Hora de propor planos nacionais

Mercosul, Alca, Hugo Chávez, Bolívia e relações com outros blocos econômicos. A posição de cada candidato à Presidência da República – Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, e Geraldo Alckmin, do PSDB – frente a essas questões pode ser decisiva para a convicção do eleitor e para a vitória nas próximas eleições, em 29 de outubro. É o que diz a cientista política Maria do Socorro Sousa Braga, professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Outro cientista político, Bolívar Lamounier, fundador do Instituto de Estudos Econômicos, Sociais e Políticos (Idesp), dá razão ao candidato que atribuir preferência a relações com países mais desenvolvidos. “Na prática, o Mercosul está definhando”, ele diz. Os dois analistas concordam que, na reta final da campanha, os partidos precisam apresentar programas de políticas públicas. Eles também comentam o trabalho dos institutos de pesquisas. Para Maria do Socorro, as pesquisas de opinião deveriam ser mais bem regulamentadas.
nacional>>

 
O mundo invisível da microbiologia

O universo invisível dos microorganismos está em exposição nesta semana na USP. A 2a Mostra de Microbiologia do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP, que se realiza de 16 a 20, faz com que alunos do ensino fundamental e médio entrem em contato com a diversidade dos microorganismos. De forma lúdica e interativa, os estudantes aprendem na prática onde eles vivem e o que trazem de malefícios e benefícios para o homem e o ambiente. Um dos destaques é uma “casa microassombrada” – um recinto escuro, onde o monitor acende uma luz ultravioleta e evidencia os locais de maior concentração de microorganismos, previamente tratados com material fluorescente. Esses locais podem ser a esponja em cima da pia, queijo, o interior da geladeira ou o botão da descarga do banheiro. Já no Instituto de Biociências, pesquisa mostra que as bactérias, em contato com a gema, dentro do ovo da galinha, produzem uma goma que nutre o embrião – e que pode também ser usada como alimento humano.
universidade>>

 
Por causa deles, o conhecimento avançou

Andrew Fire e Craig Mello descobriram uma técnica capaz de impedir a fabricação de proteínas, que pode ser usada para conter a proliferação de células em casos de câncer, por exemplo. Roger Kornberg descreveu como a informação genética é copiada do DNA para o que se conhece como RNA-mensageiro. John Mather e George Smoot fizeram descobertas sobre a origem do Universo ao analisar imagens obtidas pelo satélite Cobe, que permitiram observar o cosmo em seus primeiros estágios de desenvolvimento. Eles são os vencedores deste ano do Prêmio Nobel de Medicina, Química e Física.
cultura>>

editoria de arte sobre foto de franscico emolo
 
Um dos grandes momentos da arte brasileira

Reconstruir a “1a Exposição Nacional de Arte Concreta”, organizada em dezembro de 1956, e assim voltar a um dos momentos mais importantes da arte brasileira. Essa é a proposta da mostra “Concreta 56. A raiz da forma”, em cartaz no Museu de Arte Moderna (MAM). A exposição exibe obras de pintores, desenhista, gravurista, poetas e designers. “Cabe compreender a importância que essa discussão teve para a maturação do ambiente artístico brasileiro”, diz Lorenzo Mammi, um dos curadores.Páginas 10 e 11
cultura>>

 
PROCURAR POR
  NESTA EDIÇÃO


e-mail para
jornausp@edu.usp.br

 


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]