PROCURAR POR
  NESTA EDIÇÃO

Projeto Nascente

As apresentações dos trabalhos selecionados na 15a edição do projeto estão na Mostra Nascente, que acontece nesta semana, incluindo espetáculos teatrais e de música erudita e popular. O concurso é promovido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP e visa a revelar novos talentos. Na programação de terça estão as peças: Na Pele de Josef K, com interpretação individual de Aura Cunha Santos e Maria Helena Hespanhol Chira, que traz o personagem-título inspirado no universo kafkiano (14h); Quando as Máquinas Param, projeto de direção de Diogo José da Silva, criando um universo paralelo (cheio de metáforas) ao do autor Plínio Marcos (18h); e Oito, interpretação em grupo para contar oito trajetórias, seus encontros e desencontros (20h). Mais um espetáculo teatral é apresentado na quinta, às 20h: 5PSA – O Filho, Síncope Sociedade Anônima, com direção de Aline Moreira Filócomo, Eduardo Queiroz Telles Mossri e Leonardo Faria Moreira, em que os espectadores escolhem qual o personagem seguir na história de uma família que cria uma religião própria baseada em revelações de uma certa divindade, e não havendo consenso na interpretação de tais revelações, os irmãos estabelecem versões individuais conflitantes.

Na quarta, a partir das 19h, acontecem apresentações de música erudita, com peças como Ballade op. 23 no 1 e Scherzo Op. 39, de Chopin, Folksong Arrangements, com interpretação instrumental e vocal, e O Imaginário Amazônico na Obra Violinística de Marcos Salles, além de Sadhana no 2, que concorre em composição. E na sexta, é a vez da música popular, com as canções Cantigas de Santa Maria, Saias de Pequim, Temporalidade Cruz e Souza, e das composições Paisagens, Ode do Bom Líder, Dia 3 e Triste.

A mostra acontece em vários locais dentro da Cidade Universitária: Anfiteatro Camargo Guarnieri (r. do Anfiteatro, 109); no Departamento de Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP (av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, sala 24, ao lado do Teatro Laboratório); e no Teatro Laboratório da ECA (av. Prof. Luciano Gualberto, trav. J, 215); e também na Casa de Dona Yayá (r. Major Diogo, 353, Bela Vista). Mais informações pelo tel. 3091-3277 ou no site www.usp.br/prc/nascente. Entrada franca.

Hip Hop em debate

De segunda a sexta acontece o evento O Hip Hop não é Cúmplice da Violência – O Estereótipo do Meliante, no Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. Na segunda, será realizada a palestra interativa MC, com Ice Boy (militante do MH2O do Brasil), e apresentação de Hip Hop de Beat Box e Estilo Livre, além de abertura, das 19h às 20h, com Carin Carrer Gomes, mestranda da USP e representante do Fórum Hip Hop, e Guilherme Aranha Coelho, coordenador da Juventude; seguida da conferência “Desigualdade de São Paulo, a maior violência”. Na terça, acontece uma palestra interativa sobre grafite, com Tota (Zulu Nation Brasil), incluindo exposição, além do debate “Hip Hop e Violência, o que a Universidade Tem a Dizer?”; na quarta, o DJ Zulu (Clã Leste) faz palestra e comanda uma apresentação de Hip Hop, e logo depois, o debate tem como tema “Racismo, Preconceito e Resistência”; na quinta, é a vez da dança, com apresentação de crews, e mesa sobre “A Violência em São Paulo: o lugar como futuro e a cultura como revanche”. E no encerramento, na sexta, o assunto da palestra interativa é “O Hip Hop e o Poder Público”, e apresentações de grupos da São Remo, seguida da mesa “Estereótipo do Meliante”. O departamento fica na r. do Lago, 717, Cidade Universitária. É gratuito, sem necessidade de inscrição. Mais informações pelos tels. 3113-8000, 3113-9901 e 3113-9902.

Literatura de Cordel

Para divulgar e valorizar a literatura de cordel, que passou para o impresso em forma de folhetos no final do século 19, a Livraria Cortez está promovendo até sábado o evento 5o Cordel na Cortez. A programação da semana traz duas oficinas de xilogravura: com o xilógrafo paraibano Jerônimo Soares, que vai mostrar ferramentas que ele mesmo produz para a arte de esculpir a madeira (terça, das 16h às 18h); e com os gravadores Francorli e José Lourenço que, além da prática da xilogravura, apresentam a sua utilidade na literatura de cordel, sua história na região do Cariri (CE) e a aplicação da arte decorativa na cerâmica (quarta, das 19h às 21h). Na terça, das 19h às 21h, será realizada a palestra “A Literatura de Cordel Através dos Tempos”, ministrada pelo escritor Marco Haurélio; e na quinta, às 11h, será apresentada a peça Festa no Céu em Cordel e Outras Histórias Infantis, com a Cia. Rodamoinho (para crianças acima de 6 anos). No encerramento, no sábado, a partir das 11h, acontece o lançamento do livro Circo Faz-de-Conta (Editora do Brasil), de Jonas Ribeiro. A taxa das oficinas é de R$ 20,00 cada uma; e das outras atividades está relacionada à compra de dois folhetos de cordéis com valor de R$ 2,00 cada (o lançamento tem entrada franca). Na Livraria Cortez (r. Bartira, 317, Perdizes, tel. 3873-7111). Mais informações no site www.livrariacortez.com.br.

ir para o topo da página

O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]