Vamos
 

 

Mão Dupla


Flores de Rato, instalação de Lia Menna Barreto

Chega ao Brasil a exposição “Mão Dupla”, mostra internacional itinerante que aborda a questão da transição, movimento, migração e identidade no universo contemporâneo. Com curadoria de Evangelina Seiler e da suíça Sarah Zürcher, reúne obras de 21 artistas de vários países, como os vídeos Hypnosis, de Cao Guimarães, Untitled (Mask Tap Dancer), do português João Onofre, e La Flecha de Zenon, dos argentinos Jorge Macchi e David Oubiña; as instalações Kill the Bee-st, da mexicana Ana Roldán, e Acampamento dos Anjos, de Eduardo Srur; e 24 Hours of a Hole, com fotos e vídeo de Paola Junqueira. As obras tematizam conflitos territoriais, busca e consolidação de identidades, zonas de perigo e segurança, memória e políticas econômicas. Traz ainda uma reflexão sobre o lado turbulento da América Latina através de sua poética e valores. Com inauguração nesta quarta, fica em cartaz até 13 de julho, de terça a sexta, das 11h às 21h30, e sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30, no Sesc Pinheiros (r. Paes Leme, 195, tel. 3095-9400). Grátis.

 

Dominó e Monte Fuji na Pinacoteca

Foto crédito: divulgação
O mestre de Ukiyo-e, Utagawa Hiroshige, ilustra cenas do Monte Fuji

A Pinacoteca do Estado apresenta “As 36 Vistas do Monte Fuji”, com gravuras do pintor e gravador Utagawa Hiroshige, considerado o último grande professor da técnica Ukiyo-e, criada no início do período Edo. São imagens feitas a partir da xilogravura à base de água, o que confere fluidez e tons claros à obra. O artista transforma a paisagem do Monte Fuji em cena lírica, retratando-o nas quatro estações do ano com vistas do campo e da cidade (em cartaz até 25 de maio). A Pinacoteca traz ainda um trabalho do artista plástico pernambucano José Patrício criado especialmente para o Projeto Octógono Arte Contemporânea. Expansão Múltipla é composto por três mil conjuntos de dominós de tamanhos diferentes, formando uma composição com grandes efeitos óticos. Por meio de sua disposição, o trabalho estabelece forte ligação com o espaço expositivo (até 13 de julho). Visitação de terça a domingo, das 10h às 18h, na Pinacoteca (Praça da Luz, 2, tel. 3324-1007). Ingressos: R$ 4,00 (à exceção dos sábados, quando a entrada é gratuita).

 

Darel na BM&F

Foto crédito: divulgação
Painel da Babilônia

Com cerca de 50 obras do pernambucano Darel Valença Lins, a exposição “Darel na BM&F – Uma Arte Fora de Série” apresenta as temáticas e diferentes técnicas de pintura utilizadas pelo artista. O trabalho, que vai da gravura em metal à litografia, o desenho e a digigrafia, é marcado pela mistura da beleza das coisas com o pesadelo humano, o preto com o branco, a cidade e os homens, anjos e máquinas. Ilustrou também as edições de Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antonio de Almeida. Estão em exibição obras como Painel da Babilônia, Mulher da Máquina, Anjo Negro, O Anjo e a Máquina, Ela em Amarelo, Tríptico e Praça. A mostra fica em cartaz até o dia 4 de julho, de segunda a sexta, das 10h às 18h, no Espaço Cultural Bolsa de Mercadoria de Mercadorias & Futuros (BM&F), na Praça Antonio Prado, 48, Centro. Mais informações pelo tel. 3119-2404. Entrada franca.

 
PROCURAR POR
NESTA EDIÇÃO
O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]