Vamos
 

 

Alunos e fotógrafos


O outro a partir do olhar de Camila Suzuki

A exposição “Alteridade” reúne trabalhos dos alunos da disciplina Fotografia em Editoração da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, que tiveram a tarefa de captar e traduzir “o outro” em ensaios fotográficos e fotomontagens. Os trabalhos foram produzidos a partir de conceitos básicos de técnica e aplicação em saídas fotográficas conduzidas pelo professor Atílio Avancini. O resultado pode ser conferido na exposição em cartaz durante todo o ano de 2008, até a conclusão da próxima turma. Visitação de segunda a sexta , das 8h às 22h, no Espaço Milton Santos, localizado no Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA (av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária). A entrada é franca. Mais informações pelo e-mail ane_kaori@hotmail.com.

 

Divina inspiração

A mostra “Divina Inspiração Sagrada e Religiosa – Sincretismos” apresenta a dualidade entre a religião católica e os cultos de origem africana, influência nas artes do País e também na história de cada pessoa. A exposição, uma parceria com o Museu de Arte Sacra, tem curadoria de Carlos Lemos e Vagner Gonçalves da Silva, e reúne 400 obras, criadas desde a época colonial, como esculturas de santos, terços e ex-votos até vestimentas. Também está em cartaz “Theodoro Sampaio – O Sábio Negro Entre os Brancos”, contando a história do engenheiro baiano, que contribuiu para o desenvolvimento urbano de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, além de várias cidades do interior paulista, e teve intensa participação na criação da Escola Politécnica, que hoje faz parte da Universidade de São Paulo. Até 30 de março de 2008, de terça a domingo, das 10h às 17h, no Museu Afro Brasil (Parque do Ibirapuera, Pavilhão Manuel da Nóbrega, portão 10, tel. 5579-0593). Grátis.

 

Portfólio José Frota


Imagens da periferia do Rio Grande do Norte

A nova edição do projeto Portfólio do Instituto Itaú Cultural traz fotografias de José Frota. Com curadoria de Eder Chiodetto, a mostra reúne 17 imagens que captam ambientes da periferia do Rio Grande do Norte. A forte densidade pictórica se faz presente na textura acumulada nas casas, oficinas, capelas e outros locais como metáfora dos desejos, fé e ciclos da vida. As obras são acompanhadas pelo conto inédito “Menino que Faz os Sonhos”, de Ivan Hegenberg. Frota se desviou da linha documental de sua obra, seguindo pela experimentação. São retratados bairros como Alecrim, o mais populoso e de maior atividade comercial de Natal, e da Liberdade em Parnamirim, onde a população vive da reciclagem de lixo. Em cartaz até 20 de janeiro de 2008, de terça a sexta, das 10h às 21h, e sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h, no Itaú Cultural (av. Paulista, 149, tel. 2168-1776). Entrada franca.

 

Prêmio de Design


Faqueiro Arthur Casas, de Caxias do Sul

A cerimônia de entrega da 21 a edição do Prêmio Design Museu da Casa Brasileira acontece nesta quarta , às 19h, com abertura de exposição. A mostra, que tem museografia de Álvaro Razuk, reúne os 41 produtos selecionados e premiados entre os 394 inscritos. Os primeiros lugares deste ano: Faqueiro 130 peças Arthur Casas (Caxias do Sul), em que o designer se inspirou na geometria da jararaca, criando formas ligeiramente triangulares; a Linha de Balizadores Cut, de Fernando Prado (São Paulo), que criou múltiplas possibilidades de controle de ofuscamento e direcionamento dos fachos de luz com regulagens do alcance e da intensidade de luz; e a Poltrona Gisele, de Aristeu Pires (Gramado), que imprimiu formas e proporção na estrutura da cadeira através de linhas laterais esbeltas. Também foi premiado o texto do livro O Design Brasileiro na Órbita da I Exposição de Arte Concreta: 1948-1966 , de André Stolarski (Rio de Janeiro), além de estar exposto o cartaz vencedor do concurso Identidade Visual, de Danilo Toledo. Outros 15 selecionados pelo júri estão na mostra, entre eles a Luminária Essayage, de Baba Vacaro, e a coleção de tapetes Natureza Urbana, de Beatriz Lettiére e Márcia Bergmann. Até 21 de janeiro de 2008, de terça a domingo, das 10h às 18h, no Museu da Casa Brasileira (av. Brig. Faria Lima, 2.705, tel. 3032-3727). Ingressos: R$ 4,00; aos domingos a entrada é franca.

 

Campo Ampliado


Obra de Alfredo Volpi

A mostra coletiva “Campo Ampliado” reúne 75 obras de artistas residentes do Instituto de Arte Contemporânea, Amilcar de Castro, Mira Schendel, Sergio Camargo e Willys de Castro em diálogo com trabalhos de Alfredo Volpi, Arthur Luiz Piza, Hélio Oiticica, Jean Arp, José Resende, Lucio Fontana e Tunga. Com curadoria de Paulo Sergio Duarte, a idéia é traçar um pequeno romance visual entre as obras. A exposição marca a ampliação do espaço expositivo da instituição, que foi inaugurada oficialmente em 1997, e ainda a abertura do setor de documentação e pesquisa. Projeto museográfico do arquiteto Felippe Crescenti e iluminação de Ricardo Heder. Em cartaz até 30 de março de 2008, de terça a sábado, das 10h às 19h, e domingos, das 12h às 17h. O prédio integra o complexo do Centro Universitário Maria Antonia, e fica na r. Maria Antonia, 258, Vila Buarque, tel. 3255-2009. A entrada é franca.

 
PROCURAR POR
NESTA EDIÇÃO
O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]