Vamos
 

 

Paraísos dos Himalaias

Foto crédito: Nilton Pavin
Lugares isolados pela Cordilheira do Himalaia figuram nas fotos de Nilton Pavin

Com 120 imagens do jornalista Nilton Pavin em suas viagens pelo sudeste asiático, a mostra “Paraísos Proibidos dos Himalaias” está em cartaz no Sesc Ipiranga. As fotos mostram lugares cortados pela Cordilheira do Himalaia, como Tibete, Butão, Nepal e Índia entre 1998 e 2004. Retratam o dia-a-dia, a religiosidade, geografia e os costumes destes povos isolados dos ocidentais. Pavin capta um outro mundo através de detalhes da arquitetura de cores vivas e vibrantes, da agricultura rudimentar, das cidades, monastérios e dzongs (fortalezas) seculares. Ele é o primeiro jornalista a entrar no Butão e registrar o cotidiano dos religiosos enclausurados e parte de seu trabalho sobre as culturas asiáticas pode ser encontrado nos livros Imagens Proibidas, uma Viagem aos Mistérios do Tibete e do Butão e Imagens da Paz, uma Viagem ao Místico Sudeste Asiático. Em cartaz até 16 de junho, de segunda a sexta, das 8h às 17h, no Sesc (r. Bom Pastor, 654). Informações pelo tel. 6163-8784. Grátis.

 

Pura Pintura

O artista plástico Adriano de Aquino comemora 45 anos de carreira com exposição que reúne 19 obras, na Galeria Paulista da Caixa Cultural. Com curadoria de Luiz Eduardo Meira de Vasconcelos a mostra contempla duas fases: Divisões Internas e Formas Magnéticas Transitórias, utilizando imagens digitalizadas mas sem perder as características originais da pintura. O artista fez parte da geração que marcou a década de 1960 com a exposição “Opinião 65”, realizada no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, ao lado de nomes como Hélio Oiticica, Ivan Serpa e Waldemar Cordeiro, e ainda hoje se mantém fiel à pintura. A mostra fica em cartaz até 13 de julho, de terça a sábado, das 9h às 21h, e domingos, das 10h às 21h, com entrada franca. A galeria fica na av. Paulista, 2.083. Mais informações pelo tel. 3321-4400. 

 

Tipos Latinos

Foto crédito: divulgação
A fonte Adriane, criada pelo brasileiro Marconi Gomes Lima, selecionada na categoria Família

Está em cartaz a mostra itinerante “Tipos Latinos”, dedicada à produção de fontes digitais desenvolvidas em países latino-americanos. A exposição acontece simultaneamente em Bogotá, Buenos Aires, Caracas, Lima, Montevidéu, Santiago do Chile, São Paulo e Vera Cruz. Estão expostos 79 trabalhos, dentre os quais 19 brasileiros, selecionados entre os 423 typedesigners inscritos na Terceira Bienal de Tipografia Latino-Americana. Estão divididos nas seguintes categorias: Texto, Título, Tela, Experimental, Miscelâneas, Família e Design. A Bienal oferece ainda uma série de palestras e workshops. Nesta quarta, o argentino Alejandro Lo Celso fala sobre “Tipografia e Linguagem: Identidade e Nacionalismos”, das 19h às 20h30, e o mexicano Gabriel Martinez Meave aborda o tema “México, Forjando o Caráter”, das 20h30 às 23h; e na próxima sexta (dia 20), o typedesigner Marconi Lima, do Amapá, discorre sobre a fonte Adriane em “FontCase: Adriane”, das 19h às 22h. Em cartaz até 27 de julho, de terça a sexta, das 10h às 20h, e sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h, no Piso Flávio de Carvalho do Centro Cultural São Paulo, que fica na r. Vergueiro, 1.000, Paraíso, tel. 3383-3402. Grátis.

 

Gravuras de Renina Katz

Três décadas de produção da artista carioca Renina Katz estão presentes na mostra “Doação da Artista ao Museu Nacional de Belas Artes – Renina Katz – Gravuras”, em cartaz até 6 de julho na Caixa Cultural. Em comemoração de seus 82 anos, foram selecionadas 82 obras de um conjunto de 112 que a própria artista destinou ao acervo do Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, em 2004. Organizada pelos curadores Laura Abreu e Sérgio Pizoli, a exposição demonstra a predominância da litografia e gravura em metal nos trabalhos de Renina. Destaque para as séries Ode ao Negro, Cárceres, Territórios Imaginários e O Vermelho e o Negro. Além de obras finalizadas, a mostra inclui estudos preparatórios feitos a lápis de cor ou caneta esferográfica. A exposição fica aberta de terça a domingo, das 9h às 21h, na Caixa Cultural, que fica na Praça da Sé, 111, Centro. Mais informações pelo tel. 3321-4400. Entrada franca.

 

Margarita Farré no MuBE

Foto crédito: divulgação
A escultura Eva figura entre as mais conhecidas da artista

A artista catalã Margarita Farré, que vive há mais de 40 anos no Brasil, exibe 25 esculturas de grandes dimensões na mostra “O Equilíbrio entre o Abstrato e o Figurativo”, em cartaz até 29 de junho no Museu Brasileiro da Escultura (MuBE). Com curadoria de Sabina Libman, obras de até três metros de altura e cores vivas, como vermelho e amarelo, se unem para retratar cenas do cotidiano. Suas esculturas são fruto de ousadia e talento criativo. "Procuro trabalhar e enfatizar o poder da expressão corporal. Isso é o que me preenche, essa é a minha busca", diz a artista. O crítico de arte Mario Garcia Guillén afirma que “há momentos, em toda a obra escultórica de Margarita Farré, de reflexão e de síntese que nos obrigam a classificá-las... como uma artista muito completa, de personalidade própria e com nome já garantido nesta difícil atividade artística que é a escultura”. A temporada vai de terça a domingo, inclusive feriados, das 10h às 19h, no MuBE, que fica na av. Europa, 218, Jardim Europa. Mais informações pelo tel. 3081-8611. Entrada franca.

 
PROCURAR POR
NESTA EDIÇÃO
O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]