Tempo de caras novas


A USP dá as boas-vindas aos seus 9.952 novos alunos. Depois de fazer suas matrículas – marcadas para esta segunda e terça-feira, dias 13 e 14, nas unidades –, eles participarão da já tradicional Semana de Recepção aos Calouros, realizada anualmente com o objetivo de apresentar a Universidade aos seus mais novos integrantes. De 20 a 25 de fevereiro, nas 37 unidades de ensino e pesquisa dos seis campi da USP – situados em São Paulo, Bauru, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto e São Carlos –, os calouros serão recebidos com uma série de atividades, desde palestras, visitas a laboratórios e eventos culturais até gincanas, brincadeiras e churrascadas. Como também acontece anualmente, a Pró-Reitoria de Graduação divulgará uma campanha publicitária, elaborada por alunos de Publicidade, que visa a promover o respeito aos novos alunos e a evitar trotes. Com o tema “Toda fera já foi bixo! Respeite o seu”, a campanha utilizará imagens de ex-uspianos hoje famosos, como o apresentador William Bonner, o médico Drauzio Varella e o escritor Marcelo Rubens Paiva. “É com grande satisfação e alegria que o saudamos e o acolhemos no espaço da USP”, afirma a pró-reitora de Graduação, Selma Garrido Pimenta, em artigo dirigido aos calouros, publicado nesta edição. A fim de contribuir para a integração dos novos alunos, a Coordenadoria de Comunicação Social publicou o Manual do Calouro 2006, que dá informações sobre os serviços prestados ao estudante, a história da USP, os campi e as unidades. A publicação será distribuída gratuitamente no ato da matrícula. Esta edição do Jornal da USP mostra ainda como é a correção das provas do vestibular da Fuvest.
opnião>>







As raízes da arte Aldemir Martins


O artista plástico Aldemir Martins, morto em 6 de fevereiro, aos 83 anos, dominou o branco e preto com rara desenvoltura e chegou a criar imensos murais sem o recurso da cor. Em 1967, numa viagem à Europa, tomou conhecimento de um novo material que fazia sensação na época, a tinta acrílica, que imediatamente adotou para suas telas. Desenvolveu uma carreira marcada por prêmios e distinções em bienais e salões de arte. “Me orgulho de minhas raízes e de tudo o que faço. Retorno constantemente ao Ceará, ao universo vivido com os meus bonecos de pano, minhas figuras de carvão espalhadas nas paredes, aos meus bichos ora espichados nas calçadas, ora sorridentes sobre o muro do Clube Náutico”, ele dizia. “Tudo isso eu carrego comigo, é o meu desenho. Até mesmo as nódoas do caju, que grudavam em nossas roupas, estão no meu trabalho. Não posso e nem quero me libertar disso.”
especial>>











Estado ganha sistema de Parque tecnológicos


O Sistema de Parques Tecnológicos do Estado de São Paulo foi criado no dia 6 passado, com a assinatura de um decreto pelo governador Geraldo Alckmin, em cerimônia realizada na Fapesp. O decreto institui a criação de cinco parques tecnológicos com perfis específicos em cada região: pesquisa aeronáutica em São José dos Campos, nanotecnologia na Grande São Paulo, tecnologia da informação e comunicação em Campinas, produtos químicos em São Carlos e equipamentos médicos e hospitalares em Ribeirão Preto. “Esse projeto será um marco para que nessas cidades se criem pólos de convergência de interesses, infra-estrutura e financiamento, para que se fomente a inovação de que o Brasil tanto precisa”, afirma o astrofísico João Steiner, da USP, um dos coordenadores do Sistema de Parques Tecnológicos. Na mesma ocasião, Alckmin assinou o projeto da Lei Paulista de Inovação, encaminhado à Assembléia Legislativa.
nacional>>








VAMOS
em DESTAQUE

Exposições na USP

Duas exposições estão em cartaz no campus: "Ciccilo", no MAC, homenageando o principal fundador do museu; e, no Paço das Artes, Temporada de Projetos 2006, cujos artistas selecionados trabalham a relação da obra com o espaço e com o espectador.

 
Projeto gráfico premiado

O Livro no Brasil: Sua História, de Laurence Hallewell, publicado pela Edusp, ganhou o Prêmio Biblioteca Nacional, na categoria Projeto Gráfico. O livro traz o panorama histórico da indústria editorial brasileira.

 

Mostra Remakes

Em sua sexta semana, a mostra de férias do Cinusp exibe de segunda a sexta, nas sessões às 16h e 19h, o filme Guerra dos Mundos, com direção de Steven Spielberg, um remake de Guerra dos Mundos, do diretor Byron Haskin, de 1953.

 
PROCURAR POR
  NESTA EDIÇÃO


e-mail para
jornausp@edu.usp.br

 


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]