Vamos
 

 

Marcas da Violência


Ônibus 174, documentário de José Padilha

Encerrando a mostra, serão exibidos nesta semana dois filmes dirigidos por Michael Haneke: Violência Gratuita (Áustria, 1997), em que uma família vai passar as férias à beira de um lago, até que a mulher fica sozinha e dois homens chegam à casa, dando início a discussões infundadas que levam repentinamente a um ambiente pesado, de perversão e violência (segunda, às 16h, e terça, às 19h); e Caché (França, 2005), história de um casal que recebe uma fita com imagens de sua casa filmada de fora, e estranhos desenhos, e passa a investigar o fato (terça e quinta, às 16h, e quarta e sexta, às 19h). Também será exibido o documentário brasileiro Ônibus 174 (2002), de José Padilha, sobre o seqüestro de um ônibus no Rio de Janeiro com cobertura integral pela mídia, misturando entrevistas e documentos oficiais, além de reconstruir a trajetória de vida do seqüestrador na busca pelas raízes sociais que o levaram à violência (segunda e quinta, às 19h, e quarta e sexta, às 16h). O Cinusp fica na r. do Anfiteatro, 181, favo 4 das Colméias, Cidade Universitária, tel. 3091-4419. Grátis.

 

Dean Martin


A primeira versão de Onze Homens e um Segredo, de 1960

Inicialmente showman em boates, depois cantor e galã romântico, Dean Martin fez dupla com o comediante Jerry Lewis e atuou em filmes de guerra e faroestes. A segunda fase de sua carreira cinematográfica, iniciada em 1958, é tema da mostra que começa nesta sexta na Galeria Olido. Na abertura, serão exibidos Os Deuses Vencidos (EUA, 1958), de Edward Dmytryk, baseado no best seller que marcou a estréia literária do autor norte-americano Irwin Shaw, a partir de experiências pessoais do escritor que conta a história da Segunda Guerra Mundial do ponto de vista de ambos os lados (16h); Onde Começa o Inferno (EUA, 1959), de Howard Hawks, faroeste clássico que coloca de um lado o bando de pistoleiros e do outro o xerife (19h); e Onze Homens e um Segredo (EUA, 1960), de Lewis Milestone, que se passa na véspera de ano novo, quando um grupo formado por líder e dez cúmplices aproveita a festa para iniciar uma série de assaltos a cassinos de Las Vegas (21h30). Ainda na programação, Quatro Heróis no Texas, de Robert Aldrich, e Aeroporto, de George Seaton, entre outros. Até 6 de abril, na galeria (av. São João, 473, Centro, tel. 3334-0001, ramal 2006). Grátis.

 
PROCURAR POR
NESTA EDIÇÃO
O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]