SYLVIA MIGUEL

Ping-Pong

Professor da Saúde Pública na Capes

O novo coordenador da Área Interdisciplinar da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação é Arlindo Philippi Júnior, docente do Departamento de Saúde Ambiental e presidente da Comissão de Pós-Graduação da Faculdade de Saúde Pública da USP. Ele fala sobre o que mudou no setor sob sua coordenação.

Quais são as mudanças e seus reflexos para os pesquisadores e seus trabalhos?
A Área Multidisciplinar de pesquisa da Capes mudou o nome para Área Interdisciplinar no início deste ano, por uma demanda da própria comunidade acadêmica. Os programas de pós-graduação que se inserem nessa demanda devem atender ao marco conceitual que caracteriza a interação entre disciplinas. Interdisciplinaridade é a articulação, a soma e a cooperação dos saberes. Os trabalhos devem trazer as diferenças específicas de cada área envolvida e ao mesmo tempo promover um diálogo disciplinar, de forma que o resultado dessa interação consiga traduzir a complexidade a partir da construção de um novo domínio lingüístico.

Como evoluiu essa demanda e por que ela ocorreu?
Sob o comando da Área Interdisciplinar da Capes estão 228 programas de pós-graduação de todo o país. Em 1990 o enfoque multidisciplinar se fez necessário e

foram criados os primeiros programas com essa proposta. Já nos últimos dez anos, houve um salto de efervescência de programas com perfil interdisciplinar porque as formas de interação ambiental trouxeram a necessidade de abordar o mundo de forma complexa e isso exige novas estratégias epistemológicas.

Quais os desafios para a interdisciplinaridade?
O cientista deve sair do seu “conforto” disciplinar e ter coragem de explorar novos campos. Precisa assumir uma atitude interdisciplinar, estabelecer novas relações com os objetos de pesquisa e se instrumentalizar através de leituras, grupos de estudo, participação em eventos. Deve realizar um diálogo mais estreito com as filosofias das ciências, perguntar-se qual o papel da ciência, rever valores e inovar no ensino.

RÁPIDAS

Ulpiano recebe título na FFLCH
A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e o Departamento de História outorgam, no dia 29 de maio, às 13h30, o título de Professor Emérito para Ulpiano Toledo Bezerra de Meneses. O evento será realizado no Prédio da Administração (Salão Nobre da FFLCH), situado à rua do Lago, 717, na Cidade Universitária.

Simpósio sobre ensino na área de solos
Entre os dias 15 e 17 de maio acontece o 4o Simpósio Brasileiro de Ensino de Solos na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba. Voltado a professores de ensino fundamental, médio, técnico e superior, o simpósio trará oficinas e trabalhos em ciências agrárias e ambientais, geografia, biologia e educação. Informações no site www.fealq.org.br ou pelos telefones (19) 3417-6604 e 3417-6601.

 

ORELHÃO

O seu espaço é aqui. Envie dicas e sugestões de pautas para silvimig@usp.br ou jornausp@usp.br. Explique suas razões e exerça sua cidadania. Não se esqueça de deixar nome e telefone.

 
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