe aviária em quem a manipula, mas provocar uma reação que imunize a pessoa contra a doença. O instituto tem recursos da ordem de R$ 18 milhões para a construção de uma fábrica especialmente destinada à produção da vacina e de R$ 34 milhões para aquisição de equipamentos. Raw considera quase descartado o risco de uma pandemia de gripe aviária, pois não há, pelo menos até o momento, transmissão da doença de pessoa para pessoa, mas só de ave para pessoa.
universidadel>>






Um exemplo de inteligência e cordialidade


“Mulher elegantíssima, tinha uma postura que balançava entre a inteligência e a elegância; não sei qual dessas características predominava. A polêmica, a agressividade e a impulsividade definitivamente não eram a praia de dona Gilda”. Assim o ex-aluno e colega da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Antônio Dimas define o perfil da Professora Emérita da USP Gilda de Mello e Souza, que morreu no Natal de 2005. Pesquisadora de estética e filosofia da arte, prima em segundo grau do escritor e poeta Mário de Andrade, era casada com o professor e crítico de literatura Antonio Candido de Mello e Souza, com quem teve três filhas. Dona Gilda recebe homenagens em publicações como a revista Discurso, do Departamento de Filosofia, e Revista USP, que na edição de março trará artigo assinado por Walnice Nogueira Galvão, analisando a vida da professora.








VAMOS
em DESTAQUE

Exposições no MASP

Com curadoria de Luciano Semerani, Antonella Gallo e Giovanni Marras, da Universidade de Arquitetura de Veneza, o Masp inaugura a exposição “Lina Bo Bardi – Arquiteto”, em homenagem a criadora do edifício sede do museu.

 

Gota D'Água - Breviário

A peça Gota D’Água ganha nova montagem, com direção de Heron Coelho, no Sesc Ipiranga. Escrita em 1975 por Chico Buarque e Paulo Pontes, a nova montagem enxuta tem o título de Gota D’Água – Breviário, além de tom mais naturalista, centrada na força do discurso das personagens – o que reforça a atualidade do texto.

 

Produção argentina

A mostra de cinema argentino exibida a partir desta semana até 29 de janeiro no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) apresenta a obra de dois de seus mais importantes cineastas: Adolfo Aristarain e Alejandro Agresti, que vêm ao Brasil para falar sobre suas influências e contexto histórico dos filmes

 
PROCURAR POR
  NESTA EDIÇÃO


e-mail para
jornausp@edu.usp.br

 


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]