SYLVIA MIGUEL

Ping-Pong

Novos campos de pesquisa no IEA

Abrir novas linhas de pesquisa interdisciplinares é um dos objetivos do novo diretor do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, professor César Ades, que tomou posse do cargo no dia 27 de fevereiro.

Foto crédito: Francisco Emolo

Quais suas prioridades à frente do IEA?

O IEA tem um aspecto integrador e interdisciplinar por natureza. Propõe uma visão de ciência e de cultura em que uma não fica apartada da outra, pois ambas se beneficiam quando há o encontro entre formas diferentes de pensar. A criatividade é, portanto, um outro ponto importante da ciência. Nesse sentido, queremos intensificar a atividade de pesquisadores em diversas áreas, especialmente educação e problemas ambientais, seja trazendo pesquisadores de fora ou promovendo um intercâmbio entre os da Universidade.

Já tem algumas linhas de ação nesse sentido?

Além de mantermos todo o trabalho dos diretores anteriores, no momento estamos inaugurando uma nova cátedra no Chile, chamada Bernardo O'Higgins, que será ministrada na Universidad de La Frontera. É uma maneira de interagir mais com aquele país e trazer seus professores e pesquisadores para atividades científicas aqui na Universidade.


De que forma o trabalho do IEA chegará ao grande público?

Aumentar a visibilidade do instituto é outra prioridade. Muito do que estudamos tem tido um reconhecimento que pode ser atestado pelo número recorde de visitas na base de dados Scielo, em nossa revista Estudos Avançados . Além disso, os seminários e encontros que realizamos também são uma forma de levar ao público os conhecimentos aqui produzidos. Mas certamente vamos buscar outras formas de interagir com os diversos setores da sociedade, em especial para estimular políticas públicas a partir dos resultados dos nossos estudos.

RÁPIDAS

Curso no IEE

Estão abertas as inscrições para o curso Formação em Gestão de Energia e Gases Combustíveis do Instituto de Eletrotécnica e Energia da USP. Esse curso tem como objetivo formar e ampliar a visão profissional dos participantes na gestão de negócios e nas tecnologias relacionadas às diferentes formas de energia. Especial destaque será dado aos usos finais da energia – incluindo suas dimensões tecnológicas – através da apresentação de estudos de caso. Serão identificadas as principais tecnologias relacionadas ao uso dos gases e as dificuldades para sua implementação no Brasil. Mais informações podem ser obtidas aqui.

90 anos da FSP

As comemorações dos 90 anos da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP terão início nos dias 6 e 7 de abril, com o Seminário Internacional Desafios da Saúde Pública (Passado, Presente e Futuro). A abertura do Seminário será às 16 horas do dia 6 (domingo), com a presença de autoridades da área da saúde e da USP. As atividades científicas acontecerão no dia 7, Dia Mundial da Saúde.

Entrevista

Na edição passada, o texto da entrevista com o diretor do Instituto de Geociências da USP, professor Colombo Celso Gaeta Tassinari, foi publicado nesta seção com falhas, devido a problemas técnicos na gráfica. Apesar dos erros, somente uma informação não pôde ser compreendida pelo leitor: a de que os investimentos numa nova ala para o Laboratório de Geocronologia de Alta Resolução do Instituto de Geociências, com apoio da Fapesp e Petrobras, serão de US$ 5 milhões.

 

ORELHÃO

O seu espaço é aqui. Envie dicas e sugestões de pautas para silvimig@usp.br ou jornausp@usp.br. Explique suas razões e exerça sua cidadania. Não se esqueça de deixar nome e telefone.

 
PROCURAR POR
NESTA EDIÇÃO
O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[
EXPEDIENTE] [EMAIL]