Cinema dinamarquês
Italiano para Principiantes, resultante
do movimento Dogma 95
Continua a mostra “Coletânea: Cinema Dinamarquês”,
do Cineclube do HSBC Belas Artes, que reúne produções
do cinema contemporâneo da Dinamarca. Parte delas foi realizada
sob influência do movimento Dogma 95, fundado por Lars Von
Trier, que determinava regras para que os filmes fossem feitos
com o máximo de simplicidade. Italiano para Principiantes
(2000), de Lone Scherfig, conta a história de um jovem pastor
que chega a uma pequena cidade do interior da Dinamarca para trabalhar
na igreja local e, ao participar de um curso de italiano, acaba
se tornando cúmplice dos segredos de seus colegas (de segunda
até quinta). Em Corações Livres (2002), de
Suzanne Bier, um rapaz que está de casamento marcado sofre
um acidente e fica imobilizado no hospital, passando a incentivar
agressivamente sua noiva a abandoná-lo (a partir de sexta
até 9 de agosto). Reconstrução de um Amor
(2003), de Christoffer Boe, trata de um homem e uma mulher que
se conhecem em Copenhague e, após uma noite juntos, tentam
arriscar tudo para ficarem juntos (de 10 a 16 de agosto). No HSBC
Belas Artes (r. da Consolação, 2.423, tel. 3258-4092).
Ingressos: R$ 8,00 (segunda e quarta) e R$ 14,00 (demais dias).
Cinemateca francesa
A Sessão Cinéfila do Espaço Unibanco de Cinema
exibe uma seleção de longas-metragens que fazem parte
do acervo da Cinemateca da Embaixada da França. Em As Grandes
Manobras (1955), de René Claire – que traz Bardot
no início da carreira –, um tenente aposta ser capaz
de seduzir a costureira da rua principal, que acaba se apaixonando
e observa as tropas partirem, no prenúncio da 1ª Guerra
Mundial (neste sábado). Os Visitantes da Noite (1942), de
Marcel Carné, conta a história de um menestrel e
de uma jovem que são seduzidos por um conde e por sua noiva,
que estão possuídos pelo diabo (dia 11 de agosto).
Adorável Mentirosa (1962), de Michel Deville, gira em torno
das irmãs Juliette e Sophie, ambas bonitas, uma mentirosa
e a outra desastrada (dia 18 de agosto). O clássico Pickpocket,
O Batedor de Carteiras (1959), de Robert Bresson, conta a história
de um jovem que se torna batedor de carteira (dia 25 de agosto).
Acossado (1960), de Jean-Luc Godard, trata da fuga de um jovem
procurado pela polícia e de sua namorada americana (dia
1º de setembro). No Espaço Unibanco de Cinema (r. Augusta,
1.475, tel. 3288-6780). Sempre aos sábados, à meia-noite,
com ingresso promocional a R$ 8,00.
Mais uma chance
A mostra “Mais uma Chance”, que começa nesta
terça, resgata alguns dos títulos que passaram quase
despercebidos nos últimos anos, devido ao pouco tempo de
exibição. A Grande Final (Espanha/Alemanha, 2006),
de Gerardo Olivares, conta a história de três grupos
distintos de pessoas – indígenas da Amazônia,
nômades mongóis e condutores de camelo do Saara – que
têm como objetivo assistir à final da Copa do Mundo
de 2002 (terça, às 16h, sexta, às 19h, domingo, às
21h). Confidencial (Estados Unidos, 2006), de Doug McGrath, trata
do processo de pesquisa do escritor Truman Capote para escrever
o livro À Sangue Frio (terça, às 19h20, quinta, às
15h, sábado, às 21h). Dias Selvagens (Hong Kong,
1991), segundo longa-metragem de Won Kar-Wai, conta a história
de duas belas mulheres que disputam o amor de um mesmo homem (terça, às
21h30, quinta, às 17h, sábado, às 19h20).
Ainda fazem parte da mostra os filmes Amor em 5 Tempos (França,
2004), de François Ozon, Conversando com Deus (Estados Unidos,
2006), de Stephen Simon, Em Segredo (Croácia/Áustria/Bósnia-Herzegovina/Alemanha,
2006), de Mijana Karanovic, Luna Mijovic e Leon Lucev, O Hospedeiro
(Coréia, 2006), de Bong Joon-ho, e Você é Tão
Bonito (França, 2006), de Isabelle Mergault. Até 8
de agosto, na Sala Cinemateca (Largo Senador Raul Cardoso, 207,
Vila Mariana, tel. 3512-6111). Entradas a R$ 8,00 e R$ 4,00. Mais
informações no site www.cinemateca.gov.br.
Drama e Comédia
A mostra “Entre o Drama e a Comédia” reúne
obras dos diretores Pedro Almodóvar e Woody Allen, ambos
criadores de personagens complexos e incomuns. Entre as produções
do espanhol, estão Mulheres à Beira de um Ataque
de Nervos (1988), em que três mulheres que vivem em uma das
coberturas mais chiques da Espanha chegam a seu limite psicológico
(quarta, às 17h, sábado, às 15h, dia 11 de
agosto, às 17h, e dia 16 de agosto, às 19h); e Volver
(2006), que conta a história de uma trabalhadora que busca
salvar sua filha, após ela ter assassinado o pai que tentava
abusar dela (quarta, às 19h, domingo, às 19h, dia
10 de agosto, às 16h30, e dia 18 de agosto, às 14h30).
Entre os filmes de Allen, serão exibidos: Noivo Neurótico,
Noiva Nervosa (1977), em que um humorista judeu e divorciado se
apaixona por uma cantora, com quem vivencia crises conjugais (dias
24, 26 e 31 de agosto); e Tudo o que Você Sempre Quis Saber
Sobre Sexo, Mas Tinha Medo de Perguntar (1972), em que o diretor
satiriza as questões mais complicadas envolvendo a sexualidade
(dias 23 e 25 de agosto e 5 de setembro). O ciclo de Almodóvar
vai até 19 de agosto, e os filmes de Woody Allen podem ser
vistos de 22 de agosto a 9 de setembro. No Centro Cultural Banco
do Brasil (r. Álvares Penteado, 112, Centro, tel. 3113-3651).
Entrada franca, com retirada de senha meia hora antes da sessão.
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