Vamos
 

 

O Feminino na Dança

O Centro Cultural São Paulo (CCSP) apresenta a 17ª edição de O Feminino na Dança, que reúne espetáculos, uma exposição fotográfica homônima e ciclo de conversas com a professora e crítica de dança Helena Katz. O evento é gratuito e fica em cartaz até 16 de março (as apresentações ocorrem de quarta a sábado às 21h e domingos às 20h). Serão exibidos os espetáculos Irregularidades Coerentes, de Adriana Coldebella, Beatriz Sano e Larissa Ballarotti, que aborda a fluência de relações criadas e estabelecidas no decorrer do tempo; e OU, de Lívia Seixas, que se divide em “peças-lego” a serem combinadas pelo público. A mostra fotográfica reúne imagens do acervo do CCSP e fica aberta de terça a domingo, das 10h às 22h. Ademais, a partir desta quinta, meia hora antes do início das apresentações, Helena Katz introduz um tópico teórico à platéia. Após o espetáculo, a professora conversa com os artistas sobre conexões entre teoria e os trabalhos apresentados. O CCSP fica na r. Vergueiro, 1.000, Paraíso. Mais informações pelo tel. 3383- 3402. A programação completa pode ser encontrada no site www.centrocultural.sp.gov.br.

 

Homenagem à mulher no Sesc


Lígia Moreira aborda obras de Clarice Lispector e Cecília Meirelles em Amor, versos e Melodia

O Sesc Ipiranga abre o mês de março com várias homenagens ao dia da mulher, entre elas a apresentação do grupo feminino Orquídeas do Brasil, nesta sexta, dia 7, às 21h. A banda, fundada em 1992, é integrada por nove artistas que acompanham Itamar Assumpção. O repertório é composto pelos discos da trilogia Bicho de Sete Cabeças e canções inéditas do compositor, rearranjadas pelo grupo. No sábado, dia 8 (às 18h), acontece o Sarau lítero-musical com a presença dos poetas Antônio Lázaro de Almeida e Cássio Junqueira. Serão apresentadas obras de escritoras como Adélia Prado, Cecília Meireles, Cora Coralina e da contista Sonia Manski. Os músicos convidados são Miriam Samorano, Ana Lee, Elisa Gatti, Gabriel Medeiros, Aurora Maciel e Cássio Junqueira, entre outros. Ainda no sábado, às 20h, a cantora Lígia Morena, que iniciou carreira na década de 70 no interior de São Paulo, estrela “Amor, Versos e Melodia”, show no qual aborda as obras de Clarice Lispector, Cecília Meirelles e Florbela Espanca, acompanhada do violonista Maurinho Mattos e de Márcio Forte na percussão. Durante o espetáculo, que conta com participação especial do poeta e cordelista Tin Alves, serão intercaladas citações de poesia de cada autora homenageada. A entrada para os eventos é gratuita, à exceção do show “Orquídeas do Brasil” (R$ 15,00). Sesc Ipiranga fica na r. Bom Pastor, 822. Mais informações pelo tel. 3340-2000.

 

Etiqueta japonesa

A pesquisadora em Cultura Japonesa e Reeducação Comportamental em Empresas Lumi Toyoda é convidada do Sesc Pinheiros para a apresentação A Etiqueta da Culinária Japonesa, parte do projeto Comidas, Palavras e Prazeres. O bate-papo acontece dia 12 de março, às 18h30, e introduz o público no significado dos rituais e manuseio de utensílios nipônicos. Primeiramente, os participantes serão contextualizados sobre a geografia e clima do Japão, determinantes no tipo de alimentação local, e irão aprender rudimentos da cultura nipônica. Após essa exposição, a convidada revela informações práticas da elegância à mesa (manipulação de hashis e tigelas), os cumprimentos e o respeito aos alimentos, uma vez que “a grande maioria desconhece as regras de elegância e sofisticação”, diz a pesquisadora, que informa também que “no Brasil, apenas o básico das regras de comportamento à mesa são praticadas por imigrantes e seus descendentes”. São oferecidas 60 vagas para o evento, gratuito. As inscrições podem ser feitas até o dia da apresentação, na Central de Atendimento do Sesc, que fica na r. Paes Leme, 195. Mais informações pelo tel. 3095-9400.

 
PROCURAR POR
NESTA EDIÇÃO
O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]