PROCURAR POR
 NESTA EDIÇÃO

 



A cerimônia de entrega do prêmio, no dia 2: mérito ao desempenho da Universidade

A USP é a melhor Universidade do Brasil em 2006. Esta foi a constatação de uma avaliação realizada pelo Guia do Estudante, publicação da Editora Abril, e Banco Real, entre mais de 7.200 cursos de ensino superior brasileiros em 110 carreiras.
Em uma concorrida cerimônia realizada no dia 2 de outubro, em São Paulo, a USP, representada pela reitora Suely Vilela, recebeu o maior número de prêmios, nas categorias “As Melhores Universidades do Brasil – Escolas Públicas” e “Destaque Regional Sudeste – Escolas Públicas”, além de “Empregabilidade e Inserção no Mercado – Ciências da Saúde”, com o curso de Enfermagem. “A premiação da USP reflete o reconhecimento que a instituição conquistou no plano nacional”, afirma a reitora. “É o resultado do investimento que temos feito ao longo de décadas na excelência de suas atividades-fim: ensino, pesquisa e extensão universitária. Atribui-se o mérito ao desempenho, à qualificação e ao esforço conjunto de seus docentes, funcionários e estudantes, que acreditam na qualidade da educação como instrumento primordial para o desenvolvimento da sociedade.”

créditos: Jorge Maruta
A reitora recebe o prêmio: reconhecimento do trabalho realizado pela USP

Em sua segunda edição e com periodicidade anual, o Prêmio Melhores Universidades tem por objetivo identificar, valorizar e difundir as melhores instituições de ensino superior do País. O processo de avaliação começa com o envio de questionários aos coordenadores dos cursos, no qual são informados os dados mais relevantes sobre as graduações. Com base nesses questionários, os consultores do Guia atribuem conceitos aos cursos, que são convertidos em estrelas, que vão de três a cinco, sendo cinco o nível mais alto. Participam da avaliação os cursos de bacharelado – entre as licenciaturas apenas as áreas de educação física e pedagogia são avaliadas – e que tenham formado uma turma há pelo menos um ano.

A partir da relação dos cursos com estrelas, são divulgados os finalistas para as categorias Melhores Universidades do Brasil, Empregabilidade/Inserção no Mercado, Destaque Regional. A categoria Inovação e Sustentabilidade é a única que não se baseia na relação de cursos estrelados, já que um júri técnico e de notáveis escolhe os finalistas após analisar os projetos enviados à redação do Guia. Os resultados, divulgados na cerimônia de premiação, são publicados na edição especial da publicação.

A USP alcançou os 100% dos cursos estrelados, dos quais 61 receberam cinco estrelas (veja ao lado a relação dos cursos), 15, quatro estrelas, e cinco, três estrelas. Na avaliação do ano passado, a USP teve 57 cursos avaliados com cinco estrelas, 19 com quatro e dois com três estrelas.

“Esse reconhecimento é fundamental para motivar o trabalho, tanto de indivíduos como de instituições. Além de motivar, é fonte de orgulho tanto para os administradores e professores como, e talvez especialmente, para os alunos”, destaca o diretor de redação do Guia, Rodrigo Paranhos Velloso.

Empregabilidade – Professores e funcionários qualificados e iniciação científica na graduação foram os dois fatores apontados pela diretora da Escola de Enfermagem (EE), Ana Maria Kazue Miyadahira, para a premiação da escola pelo segundo ano consecutivo na categoria Empregabilidade e Inserção no Mercado – Ciências da Saúde. “Esse tipo de premiação é importante por considerarmos que ela representa o reconhecimento, pela sociedade, da seriedade e excelência do trabalho produzido. O curso de graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem está entre os cursos de maior prestígio no Brasil pela excelência de seu corpo docente: 100% dos docentes são doutores, a maior parte em regime de dedicação integral à pesquisa, ao ensino de graduação e pós-graduação e à extensão de serviços à comunidade, sob a forma de projetos de intervenção”, afirma Ana Maria.

A diretora revela que está em andamento uma pesquisa da Pró-Reitoria de Graduação sobre a trajetória profissional de egressos do curso nos anos de 1978, 1988, 1993, 1998 e 2003. Resultados preliminares da pesquisa, coordenada pelos professores Sandra Zákia e Romualdo Portela, da Faculdade de Educação, mostram que a maioria dos formados de 1978 trabalha no setor público, fato que não se repete nos demais anos, quando a concentração dos vínculos empregatícios está no setor privado, sendo que, em 2003, esse número atinge 56,3%.
Dos 118 enfermeiros que responderam ao questionário, de um total de 367 questionários enviados, 38,1% mudaram suas trajetórias dentro da carreira de enfermagem. A maior concentração dessas mudanças ocorreu da área hospitalar para a docência no ensino superior, para a saúde pública e para a administração de serviços hospitalares.

Quanto ao preparo para enfrentar o mercado de trabalho após a conclusão do curso, a maioria registrou satisfação, atribuindo notas superiores a quatro, numa escala entre um e seis, sendo um o pior desempenho e seis o melhor. “Entre os egressos que registraram suas avaliações, 76 comentaram a nota atribuída, destacando a boa formação teórica, o bom preparo para o trabalho prático e a facilidade para conseguir emprego”, ressalta.
A formação teórica oferecida no curso foi avaliada como bastante satisfatória pela maioria dos entrevistados, que atribuíram notas entre 5 (25,4%) e 6 (26,3%) nesse quesito. Segundo Ana Maria, mais da metade do número total dos que responderam ao questionário realizou atividades de iniciação científica durante a graduação e a maioria dos egressos (68,6%) destacou as disciplinas que favorecem o contato direto com o campo de atuação profissional, como estágios, por exemplo.

Ano passado – Em 2005, a primeira edição do prêmio destacou as melhores faculdades e universidades em cinco categorias diferentes das definidas para 2006. A USP foi premiada como Destaque Regional na Região Sudeste e a Escola Politécnica, na categoria Empreendedorismo. Os cursos que receberam premiações foram Biblioteconomia e Engenharia de Produção, na categoria Corpo Docente e Incentivo à Pesquisa; Pedagogia, Editoração e Enfermagem, no quesito Empregabilidade, cada um em seu segmento específico de atuação.


Cursos premiados

Estes são os cursos que receberam a pontuação máxima – cinco estrelas – segundo avaliação realizada pelo Guia do Estudante e Banco Real.

Campus de Bauru
Fonoaudiologia e Odontologia.

Campus de Piracicaba
Agronomia e Engenharia Florestal.

Campus de Pirassununga
Zootecnia.

Campus de Ribeirão Preto
Administração, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Enfermagem, Farmácia e Bioquímica, Física, Medicina, Odontologia, Psicologia e Química.

Campus de São Carlos
Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Física, Matemática, Química e Sistemas de Informação.

Campus de São Paulo
Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biblioteconomia, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Engenharia Química, Estatística, Farmácia e Bioquímica, Filosofia, Física, Fonoaudiologia, Geografia, Geologia, História, Jornalismo, Letras, Matemática, Medicina, Medicina Veterinária, Meteorologia, Música, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Química, Relações Públicas e Terapia Ocupacional.

 

ir para o topo da página


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]