FEA chega aos 60 anos


A Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP completa em 2006 exatos 60 anos de atividades. Vários eventos vão lembrar a data ao longo do ano. O primeiro deles acontece nesta segunda-feira, dia 3, às 17 horas, quando será feito o lançamento do site comemorativo dos 60 anos da unidade. Congressos, simpósios internacionais e a publicação de livro estão entre as comemorações previstas. Hoje com cerca de 3 mil alunos de graduação e 184 professores, a FEA tem em seu histórico a formação de vários especialistas que contribuíram diretamente para a condução da economia do País e para a administração pública, entre eles o recém-empossado ministro da Fazenda, Guido Mantega. “A FEA faz pesquisas em áreas de ponta e tem a preocupação de criar os cursos que se mostrem necessários”, descreve a diretora da unidade, professora Maria Tereza Leme Fleury.
universidade>>









Aprender através da pesquisa


Em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa, a Pró-Reitoria de Graduação acaba de instituir o programa Ensinando com Pesquisa, que oferecerá mil bolsas de iniciação científica para alunos dos cursos de graduação da USP, com recursos cedidos pela Reitoria. Os critérios para a distribuição das bolsas – que serão definidos pelo Conselho de Graduação, em reunião no dia 20 de abril – obedecerão a duas diretrizes da atual administração da Universidade: a valorização da graduação e a inclusão social. O programa pretende também fortalecer o processo de aprendizado do aluno através da pesquisa científica. “Queremos integrar as atividades de ensino e pesquisa, entendendo que a pesquisa é a condição de um ensino que desenvolve a capacidade de pensar”, afirma a pró-reitora de Graduação, professora Selma Garrido Pimenta.
pesquisa>>






A arte do futebol e os craques da pintura


A pouco mais de dois meses da Copa do Mundo, na Alemanha, o futebol mexe com a arte em São Paulo. A exposição “Futebol e Arte”, em cartaz no Espaço Cultural Vivo, reúne um time de 11 artistas, que expõem obras relacionadas ao esporte mais popular do planeta. Sob a curadoria da professora Lisbeth Rebolo Gonçalves, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, a mostra traz pinturas de Aldemir Martins, Miécio Caffé, Fúlvio Pennacchi, Claudio Tozzi e Ivald Granato, entre outros. “As cenas sobre futebol surgem dentro da proposta estética do Modernismo, reforçando o questionamento sobre o que é ser brasileiro”, explica Lisbeth. Cenas sobre futebol são tema também do recém-lançado livro Brasil: um século de futebol – Arte e magia, que retrata, através de fotografias e textos, fatos memoráveis da história do futebol brasileiro. Uma delas eterniza o momento do gol do lateral Carlos Alberto Torres na final da copa de 1970, quando o Brasil derrotou a Itália por 4 a 1 e conquistou o tricampeonato mundial. Já as cenas de racismo, registradas nos últimos meses em campos da Europa e do Brasil, deverão ser eliminadas do torneio na Alemanha. Pelo menos é esse o objetivo das novas leis aprovadas pela Fifa – o órgão que comanda o futebol mundial –, que pune com a perda de pontos ou até a desclassificação o time que tiver jogador envolvido em atos racistas.
especial>>











Faenquil, um legado de excelência


A Faculdade de Engenharia Química de Lorena (Faenquil), no Vale do Paraíba – que aguarda decreto do governo estadual confirmando sua transferência para a USP –, tem um legado de mais de quatro décadas dedicadas a pesquisas que beneficiaram diretamente a sociedade brasileira. Uma delas se refere ao Programa Nacional do Álcool (Proálcool), que teve início nos anos 70 naquela unidade. Hoje não é diferente: a Faenquil continua a realizar relevantes pesquisas, entre elas a obtenção de produtos como o xilitol, um tipo de açúcar indicado para diabéticos, com possível uso na fabricação de cremes dentais e cosméticos.
universidade>>





VAMOS
em DESTAQUE

Programação teatral e de cinema

É extensa nesta semana. Destaque para BR3, novo espetáculo do grupo Teatro da Vertigem, encenado no rio Tietê, com o público assistindo de um barco, além de estréias, como Quando Nietzsche Chorou, do romance do psiquiatra Irvin D. Yalom, que vendeu mais de 200 mil exemplares no Brasil; e reestréias, de Os Infiéis e Agreste. Também estão sendo promovidos dois eventos em comemoração do centenário do dramaturgo irlandês Samuel Beckett, com apresentação de suas peças e palestras. Em cinema, a mostra “DOC TV” no Cinusp traz um panorama dos documentários realizados em vários Estados brasileiros, e o cineasta Fernando Meirelles participa do próximo Café Acadêmico.

 
Prêmio Sesi

Um dos vencedores da segunda edição do Prêmio Fiesp/Sesi do Cinema Paulista é o filme Quanto Vale ou é Por Quilo?: Melhor Atriz Coadjuvante para Cláudia Mello e Melhor Montagem de Paulo Sacramento (ECA/USP).
 

Concerto ECA e Ocam

Nesta sexta será apresentado o programa Departamento de Música & Orquestra de Câmara, reunindo vários professores do departamento da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e a própria Ocam.

 
PROCURAR POR
  NESTA EDIÇÃO


e-mail para
jornausp@edu.usp.br

 


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]