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O Conselho Universitário da USP aprovou no dia 23 a criação do Programa de Inclusão Social da USP (Inclusp). O programa é composto de uma série de medidas destinadas a ampliar o acesso e a permanência na Universidade de alunos vindos de escolas públicas. Entre as mudanças está o acréscimo de 3% na pontuação obtida no vestibular da Fuvest para alunos do ensino público, já no exame deste ano. “O programa aprovado hoje combina a inclusão social com o mérito acadêmico e a autonomia universitária”, comemorou a reitora Suely Vilela, em entrevista coletiva após a reunião (leia o texto ao lado). “A USP já discute políticas de inclusão há alguns anos e a novidade do Inclusp é oferecer, pela primeira vez, um projeto sistematizado nessa direção.”

Suely explicou que a pontuação no vestibular da Fuvest terá um aumento de 3% para alunos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas. “A idéia é aumentar o porcentual de alunos egressos do ensino público de 24% para 30% no primeiro ano de aplicação da medida”, disse. A primeira fase do exame será reduzida de 100 para 90 questões, com o mesmo tempo de realização da prova (cinco horas).

A pró-reitora de Graduação, Selma Garrido Pimenta, anunciou que a USP deverá implantar um sistema de avaliação seriada do ensino médio público a partir de 2007, que prevê a aplicação das notas do ensino médio no vestibular. “A avaliação será feita pela Fuvest, com a adesão voluntária de escolas públicas federais, estaduais e municipais”, relatou. “Será formado um grupo de trabalho para definir de qual forma os resultados da avaliação serão utilizados no vestibular.”
Bolsas – De acordo com a reitora, o Inclusp oferecerá cursos de formação continuada para professores do ensino público e dará apoio para cursinhos pré-vestibulares comunitários. “Entre as ações para evitar a evasão dos alunos vindos da escola pública estão o estímulo à adoção de professores-tutores e a ampliação dos recursos para bolsas de moradia e alimentação”, declarou.

“Também serão beneficiadas as atividades de pesquisa na graduação, com a criação do programa Ensinando com Pesquisa, e a concessão de bolsas de iniciação científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).” Suely ressaltou que todas as ações do Inclusp serão acompanhadas de pesquisas de avaliação de desempenho. “O projeto deverá ter um portal na internet para que toda a sociedade possa acompanhar o seu desenvolvimento.”
O Conselho Universitário também aprovou a ampliação do número de vagas oferecidas pela USP para cursos já existentes – inclusive os da Faculdade de Engenharia Química de Lorena (Faenquil) – no vestibular da Fuvest. No exame de 2007, serão 10.202 vagas, 250 a mais do que as 9.952 disponíveis em 2006. Nos cursos diurnos vão ser oferecidas 6.600 vagas, 170 a mais que no ano passado. Nos noturnos, serão 3.602, um acréscimo de 80 vagas em relação a 2006.
Durante o intervalo da reunião do Conselho Universitário, a pró-reitora de Graduação Selma Garrido Pimenta e a reitora Suely Vilela se reuniram com representantes de oito entidades de movimentos sociais, que solicitaram à USP uma apresentação sobre o Inclusp em audiência pública na Assembléia Legislativa, sem data definida. As entidades também apresentarão propostas de ações afirmativas para acesso à Universidade ao grupo de trabalho do Inclusp.

 

Idéia é ampliar acesso à USP

ANa entrevista que concedeu logo após a reunião do Conselho Universitário que aprovou o Inclusp, a reitora Suely Vilela defendeu o programa, dizendo que ele vai ampliar as possibilidades de acesso dos estudantes da rede pública à USP, além de ajudá-los a permanecer no curso.

Para a reitora, o Sistema de Pontuação Acrescida garantirá que o aluno entre na Universidade por mérito e não por sua condição socioeconômica, como ocorre no sistema de cotas. Com a pontuação acrescida, os alunos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas terão um bônus de 3% aplicado às notas das 1° e 2° fases. Segundo a reitora, 24% dos estudantes da USP atualmente são egressos da rede pública. A meta a ser alcançada com o programa de inclusão social será aumentar esse número para 30% já no primeiro ano da sua aplicação. “Gostaria de ver esse número chegar a um equilíbrio, mas não acredito que vá acontecer nesta gestão.”


Os principais pontos do programa

OBJETIVOS
* Ampliar as possibilidades de acesso à USP dos estudantes egressos da rede pública
* Atuar na superação das barreiras educacionais que dificultam esse acesso
* Apoiar as escolas públicas, mediante ações especializadas
* Apoiar a participação dos alunos da escola pública no vestibular da Fuvest
* Apoiar a permanência dos alunos no curso superior

AÇÕES PROPOSTAS
* Implementar o Sistema de Pontuação Acrescida, que prevê um acréscimo de 3% nas notas obtidas por alunos da rede pública na primeira e na segunda fase do vestibular da Fuvest
* Implementar mudanças no vestibular da Fuvest, já no próximo exame, entre elas a redução do número de questões de 100 para 90 na primeira fase, mantendo o tempo de cinco horas para a realização da prova, e atribuição de pesos iguais à primeira e segunda fases no cálculo da nota final.
* Instituir um Fundo de
Bolsas na USP
* Introdução do Sistema de Avaliação Seriada, que prevê a aplicação das notas do ensino médio no vestibular
* Considerar os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) como a principal referência
na elaboração das provas
do vestibular
* Estabelecer parcerias com escolas públicas, visando à melhoria do ensino
* Apoiar cursinhos preparatórios de
caráter comunitário
* Aumentar a oferta de vagas em cursos noturnos
* Ampliar a divulgação dessas ações para a sociedade
* Implementar ações para reduzir a evasão escolar,
entre elas a ampliação
da oferta de bolsas
* Integrar ensino, pesquisa e extensão na graduação
* Criar na internet um portal
de inclusão social da USP
* Implementar o ensino
a distância

 

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O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
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