Quando era criança, a paulistana Bruna Arnizant Dezorzi, hoje com 23 anos, já sentia o desejo de ser médica veterinária. Ela tem um carinho especial por animais, tanto que desenvolveu o hábito de tomar para si cachorros abandonados na rua. Atualmente sua coleção soma 17 cães, que ficam num sítio da família em Indaiatuba (SP). Neste

Foto crédito: Francisco Emolo

ano, Bruna passou no vestibular da Fuvest para o curso de Medicina Veterinária da USP. “Foi uma conquista. Eu estudei muito durante o ano passado inteiro”, comemora. “Agora quero me dedicar bastante ao curso, conhecer especialistas na área e, quem sabe, me especializar em grandes felinos.”

Bruna é uma dos 10.302 novos alunos da USP, que nesta semana chegam à Universidade para a primeira atividade de sua vida acadêmica – a Semana de Recepção aos Calouros, que neste ano completa dez anos (leia texto abaixo). Desta segunda-

feira, dia 25, até sexta-feira, dia 29, uma extensa programação será realizada nas 40 unidades da USP instaladas nos sete campi – localizados em São Paulo , Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto e São Carlos –, com a finalidade de integrar os calouros ao ambiente acadêmico. A programação, promovida pelas unidades, inclui desde palestras e visitas a laboratórios até festas e churrascadas. Abusos e violência durante a recepção dos novos alunos não são tolerados na USP e devem ser denunciados através do Disque Trote (0 800 012 10 90), disponibilizado pela Reitoria.

Atividades – Além de extensa, a programação da Semana de Recepção aos Calouros é variada e culturalmente rica. Na Escola de Comunicações e Artes (ECA), por exemplo, haverá oficinas de teatro e fotografia, apresentação de bandas, churrasco e uma palestra sobre cinema independente, entre outras iniciativas. Na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), a centenária unidade da USP localizada em Piracicaba, os calouros serão recebidos já no domingo, dia 24, com uma apresentação do Coral Luiz de Queiroz, seguida da apresentação dos departamentos e de um almoço de confraternização, com os pais dos calouros também como convidados. À tarde haverá um passeio pelo campus de Piracicaba.

Foto crédito: Nikhil
Bruna: futura veterinária

Já o Instituto Oceanográfico da USP realizará o Trote Solidário. A programação prevê a coleta de sangue nesta segunda-feira, dia 25, pelo Hemocentro da Santa Casa. Na quinta-feira, dia 28, cerca de 30 crianças, alunas do lar-escola Cairbar Schutel, serão recepcionadas no instituto, tendo os calouros como guia na visita. A semana terá ainda a palestra “Arqueologia subaquática”, ministrada pelo oceanógrafo Flávio Calippo. Os calouros devem verificar na sua unidade a programação da semana.

A reitora Suely Vilela proferirá aula magna no dia 25, às 10 horas, na Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP), e no dia 29, às 11 horas, na Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB).

 

Manual orienta calouros

Além da Semana de Recepção aos Calouros, os novos alunos da USP possuem outro recurso para se orientar na Universidade. Trata-se do Manual do Calouro 2008 , uma publicação da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da USP. Já em sua 13 a edição, o manual – criado em 1996 – é distribuído gratuitamente para os estudantes recém-chegados no ato da matrícula.

Iniciando com textos de boas-vindas da reitora Suely Vilela e da pró-reitora de Graduação, Selma Garrido Pimenta, o Manual traz informações separadas por campi. Assim o aluno pode facilmente localizar sua unidade e saber um pouco sobre sua história. Por exemplo, na seção relativa ao campus de Bauru, fica-se sabendo que ali há uma única unidade de ensino e pesquisa, a Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB), que foi fundada em 1948, oferece os cursos de Odontologia e Fonoaudiologia, e possui seis departamentos e 93 professores. Endereço eletrônico, telefone e e-mail da unidade também constam ali. Além da FOB, o campus abriga o Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (fundado em 1967) e a Prefeitura do campus, informa o Manual.

Na seção História, o leitor encontrará dois textos. Um deles aborda a história das universidades, desde o seu surgimento, no século 12, na Europa. A instituição surgiu em cidades como Paris, Bolonha e Oxford inspirada na idéia platônica de alma – segundo a qual o espírito humano deve travar relações com toda a realidade, e não apenas parte dela. É por isso que a universidade investiga todas as áreas do saber, acrescenta o Manual.

Mas tem mais. O Manual do Calouro 2008 traz um Guia de Serviços, com vários serviços oferecidos pela Universidade aos alunos, nos setores de assistência social, arte e cultura, bibliotecas, comunicação, esportes, informática e saúde, entre outros. A publicação traz ainda o Calendário Escolar 2008.

O Manual é produzido por uma equipe de profissionais de três setores da CCS: a Divisão de Mídias Impressas, a Divisão de Relações Públicas, Marketing e Publicidade e a Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online.

 

Semana de Recepção chega à 10 a edição

Criada por uma portaria da Reitoria em dezembro de 1998, com a finalidade de promover a integração dos novos alunos ao ambiente universitário, a Semana de Recepção aos Calouros – que neste ano realiza sua 10 o versão – tem como objetivo promover a solidariedade entre alunos veteranos e os calouros. Iniciativa da Reitoria da USP, a semana premia a unidade que melhor recepciona seus calouros. O prêmio consiste numa escultura itinerante – ela fica um ano com a unidade vencedora – da artista plástica Carmela Gross. O centro acadêmico daquela unidade recebe um microcomputador e uma impressora. Os vencedores são definidos por uma comissão da Pró-Reitoria de Graduação e da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária.

Além da premiação, a semana conta sempre com um slogan – neste ano é “Sua vez de recepcionar quem chega” – e disponibiliza um número de telefone para denúncias de maus-tratos, constrangimentos e violências praticados por veteranos contra calouros. O número é 0800 012 10 90. Esse serviço teve início em 2000. “A linha é disponibilizada 12 horas por dia durante um mês, abrangendo todos os períodos de matrículas da Fuvest (da 1ª à 4ª chamada). O recebimento das ligações é feito por alunos de graduação, monitores das Salas Pró-Aluno, sob a supervisão do coordenador do Grupo de Trabalho Pró-Calouro da Pró-Reitoria de Graduação e da Ouvidoria da USP. Semanalmente são emitidos relatórios das ocorrências para os devidos encaminhamentos”, informa a Pró-Reitoria de Graduação. Cartazes, cartões-postais e adesivos também são produzidos para divulgar a semana para toda a comunidade acadêmica.

Na primeira Semana de Recepção aos Calouros, em 1999, a unidade vencedora foi a Escola de Enfermagem. A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), de Piracicaba, e o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), de São Carlos, receberam menção honrosa. As demais unidades vencedoras da semana, até hoje, são: Faculdade de Medicina, Instituto de Química, Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto, Instituto Oceanográfico, Instituto de Química de São Carlos, Faculdade de Odontologia, Faculdade de Direito e Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto.

 
PROCURAR POR
NESTA EDIÇÃO
O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[
EXPEDIENTE] [EMAIL]