PROCURAR POR
  NESTA EDIÇÃO

File 2006

O maior festival de arte e tecnologia do Brasil, o File 2006 – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, começa nesta segunda, reunindo exposição, performances e palestras, no Centro Cultural Fiesp -– vai ocupar a Galeria de Arte, o Teatro Popular do Sesi e o Mezanino. Em sua sétima edição, traz cerca de 200 artistas, entre grupos, coletivos e trabalhos individuais, de mais de 30 nacionalidades, com trabalhos em net art, web art, animação interativa, hipertexto, cinema interativo, VRML, games, poesia digital, inteligência artificial, robótica, música, performance, instalações eletrônicas e muito mais. O grande destaque é a participação do artista catalão Marcel.lí Antúnez Roca, fundador do grupo performático La Fura dels Baús e respeitado no cenário internacional por suas performances mecatrônicas e instalações robóticas inusitadas. Seu trabalho, dentro do Hipersônica, é Tantal Mecanismo de Identidades Efímeras, que consiste em um dispositivo que permite captar uma seqüência animada do rosto dos espectadores, que ganham corpos virtuais dos filmes projetados em uma tela. Em outra instalação, Thesystemis, exibida pela primeira vez no Brasil, do artista Zachary Lieberman’s (premiado no Ars Eletronica de 2006), qualquer desenho realizado pelos visitantes, ao ser capturado por uma câmera, ganha vida e a animação também pode ser manipulada diretamente na tela.

Há ainda trabalhos do artista inglês Tim Coe (A Perfect Face), da dupla francesa Naziha Mestaoui e Yacine Aït Kaci (H2O), três peças dos conceituados trabalhos de cine-literatura digital da coreana Young-Hae Chang, além da retrospectiva do artista holandês Han Hoogerbrugge. E mais duas instalações dentro da Sala Hipercinematividade, que vai apresentar filmes interativos de importantes laboratórios de pesquisa da Europa e EUA – são elas: Direct Cut, da russa Alexandra Dementieva, com duas telas e na frente delas, um playground feito de 99 tapetes interativos (quando o visitante pisa em um deles, os heróis dos filmes começam a se movimentar); e 10 Minutes in Nazareth, do alemão Blaise Bourgeois, um passeio em um lugar específico: uma loja de conveniência num posto de combustível na estrada entre Paris e Lille. O festival vai até 3 de setembro, de terça a sábado, das 10h às 20h, e domingos, das 10h às 19h, no Sesi (av. Paulista, 1.313, tel. 3146-7405). Para o File Symposium, que acontece entre terça e sexta, com o objetivo discutir a cultura digital eletrônica, é preciso se inscrever antecipadamente no site do festival www.file.org.br, onde está a programação completa. Tudo com entrada franca.

Memória Magnética

Em homenagem ao artista Nam June Paik – que contribuiu para a história e desenvolvimento do vídeo como uma forma de arte, reconfigurando a linguagem da imagem eletrônica através de experimentos radicais – será apresentada a mostra retrospectiva “Memória Magnética”, reunindo mais de 40 de seus trabalhos em vídeo, produzidos entre 1965 e 2000. Entre os destaques, alguns clássicos realizados para TV, em colaboração com Merce Cunningham, John Cage, Allen Ginsberg e Charlotte Moorman. Os vídeos fazem parte do acervo da Eletronic Arts Intermix, em Nova York, e as apresentações no Brasil integram uma série de eventos internacionais coordenados pelo Paik Studios, em homenagem ao artista, que faleceu no início deste ano. De quinta a sábado, em sessões às 17h30, 19h e 20h30, e no domingo, às 19h, no Itaú Cultural (av. Paulista, 149, tel. 2168-1700). Os ingressos são gratuitos e distribuídos meia hora antes.

Mostra Árabe

Integrando a programação da “Mostra AMRIK – Um Retrato da Presença Árabe na América Latina”, acontece nesta quarta a palestra “A Importância da Imigração Árabe no Brasil”, com o professor da USP Aziz Ab’Sáber, presidente de honra da Sociedade Brasileira de Pesquisa Científica, professor honorário do Instituto de Estudos Avançados da USP, e pesquisador de geografia das regiões tropicais, planejamento urbano e estudos regionais do Brasil, com mais de 300 trabalhos publicados nessas áreas, que realizou viagem para conhecer as paisagens geográficas do Líbano e da Síria. A coordenação é de Soraya Smaili, presidente do Instituto de Cultura Árabe. Na próxima semana, dia 26 de agosto, o tema é “A Cobertura da Mídia e a Imprensa nos Países Árabes”, com Mona Anis (jornalista, escritora e editora de cultura do Al- Ahram weekly, jornal egípcio de grande circulação internacional); e no dia 27, “A Mulher no Mundo Árabe Contemporâneo” é assunto da escritora egípcia Afaf El Sayyed. Sempre às 19h30, na Galeria Olido (av. São João, 473, tel. 3334-0001 ramal 1941). Grátis.

ir para o topo da página

O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]