PROCURAR POR
  NESTA EDIÇÃO





Exibição do explosivo documentário, seguido de debates, além de lançamento do livro, na ECA

Falcão – Meninos do Tráfico

É um documentário produzido pelo rapper MV Bill e pelo produtor Celso Athayde, que retrata a vida de jovens de favelas brasileiras que vivem do tráfico de drogas. Aliás, o título Falcão é um termo usado nas favelas para designar aquele que possui a tarefa de vigiar a comunidade e informar quando

a polícia ou algum inimigo se aproxima. Foram 90 horas de gravação, na maior parte digital, com a ajuda dos próprios meninos que posicionavam as câmeras em suas metralhadoras para registrar as imagens. O filme é legendado devido à linguagem informal, com tradução inclusive das gírias, sem narração, nomes ou localização das filmagens. Com grande repercussão, vem sendo largamente comentado e discutido, o que acontece nesta terça na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. Logo depois da exibição do documentário Falcão – Meninos do Tráfico, será realizado o ciclo de debates Mídia e Periferia, reunindo o próprio MV Bill, Sérgio Adorno (do Núcleo de Estudos da Violência da USP), Afrânio Mendes Catani (da Faculdade de Educação da USP) e Valmir Salaro (TV Globo), com mediação de Esther Hamburger (da ECA/USP). Haverá ainda lançamento do livro homônimo, editado pela Objetiva, que traz um relato pessoal dos bastidores da produção do explosivo documentário. Das 14h às 17h, no Auditório Miroel Silveira do Departamento de Artes Cênicas (av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Conjunto Arquitetônico das Artes, Cidade Universitária). Aberto ao público. Mais informações pelo tel. 3091-4068.

 

 

 

Mostra DOC TV

Encerrando a mostra nesta semana, que traz um panorama da produção de documentários no Brasil, destaque para as exibições de terça dos filmes História Brasileira da Infâmia – Parte 1 (Alagoas), de Werner Salles Bagetti, que mostra a antropofagia e conspiração na morte do primeiro bispo do Brasil, Dom Pedro Fernandes Sardinha, seguido de Cidadão Jacaré (Ceará), de Firmino Holanda e Petrus Cariry, sobre um homem e sua luta (16h), e Paraíso (São Paulo), de Marco Antonio Ribeiro Alves, com relações poéticas a partir de vestígios de lugares e memórias (19h). Logo após a última sessão acontece discussão sobre Documentário e Indústria Cultural – Linguagens, com Giba Assis Brasil e Leandro Saraiva, com a segunda parte do debate na quarta, às 20h, com o tema Mercado discutido por Nelson Hoineff e Newton Cannito. No Cinusp (r. do Anfiteatro, 181, favo 4 das Colméias, Cidade Universitária, tel. 3091-3540). Programação completa no site www.usp.br/cinusp. A mostra segue depois para o Rio de Janeiro, entre os dias 24 de abril e 12 de maio.

 

 

 

Melhores Filmes

Esta é a última semana do Festival Sesc de Melhores Filmes de 2005, apresentando entre os destaques O Jardineiro Fiel (EUA), dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles, adaptação do livro homônimo de John Le Carré, um filme-denúncia contra a indústria farmacêutica feita através de um marido que parte em viagem para descobrir o que aconteceu com sua mulher, uma ativista que foi assassinada (terça, às 21h); Crash – No Limite (EUA), de Paul Haggis, com várias histórias que abordam a questão racial (quinta, às 19h); Um Filme Falado (França, Itália, Portugal), de Manoel de Oliveira, sobre mãe e filha que partem em um cruzeiro que atravessa o Mediterrâneo, rumo a Bombaim, na Índia, até que uma estranha ameaça perturbar a viagem (sexta, às 17h, e domingo, às 15h); Manderlay (Dinamarca, Holanda, Inglaterra, Suécia, França e Alemanha), de Lars von Trier, que traz a personagem de Dogville, Grace, desta vez em uma fazenda onde ainda existe o sistema de escravidão (sexta, às 21h); e Cabra-Cega (Brasil), de Toni Venturi, uma obra de ficção que retrata o cotidiano sufocante dos guerrilheiros que vivem na clandestinidade (domingo, às 17h). No Cinesesc (r. Augusta, 2.075, tel. 3082-0213). Ingressos: R$ 4,00 e R$ 2,00.

 

 

 




ir para o topo da página


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]