PROCURAR POR
  NESTA EDIÇÃO

 

Cinema dinamarquês


Italiano para Principiantes, resultante
do movimento Dogma 95

Continua a mostra “Coletânea: Cinema Dinamarquês”, do Cineclube do HSBC Belas Artes, que reúne produções do cinema contemporâneo da Dinamarca. Parte delas foi realizada sob influência do movimento Dogma 95, fundado por Lars Von Trier, que determinava regras para que os filmes fossem feitos com o máximo de simplicidade. Italiano para Principiantes (2000), de Lone Scherfig, conta a história de um jovem pastor que chega a uma pequena cidade do interior da Dinamarca para trabalhar na igreja local e, ao participar de um curso de italiano, acaba se tornando cúmplice dos segredos de seus colegas (de segunda até quinta). Em Corações Livres (2002), de Suzanne Bier, um rapaz que está de casamento marcado sofre um acidente e fica imobilizado no hospital, passando a incentivar agressivamente sua noiva a abandoná-lo (a partir de sexta até 9 de agosto). Reconstrução de um Amor (2003), de Christoffer Boe, trata de um homem e uma mulher que se conhecem em Copenhague e, após uma noite juntos, tentam arriscar tudo para ficarem juntos (de 10 a 16 de agosto). No HSBC Belas Artes (r. da Consolação, 2.423, tel. 3258-4092). Ingressos: R$ 8,00 (segunda e quarta) e R$ 14,00 (demais dias).


Cinemateca francesa

A Sessão Cinéfila do Espaço Unibanco de Cinema exibe uma seleção de longas-metragens que fazem parte do acervo da Cinemateca da Embaixada da França. Em As Grandes Manobras (1955), de René Claire – que traz Bardot no início da carreira –, um tenente aposta ser capaz de seduzir a costureira da rua principal, que acaba se apaixonando e observa as tropas partirem, no prenúncio da 1ª Guerra Mundial (neste sábado). Os Visitantes da Noite (1942), de Marcel Carné, conta a história de um menestrel e de uma jovem que são seduzidos por um conde e por sua noiva, que estão possuídos pelo diabo (dia 11 de agosto). Adorável Mentirosa (1962), de Michel Deville, gira em torno das irmãs Juliette e Sophie, ambas bonitas, uma mentirosa e a outra desastrada (dia 18 de agosto). O clássico Pickpocket, O Batedor de Carteiras (1959), de Robert Bresson, conta a história de um jovem que se torna batedor de carteira (dia 25 de agosto). Acossado (1960), de Jean-Luc Godard, trata da fuga de um jovem procurado pela polícia e de sua namorada americana (dia 1º de setembro). No Espaço Unibanco de Cinema (r. Augusta, 1.475, tel. 3288-6780). Sempre aos sábados, à meia-noite, com ingresso promocional a R$ 8,00.


Mais uma chance

A mostra “Mais uma Chance”, que começa nesta terça, resgata alguns dos títulos que passaram quase despercebidos nos últimos anos, devido ao pouco tempo de exibição. A Grande Final (Espanha/Alemanha, 2006), de Gerardo Olivares, conta a história de três grupos distintos de pessoas – indígenas da Amazônia, nômades mongóis e condutores de camelo do Saara – que têm como objetivo assistir à final da Copa do Mundo de 2002 (terça, às 16h, sexta, às 19h, domingo, às 21h). Confidencial (Estados Unidos, 2006), de Doug McGrath, trata do processo de pesquisa do escritor Truman Capote para escrever o livro À Sangue Frio (terça, às 19h20, quinta, às 15h, sábado, às 21h). Dias Selvagens (Hong Kong, 1991), segundo longa-metragem de Won Kar-Wai, conta a história de duas belas mulheres que disputam o amor de um mesmo homem (terça, às 21h30, quinta, às 17h, sábado, às 19h20). Ainda fazem parte da mostra os filmes Amor em 5 Tempos (França, 2004), de François Ozon, Conversando com Deus (Estados Unidos, 2006), de Stephen Simon, Em Segredo (Croácia/Áustria/Bósnia-Herzegovina/Alemanha, 2006), de Mijana Karanovic, Luna Mijovic e Leon Lucev, O Hospedeiro (Coréia, 2006), de Bong Joon-ho, e Você é Tão Bonito (França, 2006), de Isabelle Mergault. Até 8 de agosto, na Sala Cinemateca (Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Mariana, tel. 3512-6111). Entradas a R$ 8,00 e R$ 4,00. Mais informações no site www.cinemateca.gov.br.

 


Drama e Comédia

A mostra “Entre o Drama e a Comédia” reúne obras dos diretores Pedro Almodóvar e Woody Allen, ambos criadores de personagens complexos e incomuns. Entre as produções do espanhol, estão Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos (1988), em que três mulheres que vivem em uma das coberturas mais chiques da Espanha chegam a seu limite psicológico (quarta, às 17h, sábado, às 15h, dia 11 de agosto, às 17h, e dia 16 de agosto, às 19h); e Volver (2006), que conta a história de uma trabalhadora que busca salvar sua filha, após ela ter assassinado o pai que tentava abusar dela (quarta, às 19h, domingo, às 19h, dia 10 de agosto, às 16h30, e dia 18 de agosto, às 14h30). Entre os filmes de Allen, serão exibidos: Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977), em que um humorista judeu e divorciado se apaixona por uma cantora, com quem vivencia crises conjugais (dias 24, 26 e 31 de agosto); e Tudo o que Você Sempre Quis Saber Sobre Sexo, Mas Tinha Medo de Perguntar (1972), em que o diretor satiriza as questões mais complicadas envolvendo a sexualidade (dias 23 e 25 de agosto e 5 de setembro). O ciclo de Almodóvar vai até 19 de agosto, e os filmes de Woody Allen podem ser vistos de 22 de agosto a 9 de setembro. No Centro Cultural Banco do Brasil (r. Álvares Penteado, 112, Centro, tel. 3113-3651). Entrada franca, com retirada de senha meia hora antes da sessão.