PROCURAR POR
 NESTA EDIÇÃO

 

Toda a comunidade universitária pode se beneficiar do Programa de Inclusão Digital da Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI), que disponibiliza equipamentos de informática por um preço inferior ao do mercado. Essa é uma das notícias que podem ser lidas na nova edição da revista eletrônica Espaço Aberto, publicação mensal da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da USP, voltada para docentes e funcionários da Universidade.

Em seu número 81, a revista explica o que é o Programa de Inclusão Digital da CTI e dá dicas para que o leitor adquira o equipamento mais adequado ao seu perfil. “A iniciativa pretende melhorar o acesso de alunos, professores e funcionários à aquisição de computadores, notebooks, impressoras, monitores e ao software do Office”, informa a revista, na matéria “Computadores abaixo do preço (não é spam!)”, assinada por Circe Bonatelli. “Há diferentes modelos de equipamentos disponibilizados. As configurações foram escolhidas por um grupo de assessores da Divisão de Equipamentos de Microinformática do Centro de Computação Eletrônica (CCE) da USP e pretendem atender aos vários perfis de usuários da comunidade universitária.” Um link remete o leitor à página da CTI, onde podem ser conferidos os preços dos produtos e as formas de pagamento.”

A nova edição da Espaço Aberto traz ainda outros textos de interesse da comunidade uspiana. Um deles aborda a vida e a obra de um dos maiores cientistas brasileiros, o professor Ricardo Renzo Brentani. Nascido em 1937 em Trieste, na Itália, Brentani – informa a revista – chegou ao Brasil com 1 ano de idade. Ingressou em 1957 na Faculdade de Medicina da USP e, logo após se formar, já dava início ao curso de doutorado, sob orientação do professor Isaías Raw. Sua tese – que provou a ação do nucléolo no processamento do RNA-mensageiro – foi publicada na renomada revista Nature, dando prestígio ao jovem pesquisador, que se tornou o primeiro professor de oncologia do Brasil, ligado ao Departamento de Bioquímica da Faculdade de Medicina da USP. Em 1983, o Instituto Ludwig de Pesquisas sobre o Câncer fundou uma filial no Brasil e convidou Brentani para ser o diretor, cargo que ele ocuparia até 2005.

“Um trabalho importante desenvolvido no instituto, em conjunto com José Daniel Lopes, professor da Escola Paulista de Medicina, foi o que mostrou, pela primeira vez no mundo, que bactérias invasivas usam o mesmo mecanismo que células cancerosas para invadir o corpo humano. A pesquisa foi publicada pela revista científica Science e teve um impacto muito grande”, informa a matéria da Espaço Aberto, escrita por Daniel Fassa. Hoje Brentani atua como diretor-presidente do Hospital do Câncer de São Paulo e é diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

© Cecília Bastos
A editora Cinderela Caldeira e sua equipe da revista Espaço Aberto: informações de interesse da comunidde USP diariamente via internet

Células-tronco – Mas tem mais. A matéria de capa da nova edição da Espaço Aberto aborda a polêmica sobre o uso das células-tronco embrionárias. Além de informações didáticas sobre o que são essas células e de onde são extraídas, o texto traz a opinião de cientistas como a professora Mayana Zatz, coordenadora do Centro de Estudos do Genoma Humano da USP e uma das principais defensoras, no Brasil, da utilização das células-tronco embrionárias. “Trabalho com pacientes que têm doenças neuromusculares gravíssimas, muitas delas letais, que matam na juventude e na infância, ou deixam a pessoa numa cadeira de rodas. Então, o que eu mais quero na vida é achar um tratamento para essas doenças. Se a gente pode ter a esperança de um tratamento, eu tenho que abraçar essa causa com tudo”, disse Mayana ao repórter Daniel Fassa, autor da matéria.

Já a professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Alice Teixeira Ferreira afirma que a vida humana começa com a fecundação e deve ser respeitada. “Na primeira divisão celular já está definido o que você vai ser. Isso não é um conceito ultrapassado”, atesta. Ela acredita que a utilização dos embriões armazenados em clínicas de fertilização assistida para a obtenção de células-tronco – como quer Mayana – é incorreta e desnecessária. “Há uma lista de 70 doenças degenerativas em que as células-tronco adultas estão sendo aplicadas. Além disso, já foi verificado que existe a possibilidade de as células voltarem para trás e assumirem características embrionárias.”

Outros textos publicados na edição 81 da Espaço Aberto destacam um software que ajuda a controlar o fluxo de veículos e evitar congestionamentos – desenvolvido na USP – e uma pesquisa do Instituto de Psiquiatria premiada num congresso em Berlim, na Alemanha. A pesquisa utiliza a técnica denominada Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) para mapear com precisão áreas do cérebro onde ocorrem dores decorrentes de lesões, melhorando o tratamento.

Além das matérias, a Espaço Aberto tem ainda duas seções que são atualizadas diariamente: “Fique de Olho” – que traz informações sobre eventos culturais, como exposições e lançamentos de livros – e “Espaço do Leitor”, que divulga notícias de interesse para a administração das unidades de ensino e pesquisa da USP. “São dois espaços que a comunidade uspiana deve consultar diariamente, porque sempre traz novidades importantes”, afirma a jornalista Cinderela Caldeira, editora da revista.

A revista Espaço Aberto pode ser acessada no endereço eletrônico www.usp.br/espacoaberto.

 

 

ir para o topo da página


O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]