Vamos
 

 

Ata-me. Desata-me


Obra em papel machê, de grandes dimensões

A artista plástica Miriam Rigout apresenta a mostra “Ata-me. Desata-me” no Espaço Cultural Banco Central do Brasil até o dia 22 de abril. Há uma década Miriam se dedicava à pintura e cerâmica, mas, ao se deparar com uma obra de papel machê na Filadélfia, encontrou no papel um material e uma técnica para desenvolver obras versáteis e de grandes dimensões. Na atual exposição Miriam valoriza o aspecto afetivo das esculturas: fitas, tiras e nós representam laços que se formam nos relacionamentos interpessoais, do desejo de permanecer unido e da dificuldade de libertar-se. A mostra conta ainda com uma instalação composta de 20 cabeças de papel reciclado proveniente do lixo de escritórios. Visitação de segunda a sexta (exceto feriados), das 10h às 16h, no Banco Central (av. Paulista, 1.804). Mais informações pelo tel. 3491-6916. Grátis.

 

Flores e Aves na Paisagem

O Museu da Casa Brasileira inaugura nesta terça a exposição “Flores e Aves na Paisagem”, com os vencedores do 13o Concurso Banco Itaú BBA de Fotografias e do 1o Concurso Avistar Itaú BBA – Aves Brasileiras. São 93 imagens de flores e da avifauna brasileira, com curadoria de Maureen Bisilliat, que integrou o júri de um dos concursos. Serão exibidas as fotos da flora de Alessandro Gruetzmacher, que recebeu o primeiro lugar na categoria Árvore Florida com Cássia Carnaval; Ricardo Adolfo Kirsch, melhor foto de Plantação Agrícola Florida com Plantação de Pêssego; Guacyr Moraes Aranha, também primeira colocação do grupo de Natureza Florida com Floresta de Mulungus; e de aves de Marcelo Ismar Santana, que recebeu o mais alto prêmio na categoria Melhor Fotografia com Arimbamba; Edson Endrigo, vencedor da premiação hors concours com Pica-pau-do-Panaíba, entre outros. A mostra fica em cartaz até 14 de maio, de terça a domingo, das 10h às 18h, no museu (av. Brig. Faria Lima, 2.705). Mais informações pelo tel. 3032-3727. Os ingressos custam R$ 4,00.

 

Os desenhos de Brennand


Mulher de Bengala, de 2000, de Francisco Brennand

Tem início neste sábado, a exposição “A Alma Gráfica – Brennand Desenhos”, apresentando o lado menos conhecido de Francisco Brennand, que se consagrou internacionalmente como escultor e ceramista. São 59 desenhos e quatro esculturas, além de plotagens mostrando o ateliê do artista em Recife. “Da mesma forma que na escultura, o universo e a figura feminina – e a sexualidade – constituem o centro de interesse do desenho”, escreve o curador Olívio Tavares. Explica que “À sólida e sóbria beleza das Cretenses, por exemplo, superpõem-se o leve mistério de A Culpa e a deliciosa provocação de Juventude Estudiosa... Assim como Chapeuzinho Vermelho Vencedora salta com certa perversidade da história infantil para o topos do macho humilhado diante da Vênus triunfante”. A exposição vai até 25 de maio, de terça a sábado, das 9h às 21h, e domingos, das 10h às 21h, na Galeria Paulista da Caixa Cultural (av. Paulista, 2.083). Mais informações pelo tel. 3321-4400. Entrada franca.

 

Palavra, música e imagem

Chang Chi Chai, artista chinesa naturalizada no Brasil, Marcelo Tápia, Alberto Saraiva e Lenora de Barros apresentam “Arte e Música – Atravessamentos Poéticos”. A exposição, com concepção de Maria Julia Pinheiro, fala da relação entre palavra, música e imagem a partir das linguagens particulares de cada artista plástico. Chang Chai exibe a instalação sonora Yung Eterno, composta por oito monjolos transparentes no qual redesenha o termo yung para recuperar o murmúrio da palavra, que deriva de um pictograma com três ondas que significa água; Marcelo Tápia apresenta Fórmula do Mar, que evoca a épica grega e sua escrita fonética; Alberto Saraiva transita entre a existência do inominável versus a infinidade de nomes em Tem Gente Aí, seu vídeo-poema; e Lenora de Barros traz seu díptico CalaBoca e Silêncio, relembrando que toda arte, assim como a música, possui uma fração de silêncio, em torno do qual se constroem os discursos. Em cartaz até 25 de maio, de terça a domingo, das 9h às 21h, Caixa Cultural (Praça da Sé, 111, tel. 3321-4400). Grátis.

 
PROCURAR POR
NESTA EDIÇÃO
O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]