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Ambiente, a ajuda da ciência |
Equipado com maquetes e painéis que dão
informações sobre como preservar os recursos hídricos,
um ônibus percorre as escolas do interior paulista para oferecer
educação ambiental a alunos do ensino fundamental e
médio. É assim que funciona o projeto Educando Sobre
as Águas, promovido pelo Instituto de Física de São
Carlos. “Mais de 250 mil professores e alunos foram conscientizados
sobre o uso sustentável da bacia Tietê-Jacaré”,
diz o professor Vanderley Bagnato. Essa é apenas uma das muitas
iniciativas da USP na área do ambiente – tema que cada
vez mais desperta a atenção mundial. O Programa de
Pós-Graduação em Ciência Ambiental (Procam),
por exemplo, investiga o assunto em várias linhas de pesquisa. “A
razão de ser do Procam é tratar da interação
entre ambiente e sociedade”, afirma o professor Wagner da Costa
Ribeiro, presidente do Procam, que pretende ampliar as pesquisas
voltadas para a formulação de políticas públicas.
O crescimento do número de cursos, disciplinas e de publicações
atesta o interesse da Universidade pelo ambiente. “A preocupação
com o ambiente é um movimento mundial e não tem mais
volta”, analisa o professor João Vicente de Assunção,
da Faculdade de Saúde Pública. No dia 25, consulta
pública no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT)
discutiu a Lei de Gestão de Florestas Públicas, que
trata do uso e conservação desses recursos. pesquisa>>
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Descobertas
sobre a gravidade e o big-bang |
Traços desconhecidos da natureza e do cosmo
deverão ser revelados por duas pesquisas com participação
de professores da USP. Uma delas diz respeito ao recém-inaugurado
Detector de Ondas Gravitacionais Mario Schenberg do Instituto de
Física da USP, que busca captar partículas chamadas
grávitons. Responsáveis pela ação da
gravidade, essas partículas foram previstas por Einstein em
1916 e desde então os cientistas tentam comprovar sua existência.
A outra pesquisa é um projeto que, realizado na Europa, pretende
reproduzir o big-bang, a grande explosão que teria dado origem
ao Universo.
pesquisa>> |
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Sachs redefine o desenvolvimento |
O desenvolvimento é fundamental para as nações,
mas deve-se lembrar que, para que ele ocorra no século 21,
o caminho será muito diferente daquele trilhado no século
passado. Foi o que disse o socioeconomista Ignacy Sachs, em palestra
na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
(FEA), no dia 23 de outubro. Para ele, o conceito de desenvolvimento
deve levar em consideração três fatores: os impactos
sociais, a questão ambiental e a viabilidade econômica.
A combinação de apenas dois desses fatores pode ter
conseqüências desastrosas, disse.
internacional>> |
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“A
França como eu imagino” |
“Eu imagino a França.” Sob esse
tema, crianças de 32 escolas brasileiras – entre elas
a Escola de Aplicação da USP – fizeram desenhos
sobre aquele país em 2005, ao mesmo tempo em que crianças
francesas faziam desenhos sobre o Brasil. Agora parte desses trabalhos
está exposta no Colégio Santa Cruz, em São Paulo.
Na abertura da exposição, dia 28 de outubro, a presidente
da Maison de L’Amerique Latine em Rhône-Alpes – que
promoveu o projeto –, Marie Cassagnou, disse que os desenhos “são
gestos para o futuro”. cultura>> |
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