É com grande satisfação e alegria que o saudamos e acolhemos no espaço da USP. Iniciar a graduação representa uma importante etapa na sua vida pessoal, social e profissional, porque você superou as dificuldades do vestibular, definiu um campo de estudos e uma carreira de pesquisador e de profissional, ingressará em novos grupos de amizade e, conseqüentemente, assumirá novas e diversas responsabilidades.

Foto crédito: Cecília Bastos

A Universidade é uma instituição educativa cuja finalidade é o permanente exercício da crítica, que se sustenta na pesquisa, no ensino e na extensão. Ou seja, na difusão e produção do conhecimento a partir da problematização dos conhecimentos historicamente produzidos e de seus resultados na construção da sociedade humana e das novas demandas e desafios que esta coloca.

A finalidade dos cursos de graduação da USP é a formação de profissionais competentes para interferir científica, técnica, cultural e socialmente na construção de uma sociedade que se deseja justa e democrática.


Vivemos em um mundo marcado pela quantidade e velocidade da informação. No entanto, não é a simples exposição aos meios de informação que nos faz sábios. É preciso que professores e alunos se disponham a desenvolver permanente postura reflexiva crítica diante do que nos é oferecido.

Por isso, o espaço universitário uspiano lhe oferece inúmeras oportunidades de estudo dos programas curriculares, da busca e do acesso ao conhecimento através de suas bibliotecas e de outras mídias. Entendendo que a formação profissional tem por base a formação ampla e a mais completa possível do ser humano, você deverá usufruir das amplas possibilidades para sua formação cultural, através dos museus e institutos de artes, de literatura e de ciências, do teatro, da música orquestral e coral e da cinemateca da nossa universidade.

Se você está num curso da área de exatas ou biológicas, aproxime-se das humanidades, freqüentando disciplinas, seminários, eventos artísticos, literários, políticos, educacionais, filosóficos, éticos e do campo do direito, da saúde e da comunicação em geral. Se você está num curso da área das humanidades, aproxime-se das exatas e biológicas, também através de suas disciplinas, seminários e eventos sobre os temas desafiantes e interdisciplinares que o desenvolvimento científico e tecnológico coloca a todo momento para a sociedade humana.

Foto crédito: Cecília BastosAssim, a USP espera contribuir para sua formação universitária que ora se inicia. As práticas esportivas, as agremiações estudantis, a representação discente, acreditamos, possibilitam o desenvolvimento pessoal, social e a formação de lideranças necessárias à inserção profissional.

Manter essas condições numa universidade pública como a USP requer amplo investimento da população, que em sua maioria não pode usufruir diretamente, como você, de seus benefícios. Por isso, prezado calouro, o retorno de cada um de vocês terá que ser da melhor qualidade possível na construção da nossa sociedade. É esse o nosso compromisso.

Para bem introduzi-lo no universo uspiano, você contará com a Semana de Recepção ao Calouro. Realizada em cada uma das faculdades, escolas e institutos, com a participação de suas Comissões de Graduação e a adesão dos Centros Acadêmicos e da Atlética, constitui um ato simbólico que marca o ingresso dos novos graduandos como um momento de congraçamento cordial, sem violência e constrangimentos. Durante a Semana você receberá informações completas sobre a graduação, os canais de participação e os diversos programas que podem facilitar sua vida de universitário.

E para você, estudante que apresenta renda familiar insuficiente, oferecemos vasto programa de bolsas para apoiar sua permanência e favorecer o desenvolvimento de seus estudos com qualidade acadêmica.

Por ora, receba o cordial abraço da Pró-Reitoria de Graduação, espaço de diálogo e acolhimento a todos os estudantes da USP.

Selma Garrido Pimenta é pró-reitora de Graduação da USP. O texto acima foi publicado originalmente no Manual do Calouro 2008.

 
PROCURAR POR
NESTA EDIÇÃO
O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]