Uma importante contribuição para o Brasil será dada nesta semana pela USP e pela Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da Universidade. De 26 a 28 de setembro será realizada a Conferência Nacional de Bioenergia (Bioconfe), no Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo. O evento reunirá os principais especialistas da área, com o objetivo de fazer propostas para o desenvolvimento do País no setor de bioenergia. Estarão presentes o coordenador da Comissão Especial de Bioenergia do Estado de São Paulo, José Goldemberg, o diretor-científico da Fapesp, Carlos Henrique

Fotos: Banco de Imagens Unica

de Brito Cruz, e o presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Biodiesel (Abiodiesel), Nivaldo Trama, entre outros. O encontro será aberto pela reitora da USP, Suely Vilela (leia abaixo a programação completa da conferência).

Interdisciplinar – “A Bioconfe abordará a bioenergia da forma mais abrangente possível, discutindo desde os avanços científicos e tecnológicos até os impactos positivos e negativos na sociedade e no ambiente”, afirma o professor Wanderley Messias da Costa, chefe da CCS e presidente da Bioconfe. Ele destaca que o evento, interdisciplinar, reunirá pesquisadores das

diferentes áreas envolvidas na produção de bioenergia. Essas áreas incluem a genética, a química, a engenharia, a agronomia e a economia, entre outras. “A nossa finalidade é utilizar o conhecimento que já temos na área e propor estratégias para o Brasil superar as dificuldades tecnológicas e aproveitar essa oportunidade histórica oferecida pela bioenergia.”

foto crédito: Francisco Emolo
Costa: estratégias para o País

Wanderley enfatiza que a conferência será “muito importante” porque fará propostas efetivas para o Brasil superar as atuais dificuldades tecnológicas na área da bioenergia. Entre essas dificuldades está a necessidade de melhorar a tecnologia de fermentação da cana-de-açúcar, a fim de obter mais açúcar e álcool. Ele lembra ainda que é preciso aperfeiçoar o processo de obtenção do etanol por hidrólise, que permite o aproveitamento do bagago da cana. “Precisamos achar meios de aumentar cada vez mais a produção sem aumentar a área de plantio de cana”, diz o professor. “Certamente a Bioconfe fará isso.” A Bioconfe recebe apoio de várias instituições. Colaboram com o evento, por exemplo, a Petrobras, a Associação Brasileira das Indústrias de Biodiesel (Abiodiesel) e a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) também dão seu apoio, além da Fapesp, da Academia Brasileira de Ciências (ABC), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, da Organização dos Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil (Orplana), da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) e do Portal Universia.

A Conferência Nacional de Bioenergia (Bioconfe) da USP será realizada nos dias 26, 27 e 28 de setembro no Maksoud Plaza Hotel (alameda Campinas, 150), em São Paulo. Inscrições podem ser feitas nos dias e local do evento. Mais informações pelo telefone (11) 3091-4806 e na página eletrônica www.usp.br/bioconfe (e-mail: markccs@usp.br).

 

Da tecnologia ao ambiente

A programação completa da Conferência Nacional de Bioenergia (Bioconfe):

Dia 26, quarta-feira

9 horas. Abertura, com a professora Suely Vilela, reitora da USP, e autoridades.

10 horas. Conferência inaugural: “O programa de bioenergia do Estado de São Paulo”, com o professor José Goldemberg, coordenador da Comissão Especial de Bioenergia do Estado de São Paulo.

12 horas. Almoço.

13h30. Painel 1: “Políticas Públicas e Inovação para o Desenvolvimento da Bioenergia”. Coordenação: Carlos Henrique de Brito Cruz (diretor-científico da Fapesp). Expositores: João Eduardo de Morais Pinto Furtado (professor da Escola Politécnica da USP e coordenador-adjunto de Inovação Tecnológica da Fapesp), Luis Augusto Barbosa Cortez (professor da Unicamp) e José Oswaldo Siqueira (diretor de Programas Temáticos e Setoriais do CNPq).

15 horas. Café.

15h15. Continuação das atividades. Debates.

16h30. Painel 2: “Política Energética de Biomassa no Estado de São Paulo”. Coordenação: Saturnino Sérgio da Silva (vice-presidente e diretor-titular do Departamento de Infra-Estrutura da Fiesp). Expositores: Dilma Seli Pena (secretária de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo), Luiz Augusto Horta Nogueira (professor da Universidade Federal de Itajubá).

18 horas. Café.

18h15. Continuação das atividades. Debates.

19h30. Encerramento.

Dia 27, quinta-feira

9 horas. Painel 3: “Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico para a Produção de Bioenergia”. Coordenadora: Beatriz Vahan Kilikian (professora da Escola Politécnica da USP). Expositores: Ricardo Castello Branco (g erente geral de Pesquisa e Desenvolvimento de Gás, Energia e Desenvolvimento Sustentável do Centro de Pesquisas da Petrobras), Weber Antonio Neves do Amaral (professor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da USP e coordenador do Pólo Nacional de Biocombustíveis), Uwe Spörer (especialista em conversão de biomassa da Bayer Technology Services), Jaime Finguerut (pesquisador do Centro de Tecnologia Canavieira) e Elba Pinto da Silva Bon (professora do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro).

10h30. Café.

10h45. Continuação das atividades. Debates.

12 horas. Almoço.

13h30. Painel 4: “Perspectivas de Investimentos em Bioenergia e os seus Impactos na Economia Brasileira”. Coordenador: Guilherme Leite da Silva Dias (professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP). Expositores: Mozart Schmitt de Queiroz (gerente executivo de Desenvolvimento Energético da Petrobras) e Henri Philippe Reichstul (presidente da Companhia Brasileira de Energia Renovável).

15 horas. Café.

15h15. Continuação das atividades. Debates.

16h30. Conferência: “Cenários Mundiais do Biodiesel ”, com Nilvaldo Trama (presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Biodiesel).

17h30. Encerramento.

 

Dia 28, sexta-feira

9 horas. Painel 5: “Bioenergia e Meio Ambiente”. Coordenador: Wanderley Messias da Costa (professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, chefe da Coordenadoria de Comunicação Social da USP e presidente da Bioconfe). Expositores: Paulo Hilário Nascimento Saldiva (professor e coordenador do Laboratório de Poluição Atmosférica da Faculdade de Medicina da USP), Reynaldo Luiz Victoria (professor do Centro de Energia Nuclear na Agricultura da USP), Emílio La Rovere (professor da Coordenação dos Programas de Pós-graduação de Engenharia, Coppe, da Universidade Federal do Rio de Janeiro), Ademar Ribeiro Romeiro (professor da Unicamp), Clayton Campanhola (diretor de Gestão da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, ABDI); Alfred Szwarc (assessor da Presidência da União da Indústria da Cana-de-Açúcar, Unica) e Arnaldo Jardim (deputado federal).

10h30. Café.

10h45. Continuação das atividades. Debates.

12 horas. Almoço.

13h30. Painel 6: “Bioenergia e Indústria Automobilística no Brasil e no Mundo”. Coordenador: Francisco Emilio Baccaro Nigro (professor da Escola Politécnica da USP e pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo, IPT). Expositores: Antônio Roberto Cortês (presidente da Volkswagen Caminhões e Ônibus), José Carlos da Silveira Pinheiro Neto (vice-presidente da General Motors do Brasil), Carlos Américo Pacheco (secretário-adjunto de Desenvolvimento do Estado de São Paulo), Marcos Jank (presidente da Unica), Henry Joseph Júnior (presidente da Comissão de Energia e Ambiente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, Anfavea) e César Augusto Modesto de Abreu (diretor industrial da Bertin Biodiesel).

15 horas. Café.

15h15. Continuação das atividades. Debates.

17 horas. Conferência de encerramento, com Alessandro Teixeira (presidente da Agência de Promoção de Exportações e Investimentos, Apex-Brasil).

 
PROCURAR POR
NESTA EDIÇÃO
O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[
EXPEDIENTE] [EMAIL]