Vamos
 

 

Segall Realista


Meninas com Criança no Colo, de Lasar Segall

A Galeria de Arte do Sesi recebe uma exposição, com inauguração marcada para esta terça, dedicada ao pintor, desenhista, gravador e escultor lituano Lasar Segall. A mostra exibe cerca de 150 obras do artista pertecentes ao acervo do Museu Lasar Segall, como Interiores Pobres II, Encontro e Progrom e Dois Torsos, trazidas do acervo do Museu Lasar Segall/Iphan, de instituições culturais e colecionadores. Lasar Segall, nascido na capital da Lituânia durante a dominação russa, estudou arte na Alemanha e estabeleceu-se em São Paulo, naturalizando-se brasileiro em 1927. Segundo o curador Tadeu Chiarelli, também membro da direção do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), a obra do artista, ligado às vanguardas européias de sua época, tem início no expressionismo e parte “em busca de um realismo sintético”, desligada das imposições do experimentalismo. A exposição explora as obras de Segall dentro do período do entre guerras, quando o artista alcança maior amadurecimento e complexidade. Também será lançado um catálogo representativo com texto do curador, informações de caráter histórico e reproduções coloridas das obras exibidas. A mostra fica em cartaz até 9 de março, às segundas, das 11h às 20h, de terça a sábado, das 10h às 20h, e domingos, das 10h às 19h, com entrada franca. Na Galeria de Arte do Sesi, localizada na av. Paulista, 1.313, tel. 3146-7405.

 

Arte Conceitual no MAC


Poesia Viva (1977), do experimentalista Paulo Bruscky

Paulo Bruscky, experimentalista e pioneiro da arte conceitual no Brasil, tem suas obras expostas no Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP até 28 de abril. A curadora Cristina Freire aproveita a mostra para lançar o livro Paulo Bruscky – Arte, Arquivo e Utopia (Companhia Editora de Pernambuco, 271 págs., R$ 100,00), após dez anos de pesquisa sobre a obra do artista pernambucano, que nunca pertenceu ao círculo da arte e crítica convencionais. “Ars Brevis” mostra o artista multimídia, um dos primeiros a desenvolver a arte postal, com obras de material precário (desde xerox e mimeógrafos até carimbos, recortes e panfletos) e grande consciência política e social, herança do grupo vanguardista Fluxus. A exposição se subdivide em sete partes, obedecendo à trajetória de Bruscky: Eu Comigo, Arte Postal, Poesia Virtual, Máquinas Poéticas, Biblioteca, Hospital-Estúdio e Cotidiano. Direto do Recife, onde mora, o artista enviou cerca de 70% das obras, que se uniram ao acervo do MAC para compor a exposição. A curadora comenta sobre a dificuldade de encontrar lugares específicos com esse tipo de trabalho (livros-objeto, arte postal e projetos de performance) e afirma que, “hoje, o MAC possui o mais importante acervo de arte conceitual do País”. Até 28 de abril, terça a sexta, das 10h às 18h, e sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h, com entrada franca. O museu fica na r. da Reitoria, 160, Cidade Universitária, e o agendamento de visitas deve ser feito pelo tel. 3091-3328.

 

Os vários papéis do desenho


Entreparedes(2007), de Tamara Andrade

A exposição “Alguns Aspectos do Desenho Contemporâneo” integra o projeto O Desenho e Seus Papéis, uma idealização da artista plástica Edith Derdyk, que inclui ainda oficinas, palestras e mesas-redondas, e que acontece a partir de sexta até 30 de março. A mostra, concebida pela artista Shirley Paes Leme, enfoca as várias formas de pensar o desenho na arte contemporânea brasileira. No dia 26 de fevereiro será lançado o livro Disegno, Desenho, Desígnio pela Editora Senac, com organização de Edith Derdyk. Inúmeros profissionais de diferentes áreas da arte, assim como da ciência, foram convidados para participar das atividades e expor o desenho como elemento de base do pensamento (eles também vão participar do simpósio homônimo, que vai de 26 de fevereiro a 9 de março). O projeto procura evocar reflexões sobre o desenho contemporâneo e suas interfaces com outras linguagens e áreas do conhecimento, estimulando a produção artística e intelectual dos participantes. O Sesc Pinheiros fica na r. Paes Leme, 195, e funciona de terça a sexta, das 13h às 21h30, sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30. Mais informações no tel. 3095-9400. Gratuito.

 

Cidades no Espelho


A São Paulo antiga

A exposição fotográfica “Cidades no Espelho” tem inauguração marcada para esta sexta, às 11h, no instituto Italiano di Cultura de São Paulo. A mostra reúne fotografias tanto de São Paulo quanto de Roma, uma homenagem ao aniversário da cidade paulistana com enfoque nas transformações provocadas pela vinda dos italianos ao Brasil. Luigina Peddi, diretora do Instituto, afirma que “São Paulo e Roma foram cidades que viveram o maior crescimento populacional e urbano nos dois países”. As imagens em exibição apontam ruas, praças e marcos históricos, datando de 1815 a 1920. Uma coleção de livros do acervo da biblioteca do Instituto, que documenta a presença italiana em São Paulo , será apresentada juntamente com as fotografias. Em cartaz até 31 de janeiro, de segunda a quinta, das 15h às 17h, com entrada gratuita, no instituto (av. Higienópolis, 436). Mais informações pelo tel. 3660-8888.

 
PROCURAR POR
NESTA EDIÇÃO
O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]