A Vice-Reitoria entre três nomes


Em eleição realizada no dia 14 passado, na Reitoria, a USP definiu a lista tríplice dos candidatos à Vice-Reitoria, já enviada ao governador Geraldo Alckmin, a quem cabe indicar o novo ocupante do cargo. Compõem a lista os professores Franco Maria Lajolo, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Luiz Nunes de Oliveira, do Instituto de Física de São Carlos, e Alberto Carlos Amadio, da Escola de Educação Física e Esporte. Dos 300 integrantes do colégio eleitoral – membros do Conselho Universitário e dos Conselhos Centrais da USP –, votaram 257. Já no primeiro escrutínio, Lajolo recebeu 166 votos, o que lhe deu o direito de encabeçar a lista. Até o fechamento desta edição, Alckmin ainda não havia definido o nome do novo vice-reitor.
universidade>>







Críticas e elogios, a rotina do HU


As opiniões sobre o Hospital Universitário da USP variam da crítica mais radical ao elogio mais entusiasmado. Um professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA), que passou 2005 inteiro sem conseguir marcar uma consulta, se diz “completamente desamparado” pela Universidade no que se refere à saúde. Já uma professora aposentada da Escola de Enfermagem acha o hospital “maravilhoso”. “Fui muito bem atendida”, diz ela. O superintendente Paulo Andrade Lotufo não nega a existência de problemas – não na assistência médica, mas no acesso a ela – e aponta duas causas principais da superlotação do serviço de atendimento. Uma delas é que o HU atende a duas comunidades – a uspiana e a dos bairros próximos à Cidade Universitária. A outra causa se refere ao elevado índice de pessoas que marcam consulta e não comparecem. “Quando é de graça, todo mundo se inscreve, depois não comparece e torna a ligar e a reclamar, caso não haja mais vaga”, diz Lotufo.
universidade>>





À espera da TV digital


A TV digital entrará em operação no dia 7 de setembro deste ano, segundo planejamento do Ministério das Comunicações, o que deverá alterar todo o mercado televisivo, desde a fabricação de aparelhos e equipamentos até a produção de conteúdo, a transmissão e a recepção. “A mudança é enorme”, avalia o jornalista Pedro Ortiz, diretor da TV USP. “Não se trata apenas de um novo sinal de TV no ar, mas também de uma série de possibilidades, como interatividade, maior número de canais de áudio e acesso à internet.” Para o professor Almir Almas, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, há muita confusão entre o que é padrão e modelo. “O padrão diz respeito apenas a um conjunto de regras de padronizações tecnológicas”, afirma Almas. “O que tem que ser bem brasileiro é o modelo. Isso significa regulamentar como esse novo sistema digital vai funcionar.”
cultura>>







O campus de Pirassununga em livro


Em 1941, o então interventor de São Paulo, Fernando Costa, assumiu o cargo prometendo construir escolas práticas de agricultura em várias regiões do Estado. Uma dessas escolas foi inaugurada em Pirassununga, em 1945. Inicialmente voltada para o ensino técnico, a instituição foi incorporada à USP em 1957 e se tornou um centro de excelência em zootecnia e engenharia de alimentos. Essa é a história do campus da USP em Pirassununga, sede da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA), tema de livro que acaba de ser lançado pela Editora da USP (Edusp). A obra reconstitui a história do maior campus da USP em terras contínuas – são 2.300 hectares –, desde os projetos de Fernando Costa até hoje. Traz também depoimentos de ex-funcionários, professores e alunos do campus.
especial>>









VAMOS
em DESTAQUE

Várias exposições

Com a reabertura do Piso Flávio de Carvalho (antigo Piso Verde) do Centro Cultural São Paulo, serão inauguradas nesta semana diversas exposições, entre elas a do artista polonês Anatol Wladyslaw (foto).

 

História da independência

O livro Independência: História e Historiografia, organizado pelo historiador István Jancsó, reúne artigos de pesquisadores que analisam questões relacionadas ao processo de independência brasileiro.

 

Roteiro de cursos

Entre as opções desta semana, destaque para a série de colóquios Convite à Física, do Instituto de Física da USP, e três cursos que acontecem no Centro Universitário Maria Antonia.

 
PROCURAR POR
  NESTA EDIÇÃO


e-mail para
jornausp@edu.usp.br

 


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]