Universidade elege vice-reitor


Nesta terça-feira, dia 14, a USP elegerá seu novo vice-reitor. Dois professores se declararam candidatos ao cargo: Franco Maria Lajolo, ex-pró-reitor de Pós-Graduação e ex-diretor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF), e Luiz Nunes de Oliveira, ex-pró-reitor de Pesquisa e ex-vice-diretor do Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Lajolo e Oliveira participaram de um debate, no dia 8 passado, na Escola de Comunicações e Artes (ECA), em que expuseram seus planos para a Vice-Reitoria. Segundo Lajolo, uma das prioridades de sua gestão será levar à frente a avaliação departamental. Para Oliveira, cabe ao vice-reitor dar apoio aos projetos da reitora, auxiliando ao máximo na sua implantação, e contribuir para a comunicação entre a Reitoria e a comunidade. O primeiro escrutínio da eleição começará às 13h30 do dia 14 e a apuração terá início em seguida. O colégio eleitoral será composto por membros do Conselho Universitário e dos Conselhos Centrais da USP, que somam 300 votos. Os três nomes mais votados formarão lista a ser enviada ao governador Geraldo Alckmin.
universidade>>












Cátedra homenageia Von Martius

A Cátedra Von Martius de Estudos Alemães e Europeus foi inaugurada na USP no dia 8 passado, em cerimônia dirigida pela reitora Suely Vilela, com a presença do cônsul-geral da Alemanha no Brasil, Hubertus Von Morr. Ministrada por professores visitantes alemães, a cátedra oferecerá a estudantes e pesquisadores a oportunidade de aprofundar conhecimentos em política, economia, cultura e história alemã e européia. “Ela vai fortalecer as relações culturais entre o Brasil e a Alemanha, permitindo um intercâmbio entre os pesquisadores”, disse Suely. O nome da cátedra é uma homenagem ao botânico alemão Karl Friedrich Phillipp von Martius (1794-1868), que no século 19 percorreu o Brasil para compor a Flora brasiliensis, o maior estudo já feito sobre a flora brasileira, que descreve mais de 22 mil espécies e estará disponível via internet neste mês. cultura>>



Em busca de um novo modelo acadêmico


Um modelo acadêmico inovador – que coloca o aluno no centro do processo de ensino, promove a interdisciplinaridade e realiza projetos derivados de problemas reais da comunidade – foi tema do encontro internacional “Inovações no Ensino Superior”, ocorrido entre os dias 6 e 8 passados na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP, no campus Leste. O evento reuniu representantes de universidades brasileiras e estrangeiras que já puseram o modelo em prática ou pretendem fazê-lo em breve, como USP, Unicamp, Unifesp, Aalborg, na Dinamarca, e Maastricht, na Holanda. Segundo a pró-reitora de Graduação da USP, Selma Garrido Pimenta, o desafio é organizar currículos “quebrando as grades” tradicionais, formar profissionais inseridos no social, possibilitar-lhes novas formas de empregabilidade e, sobretudo, não esquecer que ser escolarizado é direito da espécie humana.
nacional>>








Propostas para a alfabetização no Brasil


Duas propostas nascidas na USP buscam contribuir para a alfabetização de crianças e adultos no Brasil, um desafio que vem ocupando a atenção de especialistas nos últimos tempos. Uma delas, promovida em parceria entre a Faculdade de Educação e a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, alia as teorias do psicanalista inglês Winnicott à equoterapia – técnica terapêutica que utiliza cavalos – para ensinar a língua portuguesa. O projeto é desenvolvido atualmente com 36 crianças da zona sul paulistana. A outra proposta é do professor Claudemir Belintane, da Faculdade de Educação, que questiona iniciativas voltadas para substituir um método de alfabetização considerado “ineficiente” por outro “eficiente”. “Se uma das prioridades é a alfabetização e a leitura, a qualidade do ensino como um todo passa a ser o objeto de preocupação”, escreve Belintane, destacando que o essencial é manter os professores bem formados, bem assistidos, num ambiente produtivo e estrategicamente organizado. “O que se deve buscar é um entrelaçamento mais produtivo entre as universidades que fazem pesquisa e as redes escolares.”.
nacional>>









VAMOS
em DESTAQUE

19º Bienal do Livro

Na última semana, a 19ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo traz vários debates com escritores e especialistas nacionais e internacionais sobre temas variados, que vão da literatura à educação.

 

A Flauta Mágica

A ópera em dois atos de Mozart é apresentada em nova montagem no Teatro Municipal de São Paulo, com Fernando Portari e Rosana Lamosa como protagonistas. É toda cantada em alemão, com diálogos em português.

 

Urbanização em pauta

Urbanistas de diversos países irão discutir e avaliar as grandes mudanças das metrópoles no 1º Seminário Internacional Urbanização Dispersa e Mudanças no Tecido Urbano, que acontece na FAU/USP.

 
PROCURAR POR
  NESTA EDIÇÃO


e-mail para
jornausp@edu.usp.br

 


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]