PROCURAR POR
 NESTA EDIÇÃO

 


M
ais uma vez a Universidade aproveita as férias para levar cultura e educação à população do interior e do litoral paulista, através do Programa Estação USP. Desta segunda-feira, dia 10, até 30 de julho, seis cidades do Estado – Atibaia, Brotas, Cananéia, Mococa, São Carlos e São Sebastião – contarão com as mais diferentes atividades orientadas por docentes e estudantes da USP, desde competições esportivas até palestras e apresentações de música, cinema e teatro. Haverá também orientação para detecção precoce do câncer de mama, aulas de culinária, orientação nutricional, educação ambiental, exposições fotográficas e oficinas de artes, danças, capoeira e astronomia.
Estação USP é um programa de extensão universitária criado e produzido pela Divisão de Relações Públicas, Marketing e Publicidade da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da USP e conta com o apoio das prefeituras locais. Já em sua quinta edição, desde 2002 busca oferecer anualmente à população – sempre nas férias de julho – acesso aos serviços e ao conhecimento produzido pela Universidade, principalmente nas regiões onde não há campus.

Segundo Lupercio Tomaz, diretor da divisão, a filosofia do programa é promover a valorização do conhecimento por meio de ações culturais, esportivas, científicas, de lazer e de qualidade de vida, destinadas a pessoas que normalmente não têm acesso a essas formas de expressão acadêmica, desmistificando a idéia de que a Universidade não é acessível a todos. “Considerando a nossa filosofia, o Estação USP busca promover a inclusão social, levando e valorizando projetos culturais e esportivos. Queremos difundir a produção acadêmica concentrada na Universidade para as cidades do interior normalmente excluídas dos roteiros culturais e esportivos.”

As atividades do programa acontecem no período de férias escolares de inverno, para que tanto moradores quanto turistas possam usufruir das atividades desenvolvidas pelos estudantes uspianos, que contam com a coordenação de professores da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE), Faculdade de Saúde Pública (FSP), Escola de Comunicações e Artes (ECA), Centro de Biologia Marinha (Cebimar), Estação Ciência, Instituto Oceanográfico e Centro de Divulgação Científica e Cultural de São Carlos (CDCC).

Para o aluno da USP que desenvolve as atividades, o projeto é uma oportunidade de aprimorar sua formação e colocar em prática o conhecimento teórico adquirido em sala de aula, assim como interagir com a população e sentir, ainda na Universidade, os efeitos e valor do conhecimento aplicado. O estudante Bruno Scalco dos Santos, um dos coordenadores da EEFE, está pronto para levar os 33 integrantes da equipe de educação física para trabalhar em Atibaia. Segundo ele, essa oportunidade é única e gratificante. “Na prática direta com o público, o que você extrai para a sua vida cotidiana é o relacionamento com as pessoas. Desde os que trabalham na equipe até o público a ser atendido. Isso me deu uma grande bagagem de aprendizagem profissional. Pude aplicar muito do que aprendi na sala de aula”, afirma Santos, que em 2005 foi monitor do Estação USP em São Pedro.
Santos diz que só atuando com a população é possível perceber que nem tudo o que se vê na teoria é aplicável na prática. Nesse caso, acrescenta, é preciso ter “jogo de cintura” e saber lidar com as adversidades. “Essas dificuldades nos fazem ganhar uma postura profissional para saber agir da melhor forma possível. Agregamos valor ao conhecimento aprendido na Universidade.”



Universo feminino – O projeto conta com apoio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, o que possibilita a arrecadação de recursos pela iniciativa privada. É nesse ponto que entra a Avon, líder mundial em venda direta, que está investindo este ano cerca de R$ 215 mil e ainda colabora com sua rede de relacionamentos, as conhecidas revendedoras, para divulgação do projeto em cada cidade. As revendedoras autônomas são convidadas a participar ativamente das atividades, envolvendo os seus filhos, familiares e amigos, sendo disseminadoras de toda a programação do evento em seu círculo de relacionamento.

Lupercio Tomaz conta que o engajamento da empresa este ano permitiu a inclusão de oficinas que remetem ao universo feminino. Em Atibaia, por exemplo, a Faculdade de Saúde Pública e a Avon treinaram alunos-monitores para dar assistência às mulheres sobre o câncer de mama. Haverá uma prótese de mama mostrando vários tipos de displasias mamárias.

O presidente da Avon, Luis Felipe Miranda, ressalta que o Programa Estação USP está em completa sintonia com o pensamento da empresa no que se refere a seus empreendimentos socioculturais. “É nossa filosofia acreditar que os valores femininos são capazes de potencializar mulheres e homens como co-criadores de uma existência centrada na liberdade e harmonia. Entendemos que cada um de nós é fonte inspiradora para outros seres humanos se desenvolverem, principalmente por meio da educação e da cultura.”



Maracatu – A programação do Estação USP acontece simultaneamente nas seis cidades, mas cada uma com atividades distintas. São Sebastião, no litoral norte, terá danças típicas brasileiras, como maracatu e afoxé, e uma exposição sobre Zumbi dos Palmares e rodas de capoeira. Também contará com visitas monitoradas e trilhas subaquáticas, com enfoque na preservação do ambiente e na vida de plantas e animais do ecossistema marinho. O secretário de Turismo e Cultura de São Sebastião, Julio César Elias Buzi, ficou impressionado com a seriedade do trabalho em 2005. “A repercussão entre os moradores foi ótima. Muitas pessoas questionaram se o projeto teria continuidade.”

Cananéia contará com ações voltadas para a divulgação de pesquisas feitas por oceanógrafos na Antártida e a inserção da comunidade no universo da ciência oceanográfica. Em destaque, painéis fotográficos mostram as belas paisagens semi-encobertas pelas geleiras, animais típicos da região e a vida dos pesquisadores que trabalham no continente gelado.

Em São Carlos, o Estação USP vai levar para a população informações sobre ciência e astronomia. Haverá a apresentação da peça teatral O monocórdio de Pitágoras. Nela, o personagem cômico Severino utiliza recursos cênicos para falar das experiências e idéias do filósofo grego Pitágoras, que com sua viola Pafúncia mostrará, através da linguagem de cordel, as convergências entre a música e a matemática. Também será possível contemplar as estrelas no Observatório Astronômico do Centro de Divulgação de Astronomia da USP, em São Carlos.

Durante as atividades do Estação USP, esse centro inaugurará o Jardim da Percepção, um espaço a céu aberto que propõe a utilização de jardins temáticos, com experimentos interativos, para despertar a percepção de fenômenos naturais. São Carlos contará ainda com o Planetário, uma cúpula inflável de observação do Universo, e a exposição “Água Brasilis”, que trata da importância da proteção e preservação dos recursos hídricos brasileiros.

Já a população de Mococa poderá assistir gratuitamente à mostra de filmes com o tema “O olhar feminino”. Os filmes, que serão exibidos no Cine Mococa, retratam a vida de mulheres em diferentes épocas, contextos sociais e culturais. Paralelamente acontecerão oficinas de vídeo e a realização do segundo sarau literário da região, propondo uma imersão no passado histórico da cidade para resgatar a memória dos personagens que marcaram época.

Brotas terá a estréia de um grupo de teatro genuinamente formado na cidade. O evento é resultado de uma parceria entre professores e alunos da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e a Prefeitura de Brotas, que sempre buscou incentivar o desenvolvimento de uma cultura artística na região.

A experiência teatral surgiu de um trabalho desenvolvido desde 2002 por um grupo do Programa Estação USP. Segundo Ana Chiesa, professora da ECA e diretora do espetáculo brotense, guardadas as devidas proporções por se tratar de um grupo de teatro amador, o elenco está maduro e já possui conhecimento de linguagem cênica o suficiente para desenvolver trabalhos teatrais. “A experiência pode representar a descoberta para uma vida profissional”, ressalta. Para Gislaine Carolina Morassuti, de 21 anos, uma das 12 alunas das oficinas oferecidas, o teatro deu outro sentido para sua vida. “Com o teatro consigo ter mais contato e criatividade com as crianças.”

A novidade este ano é a cidade de Atibaia, que pela primeira vez contará com a participação do Estação USP. Ali haverá avaliação física e nutricional, caminhadas, jogos, cama elástica, parede de escalada, aulas de culinária e orientação sobre a saúde da mulher, que serão realizadas pela Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) e pela Faculdade de Saúde Pública. Com entrada gratuita, as ações vão se concentrar na ampla área verde do Lago do Major e no Balneário Municipal Flávio Pires de Camargo. Também serão abordados temas do programa Saúde Integral da Mulher, como auto-exame, detecção do câncer de mama e benefícios de exercício físico para o coração. O público interessado poderá avaliar sua composição corporal pelo cálculo do IMC (índice de massa corpórea) e com isso delinear um programa de equilíbrio de peso e prevenção de doenças, como hipertensão e diabetes.

Colaborou Ivanir Ferreira de Souza

Mais informações podem ser obtidas na página eletrônica www.usp.br/estacaousp.


Para os mais variados gostos

Estação USP em cada cidade que participa do programa.

BROTAS (de 10 a 16 de julho)
Apresentação de teatro do grupo local

Local: Centro Cultural de Brotas
Data e horário: 16 de julho, às 18 horas
Informações: Centro
Cultural de Brotas (telefone
14 3653-1122)

Oficinas de teatro
Local: Centro Cultural de Brotas
Data e horário: 10 a 14 de julho, em três horários
Informações: Centro
Cultural de Brotas (telefone
14 3653-1122)

Teatro: O monocórdio de Pitágoras
Local: Teatro de Arena (praça Amador Simões, Centro)
Data e horário: 16 de julho, às 16 horas
Informações: Centro
Cultural de Brotas (telefone
14 3653-1122)

Teatro: Desde que o samba é samba
Local: Teatro de Arena (praça Amador Simões, Centro)
Data e horário: 15 de julho, às 16 horas
Informações: Centro
Cultural de Brotas (telefone
14 3653-1122)

MOCOCA (de 10 a 16 de julho)
Mostra de Cinema

Local: Cine Mococa (rua Coronel Diogo, 1.323)
Data: de 10 a 16 de julho
Informações: (19) 3656-0633
Programação: dia 11, às 20h30, Terra fria; dia 12, às 20h30: Uma questão de imagem; dia 13, às 20h30, Sob o céu do Líbano; dia 14, às 20h30, Feira das vaidades; dia 15, às 18h, Vida de menina; dia 16, às 18h, Doutores da Alegria.

Oficinas literárias
Local: Museu de Artes Plásticas (praça Marechal Teodoro, 26)
Data: de 10 a 14 de julho, das 14 às 17 horas
Informações: (19) 3665-4411, com Maria de Fátima
ou Mariléia

Oficinas de vídeo
Local: Escola Fundação
Data: de 10 a 16 de julho
Informações: (19) 3656-0006

SÃO SEBASTIÃO (de 10 a 30 de julho)
Exposição fotográfica: “Em torno de Zumbi”

Local: Aterro da Rua da Praia (área de eventos)
Data: de 10 a 30 de julho, das 10h às 22h
Informações: (12) 3892-4806

Capoeira
Local: Aterro da Rua da Praia (área de eventos)
Data: de 17 a 23 de julho
Horário: 21 horas
Informações: (12) 3892-4806

Danças brasileiras
Local: Aterro da Rua da Praia (área de eventos)
Data: de 22 a 28 de julho, das 19h às 21h
Informações: (12) 3892-4806

Visitas monitoradas ao Centro de Biologia Marinha e passeio à
Praia do Segredo
Local: Centro de Biologia Marinha (Rodovia Manoel Hipólito do Rego, Km 131,5)
Data: de 22 a 30 de julho
Horário: das 9h30 às 12h, para escolas, terceira idade e portadores de necessidades especiais; das 14h às 17h, aberto ao público em geral
Informações: (12) 3862-7149

Trilha subaquática
Local: Centro de Biologia Marinha (Rodovia Manoel Hipólito do Rego, Km 131,5)
Data: de 22 a 30 de julho
Horário: das 9h30 às 12h
Informações e agendamento antecipado: (12) 3862-7149

Mostra fotográfica: Biota
Local: sala de exposição da Secretaria de Cultura e Turismo de
São Sebastião
Data: de 10 a 30 de julho, das 10h às 22h
Informações: (12) 3892-4806

ATIBAIA (de 17 a 23 de julho)
Atividades físicas e esportivas

Caminhada: das 7h às 10h,
no Lago do Major, Parque das Águas
Avaliação física: das 8h às 11h, no Balneário Municipal Flávio Pires de Carmargo, Parque das Águas
Alongamento, cama elástica, ginástica localizada, recreação infantil e parede de escalada: das 9h às 12h, no Lago do Major, Parque das Águas
Avaliação física: das 14h às 17h, no Balneário Municipal Flávio Pires de Camargo, Parque das Águas
Cama elástica, ginástica geral, modalidades alternativas e parede de escalada: das 14h às 17h, no Lago do Major, Parque das Águas
Escolinha de esportes: das 14h às 17h, na Escola Estadual Major Juvenal Alvim, Parque das Águas

Orientações nutricionais
Todos os dias, das 9h às 12h e das 14h às 17h, no Balneário Municipal Flávio Pires de Camargo, Parque das Águas:
orientação nutricional
Todos os dias, no mesmo horário, no Lago do Major, Parque das Águas: atividades infantis (mão com guache, bingo, cara a cara, passatempos, jogo da memória, tabuleiro, quebra-cabeça, histórias, supertrunfo, dominó e batata quente)
Palestras: Aproveitamento integral dos alimentos (dia 17), diabetes (dia 18), Alimentação na terceira idade (dia 19), Alimentação infantil (dia 20), Alimentação para gestante (dia 21), Hipertensão (dia 22) e Obesidade (dia 23).Todos os dias, às 14h, no Clube da Terceira Idade de Atibaia, Parque das Águas
Informações: (11) 4414-2000 e 4418-2062

Palestra e orientação sobre saúde integral da mulher
Local: Centro de Convenções e Eventos da Prefeitura,
Parque das Águas
Data e horário: dia 17 de julho, às 19h, e dia 18 de julho, às 16h
Informações: (11) 4412-7776

SÃO CARLOS (de 17 a 30 de julho)
Passeio ao Observatório Astronô mico do Centro de Divulgação da Astronomia (CDA) da USP

Local: campus da USP (avenida do Trabalhador São-carlense, 400)
Data: 22, 23, 29 e 30 de julho
Horário: a partir das 19 horas
Informações: (16) 3373-9191

Passeio ao museu O Jardim da Percepção
Local: Centro de Divulgação Científica e Cultural (rua 9 de Julho, 1.227)
Data e horário: de 17 a 30, das 9h às 17h (segunda a sexta-feira) e das 9h às 13h (sábado e domingo)
Informações: (16) 3373-9772

Planetário inflável
Local: Shopping Iguatemi (passeio dos Flamboyants, 200, Parque Faber)
Data: 17 a 30 de julho
Horário: das 14h às 22h
Informações: (16) 3372-4233
Teatro: O monocórdio de Pitágoras
Local: Centro de Divulgação Científica e Cultural (rua 9 de Julho, 1.227)
Data e horário: de 19 a 21, às 19h; dias 22 e 23, às 17h

Oficinas de música
Local: Centro de Divulgação Científica e Cultural (rua 9 de Julho, 1.227)
Data e horário: dias 17, 18 e 19, das 10h às 12h
Informações: (16) 3373-9772

Exposição Água Brasilis
Local: Saguão do Centro de Divulgação Científica e Cultural
(rua 9 de Julho, 1.227)
Data e horário: de 17 a 30, das 9h às 17h (segunda a sexta-feira), e das 9h às 13h (sábado e domingo)
Informações: (16) 3373-9772

CANANÉIA (de 24 a 30 de julho)
Mostra fotográfica, visita aos aquários marinhos e oficinas de arte

Local: Base de Pesquisa do Instituto Oceanográfico (avenida Professor W. Besnard, 193)
Exposição: das 9h às 17h
Oficinas: das 10h às 12h e
das 14h às 16h

 

ir para o topo da página


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]