Pesquisas a serviço da saúde

Pesquisas realizadas na USP trazem esperanças de mais qualidade de vida para a população. Um estudo realizado na Faculdade de Medicina indica que portadores do mal de Alzheimer devem começar a fazer fisioterapia a partir do momento em que recebem o diagnóstico da doença. “A prática dos exercícios pode manter o paciente na mesma fase da doença por mais tempo”, afirma a fisioterapeuta Eliane Mayumi Kato, autora da pesquisa. Outros trabalhos feitos na Universidade são responsáveis por avanços na luta contra o câncer. No Instituto de Física de São Carlos, um grupo de pesquisadores utiliza com sucesso as terapias com laser e um tipo de luz chamada LED contra lesões tumorais. Desde 2000, o grupo realizou mais de 2.500 intervenções. Já no Instituto de Química da USP, um pesquisador – aplicando conceitos que adquiriu em pesquisa realizada nos Estados Unidos – conseguiu evitar a proliferação celular e matar células responsáveis por alguns tipos de tumor. Mais ainda: neste mês, deverá ser lançada no Brasil uma vacina contra o HPV – vírus causador do câncer de útero –, resultado de pesquisa que teve participação de professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.
pesquisa>>



 
Livro põe arte no cotidiano das crianças

Um artista que mora numa casa construída sobre uma árvore. Esse é o escultor Frans Krajcberg, tema do livro que as arte-educadoras Renata Sant’Anna e Valquíria Prates lançam neste mês pela Editora Paulinas. Além de apresentar os trabalhos e o pensamento de Krajcberg, o livro é acompanhado de um “caderno-ateliê”, que incentiva a criança a exercer a criatividade e a perceber que a arte está no cotidiano, entre as coisas mais simples. “Desenhar é um exercício de observação, uma maneira de olharmos com atenção para detalhes que nunca havíamos notado”, escrevem as autoras. “Chegue bem perto de uma flor ou folha. Olhe atentamente suas partes, cores, texturas, contornos. Desenhe o que você achou mais interessante.” Esse contato com a natureza também é incentivado por uma escola de educação infantil, a Te-Arte, localizada no bairro do Butantã, em São Paulo – tema do livro De volta ao quintal mágico, que a professora da USP Dulcilia Schroeder Buitoni lança nesta quarta-feira, dia 4, em São Paulo. Na Te-Arte (foto acima, à direita), a sala de aula é um quintal e a única atividade programada é o brincar.
especial>>


editoria de arte sobre foto de franscico emolo
 
Pós-graduação, cada vez mais internacional

Internacionalizar cada vez mais os cursos de pós-graduação e ampliar as parcerias entre a USP e universidades das Américas e da Península Ibérica. Esses objetivos foram fortalecidos com a realização do 3o Seminario Iberoamericano de Posgrado de la Rede Iberoamericana de Estudios de Posgrado, ocorrido no Panamá entre os dias 4 e 5 de setembro, com a presença do pró-reitor de Pós-Graduação da USP, professor Armando Corbani Ferraz. No evento, os participantes determinaram as diretrizes básicas para o funcionamento da rede. “Definimos algumas áreas de interesse imediato entre as universidades e cada uma se disponibilizou a trabalhar dentro delas. A idéia é compartilhar as experiências dos docentes”, destaca o pró-reitor Corbani.
universidade>>

 
Os 70 anos do Departamento de Genética

O Departamento de Genética da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba, completa 70 anos de fundação. Para comemorar a data, será realizado o 23o Encontro sobre Temas de Genética e Melhoramento, nos dias 9 e 10 de outubro. O evento lembrará a importância do departamento para o aumento da produção agrícola no Brasil. Nos últimos dez anos, por exemplo, a produção de grãos no País aumentou 100%, enquanto a área plantada cresceu apenas 12%. Isso ocorre em boa parte graças às pesquisas desenvolvidas no Departamento de Genética da Esalq. Uma delas se refere ao desenvolvimento de uma cana-de-açúcar geneticamente modificada. Diferente das plantas transgênicas – que produzem toxina durante todo seu ciclo de vida –, a cana da Esalq só libera proteínas com propriedades inseticidas se for atacada pela broca. Se não houver o ataque, ela permanece como uma planta não modificada geneticamente. O departamento iniciou suas atividades em 1936, com a vinda da Alemanha do professor Friedrich Gustav Brieger, um dos fundadores da genética vegetal no Brasil. pesquisa>>



VAMOS
em DESTAQUE

Mostra de imigrantes

A partir de segunda o Cinusp exibe a “Mostra Imigração: Europa”, que reúne 11 filmes com histórias contadas por filhos de imigrantes. Destaque para Apenas um Beijo, Caché e Contra a Parede (foto).

 

Dois lançamentos

Um best seller sobre urbanismo Planeta Favela, do norte-americano Mike Davis, e outro, Vidas Arriscadas, projeto de pesquisa de Marisa Feffermann sobre o universo obscuro do tráfico de drogas.

 

Uma avenida de letras

Literalmente. Serão espalhadas letras de dois metros ao longo da avenida Paulista, que vai sediar a 2ª edição do Corredor Literário, com mais de uma centena de eventos gratuitos durante esta semana.

 
PROCURAR POR
  NESTA EDIÇÃO


e-mail para
jornausp@edu.usp.br

 


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]