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Textos inéditos de Pirandello


Textos inéditos do dramaturgo italiano

As companhias Linhas Aéreas e Atelier de Manufactura Suspeita trazem novamente duas peças com textos inéditos de Luigi Pirandello. Com direção de Maurício Paroni, os espetáculos desenvolvem e ampliam “a investigação da exploração dos limites entre ficção, realidade e o jogo de papéis”. Como Você Me Quer narra a história de uma mulher que tem uma vida dupla: ora como Elma, sua existência de origem, ora como Sra. Lúcia, esposa de Bruno e desaparecida na 1a Guerra Mundial, discutindo os dilemas da identidade, a realidade das aparências e a relatividade da verdade. Já Cada Um a Seu Modo repensa a tradição do jogo de papéis entre espectadores, autor e atores. Para tanto, a peça cria uma simulação de que o público se encontra ao fundo do palco, e a encenação do suicídio do artista plástico que flagrou a noiva com o futuro cunhado, um diplomata português, é assistida por este, que se enfurece ao reconhecer-se no drama. A primeira fica em cartaz até 28 de maio, às quartas, e a segunda até o dia 29, quintas, sempre às 21h. No Teatro João Caetano, que fica na r. Borges Lagoa, 650, Vila Clementino. Mais informações pelo tel. 5573-3774. Os ingressos custam R$ 15,00 e R$ 20,00, respectivamente.

 

Fausto.org

Dando continuidade às comemorações de 60 anos da Escola de Arte Dramática (EAD) da USP, a Sociedade Baderna apresenta o ensaio Fausto.org, inspirado no Fausto Zero, de Goethe. Na peça, o jovem paulistano Fausto tem sua história e seus dilemas narrados, assim como o pacto que realiza, sua ida à periferia e a morte de Margarida. Direção de Pedro Mantovani e dramaturgia de Anderson Gonçalves, também em parceria com Mantovani. Orientação de Cristiane Paoli Quito e José Fernando Azevedo. Em cartaz até 15 de junho, sextas e sábados, às 21h, e domingos, às 20h (exceto nos dias 6, 7 e 8 de junho), no Teatro Laboratório da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, que fica na av. Prof. Luciano Gualberto, trav. J, 215, Cidade Universitária. A entrada é franca e os ingressos podem ser retirados com uma hora de antecedência. Mais informações pelo tel. 3091-4376.

 

Dos quadrinhos para o teatro

Foto crédito: Carlos Gueller
História de Laerte vai para os palcos com a Cia. La Mínima

Quadrinhos de Laerte são adaptados para o teatro pela Companhia La Mínima na peça A Noite dos Palhaços Mudos, em cartaz até 29 de maio. A dupla de palhaços interpretada por Domingos Montagner e Fernando Sampaio invade uma organização secreta na tentativa de resgatar um nariz vermelho mutilado e acaba se envolvendo em cômicas perseguições com truques de mágica e números musicais. A peça expõe o conflito entre as intolerâncias urbanas e o universo irreverente dessa figura bufa e discute o embate entre o conservadorismo e a fragilidade do arquétipo do palhaço. Segundo Laerte, trata-se de uma contestação da “falta de flexibilidade daqueles que não entendem a relatividade das culturas” através, justamente, de um personagem que lida diariamente com a quebra de valores absolutos. Participação especial de Fábio Espósito. Às quintas, às 21h, no Espaço Parlapatões, que fica na Praça Roosevelt, 158, Centro. Mais informações pelo tel. 3258-4449. Os ingressos custam R$ 20,00.

 

Loucos por Amor


Peça do autor americano Sam Shepard

Vencedora do prêmio de melhor texto em Nova York, a peça Loucos por Amor (Fool for Love) do autor, diretor e ator americano Sam Shepard acaba de estrear no Teatro Coletivo Fábrica. No enredo, a história de um casal de namorados, com uma relação cheia de conflitos, que acaba buscando experiências intensas, e sem reservas, ao universo das paixões, levando a um triângulo amoroso. O cenário, a iluminação e a trilha sonora marcam a atmosfera de suspense, intriga e mistério da peça, que tem pitadas de melodrama e um inesperado fim. Com participação especial do ator Umberto Magnani, que está comemorando 40 anos de carreira. A direção é de Francisco Medeiros. Em cartaz até 29 de junho, sextas e sábados, às 21h30, e domingos, às 20h, no teatro (r. da Consolação, 1.623, tel. 3255-5922), com ingressos a R$ 30,00 (neste fim de semana com preços populares a R$ 5,00).

 

A Curandeira

O Teatro Opera Buffa apresenta a nova peça da Cia. Confraria das Três Águas: A Curandeira. Com direção de Melani Halpern e atuação de Adriana Fortes, a montagem faz breve citação do Mahabharata, um dos maiores clássicos épicos da Índia, e é inspirada nos estudos simbólicos da sabedoria sufi, cabala, candomblé e hinduísmo, propondo reflexões sobre como o homem seria se religado à natureza. Narra a busca de uma curandeira pela extinção dos males da alma, do pensamento e dos sentimentos, configurando um encontro do humano com o sentido do sagrado. Fica em cartaz até 1o junho, aos sábados, às 21h, e domingos, às 20h, no teatro (Praça Franklin Roosevelt, 82, Consolação). Mais informações pelo tel. 3237-1980. Os ingressos custam R$ 20,00.

 

Não Sobre o Amor

Foto crédito: Factoria Comunicação
Correspondência amorosa inspira peça dirigida por Felipe Hirsch

As cartas trocadas entre o escritor russo Victor Shklovsky e a franco-russa Elsa Triolet inspiram a peça Não Sobre o Amor, que estréia nesta quarta no teatro do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Dirigida por Felipe Hirsch, a Sutil Companhia Teatral encena o diálogo entre o casal, inserindo trechos verídicos e ficcionais da correspondência, que narra lembranças de Shklovsky e acontecimentos produzidos por sua mente, onde Elsa toma forma. O título da peça vem do pedido feito por Elsa para que o escritor não falasse de amor nas cartas. “A partir disso, tudo passa a soar amoroso”, conta Hirsch. Partes de cartas da também escritora Lilia Brik, irmã de Elsa, para o poeta Vladimir Maiakovski, seu amante, também se encontram misturadas à peça. Em cartaz até 6 de julho, de quinta a sábado, às 19h30, e domingos, às 18h, no CCBB (r. Álvares Penteado, 112, Centro, tel. 3113-3651). Os ingressos custam R$ 15,00.

 

Coletânea Prêt-à-Porter e Bartleby

Comemorando 10 anos da série Prêt-à-Porter, coordenada por Antunes Filho, será apresentada a partir de terça uma coletânea com as melhores cenas do projeto. A primeira série traz três cenas curtas: A Filha do Senador (inédita), com os preparativos para uma festa de casamento na casa do senador; A Garota da Internet (Prêt-à-Porter 7), em que depois de um relacionamento pela internet, um casal resolve marcar um encontro; e Ponto Sem Retorno (Prêt-à-Porter 8), com uma festa de reencontro da turma de 93. Em cartaz até 24 de junho, sempre às 20h, no Sesc Avenida Paulista. No mesmo local, está em cartaz a peça Bartleby, adaptação inédita do conto clássico do escritor americano Herman Melville, sob direção de Joaquim Goulart e Daniela Carmona. Encenada pelo Núcleo Caixa Preta da Cooperativa Paulista de Teatro, a montagem traça uma irônica análise da natureza humana. Um jovem escriturário leva seu chefe a um processo contínuo de desestruturação nas relações de poder e subordinação.Última semana, com apresentações de sexta a domingo, às 20h. O Sesc fica na av. Paulista, 119, tel. 3179-3700. Ingressos: R$ 20,00 para cada espetáculo.

 
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O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
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