Vamos
 

 

Aniversário de São Paulo


Jorge Ben Jor fecha a série de shows no Parque da Independência

A cidade comemora 454 anos e para festejar a data, no próximo dia 25, vários eventos prometem agitar a capital. A Secretaria Municipal de Cultura já programou uma série de shows, a partir das 15h, no Parque da Independência, com encerramento do cantor Jorge Ben Jor, que relembra sucessos de sua carreira, como País Tropical e Taj Mahal, além de mostrar canções do seu CD recém-lançado Recuerdos de Asunción 443, em que reúne suas composições deixadas nos arquivos da gravadora Som Livre, entre 1978 e 1986. Ainda sobem ao palco o Coral Kholwa Brothers e as bandas Glória e Funk Como Le Gusta. No Teatro Municipal de São Paulo, a programação começa às 11h, com a Orquestra Sinfônica Municipal, regida pelo maestro Valério Záccaro, e solos da soprano Berenice Barreira, do barítono Sebastião Teixeira e do tenor Elder Savir, interpretando Carmina Burana, de Carl Orff.

Além de música, será realizada uma Aula-Baile, no Teatro da Dança, que ocupa espaço no Edifício Itália, um dos marcos do centro da cidade. Enfocando a dança de salão, haverá apresentações de coreografias de estilos diversos (bolero, milonga, samba de gafieira e forró), seguido de uma aula aberta ao público e depois por um baile. A coordenação é dos bailarinos Ítalo Rodrigues e Luciana Mayumi (das 15h às 18h, com entrada franca, mas é preciso retirar ingressos na bilheteria do teatro com uma hora de antecedência). Também será apresentado o espetáculo de dança Crendices... Quem Disse?, inspirado no romance A Pedra do Reino, de Ariano Suassuna, com a Companhia de Danças de Diadema. A concepção coreográfica é de Ana Bottosso, que aborda as crendices populares do povo brasileiro, apoiada em gestos e símbolos da dança afro e de referências religiosas, como candomblé e a umbanda, misturada à dança contemporânea (de 25 a 27, sexta e sábado, às 20h, e domingo, às 19h, com entrada franca, na Galeria Olido).


Um mosaico de histórias em O Signo da Cidade, que estréia no dia 25

Há ainda uma estréia programada para a data do longa-metragem O Signo da Cidade, em que São Paulo é a protagonista. Por trás de cada janela, histórias cheias de encontros e desencontros, descobertas e coincidências, se enredam em uma seqüência ágil de cenas curtas. Entre os lugares das filmagens estão a avenida 23 de Maio, viadutos da avenida 9 de Julho, rua 25 de Março, Metrô Sumaré, Minhocão e avenida Paulista, e na trilha Caetano Veloso canta Sozinho na Cidade, composta especialmente para o filme por Bruna Lombardi e música de Carlos Alberto Riccelli (que também assina a direção). O filme já recebeu prêmios de melhor filme pelo júri popular no Festival Internacional de Brasília e no Festival Internacional de Cinema do Amazonas, além de ser premiado em várias categorias no Festival de Goiânia.

E para finalizar, o Museu da Casa Brasileira promove visitas guiadas às obras paulistanas do arquiteto Oscar Niemeyer, em especial ao Edifício Copan, que traz uma instalação com cem rosas do artista plástico Paulo Von Poser pelo centenário de Niemeyer (dias 25, 26 e 27, das 10h às 14h). As visitas partirão do museu, em um microônibus com 23 lugares e monitores especializados. A ação integra o projeto Roteiros MCB/100 Obras de Arquitetura em São Paulo , que conta com o guia Três Momentos de Oscar Niemeyer, em edição bilíngüe, de autoria de Ruth Verde Zein.

Parque da Independência, s/nº, Ipiranga; Teatro Municipal (Praça Ramos de Azevedo, s/nº, Centro, tel. 3222-8698); Teatro da Dança (av. Ipiranga, 344, subsolo), Galeria Olido (av. São João, 473, Centro, tel. 3334-0001); e Museu da Casa Brasileira (av. Brig. Faria Lima, 2.705), neste último com inscrições pelo tel. 3032-2499.

 
PROCURAR POR
NESTA EDIÇÃO
O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]