PROCURAR POR
  NESTA EDIÇÃO

Pensamentos Instigantes

O músico Paulo Miklos, da banda Titãs e ator revelação do filme O Invasor, e o professor da USP, tradutor e poeta Antonio Medina Rodrigues participam dos Pensamentos Instigantes – Filosofia e Arte, discutindo o tema Platão e o Ator. Medina aborda o pensamento de Platão em relação às artes, suas reservas com a poesia e a idéia técnica como uma espécie de arte entre gregos; já Miklos fala sobre as interações entre a filosofia e o seu trabalho como ator. Mediação do psicólogo e arteterapeuta Claudio Bergamo. Nesta terça, às 19h30, no Centro Cultural Banco do Brasil (r. Álvares Penteado, 112, Centro, tel. 3113-3651). Grátis.

Aniversário da televisão brasileira

O próximo colóquio Saberes, programa de encontros mensais sobre temas da atualidade, promovido pelo Sesc Vila Mariana, aborda O Meio e a Mensagem: os Desafios da Televisão no Brasil. No mês em que se comemora o aniversário da televisão brasileira, serão discutidos os rumos da TV no País, tendo como referência as definições recentes do padrão tecnológico e as novas formas de relacionamento e interatividade. Também aborda as estratégias de controle e auto-regulamentação da programação, as formas e critérios de distribuição de canais, a democratização da produção de conteúdos e a relação entre televisão e educação associadas às concessões públicas. Com mediação do jornalista Florestan Fernandes Jr., e participação da professora da USP Marília da Silva Franco, do jornalista e diretor da Radiobrás Eugenio Bucci e do professor e economista Ladislau Dowbor. Nesta quinta, às 20h, no Sesc (r. Pelotas, 141, Vila Mariana, tel. 5080-3000), com transmissão ao vivo pelo Sesc TV. Os ingressos custam R$ 6,00, com meia-entrada.

Marcelino Freire

Nesta sexta, às 20h, o escritor pernambucano Marcelino Freire, vencedor do prêmio Jabuti deste ano com o livro de contos Navio Negreiro, fala sobre temas do cancioneiro popular brasileiro e em especial do universo dos cantos negreiros, dentro do programa de literatura do Sesc, Flerte Literário. Com a participação da cantora Fabiana Cozza. O encontro acontece no Auditório do Sesc Pinheiros (r. Paes Leme, 195). Mais informações podem ser obtidas pelo tel. 3095-9400. Ingressos; R$ 6,00 e R$ 3,00.

Moacyr Scliar

O escritor gaúcho, membro da Academia Brasileira de Letras, é o convidado deste mês do Bate-Papo no Sesi. Moacyr Scliar, filho de imigrantes judeus, apresenta em suas obras o reflexo de suas experiências; como médico formado mostra sua vivência em saúde pública em vários livros, entre eles A Guerra no Bom Fim, O Exército de um Homem Só e O Centauro do Jardim. O autor, colunista dos jornais Zero Hora (Porto Alegre), Correio Braziliense e Folha de S. Paulo, tem publicado 74 títulos, vários deles também lançados na Espanha, Canadá e Estados Unidos, além de textos adaptados para cinema, teatro e TV. O encontro acontece nesta quarta, às 19h, no Mezanino do Centro Cultural Fiesp (av. Paulista, 1.313). A entrada é franca, mas é preciso fazer reservas no site www.sesisp.org.br ou pelo tel. 3146-7405, opção 5 do menu.

Leituras do Brasil

O evento Leituras do Brasil reúne debates que vão apresentar a obra de quatro grandes intérpretes do País: Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Hollanda, Caio Prado Jr. e Raymundo Faoro, que de maneira diferente criaram obras originárias que são referência obrigatória. Promovido pelo Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP em parceria com a Biblioteca Mário de Andrade e a Secretaria Municipal de Cultura, os seminários além de revisitar esses clássicos, refletem sobre o futuro. A programação é a seguinte: nesta terça, Laura de Mello e Souza apresenta a obra do jurista, sociólogo, historiador e cientista Raimundo Faoro (1925-2003); na quarta, Maria Odila L. da Silva Dias fala sobre o historiador e também professor Sérgio Buarque de Hollanda (1902-1982); na quinta, Pedro Puntoni aborda o trabalho do sociólogo e escritor Gilberto Freyre (1900-1987); e na sexta, Paulo Teixeira Jumatti mostra o legado do historiador, militante político e editor Caio Prado Jr. (1907-1990). Sempre às 19h30, na Biblioteca Mário de Andrade (r. da Consolação 94, tel. 3256-5270). A entrada é franca.

ir para o topo da página

O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]