PROCURAR POR
  NESTA EDIÇÃO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Planeta Futebol

Na exposição paralela, foto da Copa do Mundo de 1986

A Cinemateca e o Instituto Goethe realizam a partir de quarta até 28 de maio a mostra “Planeta Futebol”, com uma seleção de 105 filmes entre documentários e ficções (alguns já apresentados na mostra do Cinusp), além de imagens raras de partidas que marcaram a história do esporte. Abrindo a programação, Shoot Goals! Shoot Movies!, que reúne 44 curtas-metragens selecionadas em um concurso mundial lançado em 2004 na Alemanha pelo Talent Campus (17h), Cinema e Futebol (Brasil, 1980), de David Neves e Chico Drummond, documentário sobre o futebol visto pelo cinema desde o início do século 20 (20h20); e Ginga (Brasil, 2004), de Hank Levine, Marcelo Machado e Tocha Alves, documentário sobre a ginga do futebol (21h25). Entre os destaques, Futebol, de João Moreira Salles e Arthur Fontes, apresentando o tema sob uma perspectiva sociológica; Barbosa, Guadalajara 70 sobre a angustiante derrota do Brasil para o Uruguai na Copa de 50; O Milagre de Berna, que mostra, sob a ótica de uma criança, a vitória da modesta seleção alemã na final da Copa de 54 sobre a poderosa Hungria; além de cinebiografias de craques do futebol brasileiro, como Isto é Pelé, Pelé Eterno, Heleno e Garrincha e Garrincha – a Estrela Solitária. Para complementar, uma exposição fotográfica, “Weltsprache Fußball – Planeta Futebol”, realizada com a colaboração da famosa agência Magnum Photos e com apoio da Nationale DFB Kullturstifung (Associação de Futebol Alemã), reúne imagens de reconhecidos fotógrafos como Henri Cartier-Bresson, Martin Parr, Herbert List, Abbas, entre outros (até 4 de junho). Na Sala Cinemateca (Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Mariana, tel. 5084-2954). Tudo com entrada gratuita.


Cinema mostra Aids

O filme Rent – Os Boêmios tem pré-estréia na mostra

O Grupo Pela Vida apresenta o “3º Cinema Mostra Aids”, que reúne 25 filmes entre curtas e longas de ficção e documentários, que retratam a realidade da epidemia pelo HIV no mundo. Antes de cada sessão, serão exibidas vinhetas de campanhas de prevenção à Aids, produzidas pelo Ministério da Saúde, pela MTV e ONGs do Brasil e do mundo. Na abertura, nesta quinta, às 20h, acontece a pré-estréia nacional de Rent – Os Boêmios, produção norte-americana de 2005, dirigida por Chris Columbus, uma adaptação da famosa peça da Broadway para o cinema em versão atualizada da ópera La Bohème, de Giacomo Puccini. Haverá também uma sessão especial do filme Transit, primeiro longa produzido para TV, que faz parte de uma campanha de prevenção com apoio da Fundação Staying Alive – a trama acompanha o drama e as aventuras de protagonistas que vivem em quatro países: Cidade do México, Los Angeles, São Petersburgo (Rússia) e Nairóbi (Quênia); na próxima quinta, dia 25, às 20h, seguido de debate com convidados, comandado pela VJ Penélope Nova, da MTV. Entre os filmes, Alguém Ainda Morre de Aids? (EUA, 2002), de Stephen Daldry; Carandiru (Brasil, 2003), de Héctor Babenco, e O Jardineiro Fiel (Inglaterra/Alemanha, 2005), de Fernando Meirelles. Na Sala 3 do Espaço Unibanco de Cinema (r. Augusta, 1.475, tel. 3287-5590) e Salas 4 e 5 (r. Augusta, 1.470, tel. 3287-5590). Na pré-estréia e sessão especial a bilheteria tem preço normal, com renda revertida para o Grupo Pela Vida; nos demais dias da mostra, os ingressos custam R$ 5,00.


4 x Ozon

Jogos de sedução em Swimming Pool

O Cinusp, em parceria com o Consulado da França e a Cinemateca da Embaixada da França, realiza a partir de segunda a mostra “4 x Ozon”, que reúne um breve ciclo do cineasta François Ozon, um dos mais jovens realizadores franceses da atualidade. São quatro longas-metragens: Gotas d’Água Sob Pedras Escaldantes (1999), baseado na obra do dramaturgo alemão Reiner W. Fassbinder, que discorre sobre as dúvidas de um jovem de 17 anos seduzido por um homem mais velho; Sob a Areia (2000) trata da profunda dor de uma mulher ante o desaparecimento de seu marido (exibidos nesta primeira semana); 8 Mulheres (2001), que mescla filme de mistério e musical para contar a história de um assassinato em que oito mulheres são suspeitas; e Swimming Pool (2003), sobre uma escritora britânica às voltas com uma crise de inspiração, que vai passar uma temporada na casa de veraneio de seu editor no Sul da França, onde conhece a filha dele com quem mantém uma relação turbulenta (de 22 a 26 de maio). Sessões de segunda a sexta, às 16h e 19h, no Cinusp (r. do Anfiteatro, 181, Favo 4 das Coméias, Cidade Universitária, tel. 3091-3540). A programação completa está no site www.usp.br/cinusp. Entrada franca.

 




ir para o topo da página


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]