PROCURAR POR
 NESTA EDIÇÃO

 


Bobagens (1989), do francês Jean-Pierre Jeunet, no Foco; e Bugcrush, de Carter Smith, melhor curta no Sundance deste ano

Já tradicional no circuito cinematográfico da cidade, o Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo chega à sua 17a edição apresentando mais de 400 filmes de 51 países. Organizado pela Associação Cultural Kinoforum, com direção da produtora Zita Carvalhosa, o festival reúne a Mostra Internacional, com títulos premiados em Cannes, Veneza, Berlim, Sundance, Clermont-Ferrand, e a Mostra Latino-Americana, trazendo filmes de grandes centros produtores como México e Argentina, além da produção brasileira em Panorama Brasil, Curta o Formato, Cinema em Curso e Formação do Olhar. Há também uma programação paralela com o Mix Brasil (sobre a diversidade sexual), o Foco: Conceito e Forma, dando ênfase à marca pessoal dos realizadores, entre eles o sueco Jens Jonsson e o brasileiro Eduardo Valente, e retrospectivas, reunindo 28 títulos de edições anteriores.

Na programação especial, o Cinema dos Sentidos, em uma autêntica sessão de cinema para deficientes visuais (nesta quarta, às 16h, no Cinesesc), apresenta três filmes, com narração descritiva mixada ao som original das obras, numa iniciativa da produtora gaúcha Clube Silêncio – o público vai receber vendas para que possa sentir essa experiência; a Manifesta, que reúne bandas ao vivo, DJs e projeções (na terça, das 21h até às 5h, na Casa Belfiori); o Cachaça Cinema Clube, resgatando obras esquecidas da cinematografia brasileira; e o Kino Lounge Skyy, onde serão exibidos filmes sensoriais, unindo imagem e som eletrônico, para quem quiser conhecer esse movimento, incluindo um programa de vídeos da produtora inglesa Antenna, em parceria com o The British Council (na quinta, às 18h e 22h, no Unibanco Arteplex); além da Noite de Kino, que promove um desafio para os universitários: produzir um curta em 48 horas, e do Crítica Curta, que propõe uma reflexão sobre o formato em um tablóide e um blog no site do festival.

No Cinusp – Esta semana conta com uma programação especial, apresentando cinco programas do Cinema em Curso, que traz, entre outros filmes, Anfitriões (2006), de Bruno Tinoco Garotti, em que um hóspede descobre que há algo de errado com seus anfitriões; Assassinatos de Massa em Miados de Abril (2005), de Toni Domingues, inspirado na famosa personagem Eva Lohan; Macacos me Mordam (2005), de Érico Cazarré, com os bastidores de Tocatta e Fuga, primeiro filme de Fernando Cabreira; e Deriva (2006, UFF), de Gustavo Bragança, sobre o fim de um relacionamento amoroso.
Na terça, serão exibidos o Mix Brasil, com destaque para Bugcrush – Estranha Atração (EUA, 2006), de Carter Smith, perturbadora adaptação de um conto de Scott Treleaven sobre a relação entre dois colegiais; e o Mix Jovem. Na quarta, o programa Dark Side reúne uma seleção de curtas de horror, entre eles A Vingança da Bibliotecária (Brasil, 2005), de Santiago Dellape, que faz um alerta: jamais perturbe o silêncio de uma biblioteca; Angel Dust (França, 2005), de Guillaume Foresti, sobre eventos misteriosos que acontecem em um hotel; e The Mamtsotsi Bird (África do Sul, 2006), de Jo Horn, sobre uma criatura mitológica africana.

Também serão apresentados filmes realizados nas Oficinas Kinoforum (na quinta) e, encerrando a programação, na sexta, o Curta o Curta, composto por sete filmes brasileiros, entre eles o curta-protesto A Revolta do Rei João (2006), de Guishi Santos, sobre uma família que é homenageada com verba pública; e Está lá? É do Inimigo? (2003), de Pedro Lobito, que trata da ironia da guerra como negócio e espetáculo televisivo. Enfim, um festival de muitos curtas.

O 17o Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo acontece de segunda a sexta, em sessões às 16h e 19h, no Cinusp (r. do Anfiteatro, 181, favo 4 das Colméias, Cidade Universitária). Programação completa, com outros locais, datas e horários no site do evento, www.kinoforum.org.br.

 

ir para o topo da página


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]