Passar pelo vestibular mais concorrido do País e ser aprovado na melhor universidade brasileira é, sem dúvida, uma grande conquista!

Congratulo-me com vocês, os novos alunos da USP, pela vitória. A partir de agora, vocês integram a grande e valorosa comunidade uspiana. É uma honra recebê-los em nossa instituição.

Foto crédito: Francisco Emolo

A nova fase que ora se inicia é plena de expectativas e rica em experiências. É, também, marcada pelos compromissos, que não são poucos. O maior deles é a dedicação aos estudos. Esta se reverte em benefício para vocês mesmos e em respeito à sociedade, que financia as instituições públicas e gratuitas, como a nossa universidade.

As dimensões da USP são gigantescas: 74,5 mil quilômetros quadrados de área total, distribuídos em sete campi, quase 80 mil alunos, entre graduandos e pós-graduandos,

228 cursos de graduação, 230 programas de pós-graduação, mais de 5 mil professores e número superior a 15 mil funcionários técnico-administrativos.

As oportunidades que a USP oferece para a formação plena de seus alunos são inúmeras. Aproveitá-las ao máximo é tarefa que cabe a cada um de vocês.

Desde os primeiros anos, é possível, por exemplo, participar das pesquisas desenvolvidas nas 40 unidades da Universidade, entre faculdades e institutos, o que fortalece a formação do futuro profissional.

Mais de 700 cursos de extensão, entre especialização, aperfeiçoamento e difusão, são oferecidos como parte da educação continuada, de grande importância na atualidade.

Acervo bibliográfico expressivo e abrangente, distribuído nas 39 bibliotecas, fará parte de suas vidas acadêmicas, complementando os ensinamentos em sala de aula.

Foto crédito: Francisco EmoloCultura e esporte também compõem as oportunidades oferecidas pela instituição. Cinco museus institucionais, além daqueles distribuídos nas faculdades e institutos, cinema, teatro e os centros de práticas esportivas permitem o fortalecimento da formação humanística de seus alunos.

A USP tem tradição no ensino e na pesquisa e, permanentemente, seus docentes e funcionários técnico-administrativos se dedicam à busca da excelência nessas atividades. Assim, o nosso compromisso é com a qualidade na formação superior, que lhes permita exercer a profissão com competência e a serviço do desenvolvimento socioeconômico do Estado e do País.

Parabéns a todos!

Suely Vilela é reitora da USP. O texto acima foi publicado originalmente no Manual do Calouro 2008.

 
PROCURAR POR
NESTA EDIÇÃO
O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]