Uma das mais antigas manifestações da cultura popular, o teatro de rua desempenha um papel importante na sociedade. Ele se insere num espaço de natureza coletiva, diversificada e anônima, que adquire legitimidade porque se mistura à cidade. O diretor Amir Haddad conta que “acabamos encontrando vida eterna no teatro que se faz nas

Foto crédito: divulgação

ruas ou em qualquer outro lugar onde a platéia seja formada pela diversidade humana, sem as divisões que a estratificação social quer ter”. Ao tirar o espetáculo da clausura de quatro paredes, o teatro retoma sua própria origem, configurando-se como um ritual em que cada atuação é única. É conduzido pela organização da cidade, pelo modo de vida e o local de apresentação.

Para discutir as relações entre a produção teatral e a cidade, o grupo Tablado de Arruar

A Rua é um Rio, do grupo Tablado de Arruar, e Santo Guerreiro e o Herói Desajustado, da Cia. São Jorge de Variedades (abaixo), estão na programação da mostra “Teatro sobre a Cidade”, que traz também palestras e oficina

promove a mostra “Teatro sobre a Cidade”, que começa nesta terça e vai até 27 de junho no Sesc Consolação, trazendo espetáculos, encontros e oficinas. Atores e diretores de mais de dez grupos de São Paulo, além de pesquisadores de diversos estados, buscam uma reflexão sobre estética e cidadania a partir de diferentes formas de diálogo com o espaço urbano.

Programação – O grupo Tablado de Arruar apresenta A Rua é um Rio, que tem como pano de fundo as relações de poder que se manifestam na disputa pelo solo paulistano através de um rapaz idealista e experiente nos negócios que irá construir uma empresa na área de uma favela, e uma moradora desse local que decide abandonar os filhos e se tornar mendiga; e Hamlet 1989, que fala da busca do jovem Hamlet, perdido entre sua poderosa consciência e a falta de clareza para a ação concreta, por Ofélia, ajudado pelo companheiro Horácio, que lhe serve de apoio prático e real. A Cia. do Feijão encena Reis de Fumaça, um espetáculo composto de fragmentos de danças dramáticas populares, poesias e músicas de diversas origens, contrapondo pequenas histórias que são partilhadas com grupos menores de espectadores sobre o grande espetáculo; o Teatro de Narradores traz Cenas de Intervenção – Paisagem n° 7: Circe, em que, no original, a feiticeira Circe aprisiona os companheiros de Ulisses, mas nessa intervenção, Circe é a cidade e não há Ulisses que os possa resgatar; e a Cia. São Jorge de Variedades comparece com a montagem O Santo Guerreiro e o Herói Desajustado, em que Dom Quixote enxerga numa metrópole a imagem de sua amada Dulcinéia, mas seus ideais entram em conflito com as regras e leis que regem a realidade da cidade até encontrar um caminho onde os solitários Quixotes tornam-se sábios São Jorges. A Cia. As Graças apresenta a comédia musical Nas Rodas do Coração, inspirada nos sambas de Adoniran Barbosa e encenada em cima de um ônibus-teatro itinerante; e o grupo União Olho Vivo traz, por fim, o musical Barbosinha Futebó Crubi: uma Estória de Adonirans, que aborda a história de um dos mais importantes compositores brasileiros por meio de um jogo de futebol.

Além dos espetáculos, a mostra oferece a partir da próxima terça (dia 10) a oficina Uma Cidade, Vários Teatros, com o grupo Tablado de Arruar, e mais uma série de encontros com grandes nomes do teatro, toda terça, às 20h. Paulo Arantes e Iná Camargo discorrem sobre “A Dimensão Pública do Teatro” na palestra inaugural; representantes das companhias participantes Cia. São Jorge de Variedades e Teatro de Narradores abordam o tema “A Cidade no Teatro – Trajetórias e Odisséias”; integrantes da Cia. As Graças, do Tablado de Arruar e da Cia. do Feijão falam sobre “Diferentes Apropriações do Espaço Público”; e representantes dos grupos Galpão, Folias D’Art, Tá na Rua e União Olho Vivo discutem questões de “Grupos, Espaços e Comunidade: Para Além da Cena”.

A mostra é gratuita e acontece no Sesc Consolação, que fica na r. Dr. Vila Nova, 245. Mais informações pelo tel. 3234-3000. A programação completa dos espetáculos e palestras pode ser acessada no site www.sescsp.org.br.

 
PROCURAR POR
NESTA EDIÇÃO
O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]