Vamos
 

 

Tesouros lusitanos

Foto crédito: Laura Caldas e Paulo Cintra
Retrato de Vasco da Gama, integrante da mostra sobre a história de Portugal

Como parte das comemorações dos 200 da chegada da família real portuguesa ao Brasil, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) apresenta a mostra “Lusa: A Matriz Portuguesa”. Na exposição, o público encontra as origens de Portugal, desde a pré-história até o século 16, abordando povos antigos, o domínio romano, as presenças cristã, judaica e árabe, o período de formação das fronteiras e o apogeu do país, com a era das grandes navegações. São cerca de cem peças em pedra, mármore, cerâmica, ouro, azulejos, pinturas, achados arqueológicos, mapas e componentes multimídia sobre a formação da língua portuguesa, bem como a arquitetura e a paisagem de Portugal. Entre os destaques estão alguns tesouros nacionais do país que nunca haviam atravessado o Atlântico, como um guerreiro celta de granito da pré-história, com dois metros de altura, e um torque, colar de ouro maciço, em forma de ferradura, usado por guerreiros. A mostra será inaugurada nesta terça e vai até 7 de setembro, de terça a domingo, das 10h às 20h, no CCBB (r. Álvares Penteado, 112, Centro). Informações pelo tel. 3113-651. Grátis.

 

IlustraBrasil!

Tem início nesta segunda a quinta edição do IlustraBrasil!, que traz uma mostra de trabalhos dos integrantes da Sociedade dos Ilustradores do Brasil (SIB), além de palestras, debates e oficinas. O objetivo é promover a integração entre os ilustradores para resgatar os valores e a história da cultura e imaginário gráficos do país. A exposição, que percorre várias unidades do Senac, conta com participação de 97 artistas, que mostram ao público diferentes idéias, técnicas e estilos, como na imagem de Guto Lacaz (foto). Na quarta, às 20h, acontece uma palestra com o ilustrador e cartunista mineiro Cau Gomez, que já recebeu cerca de 40 prêmios em diversos países; e na quinta, o mesmo artista realiza, das 14h às 17h, uma oficina de ilustração. O evento traz ainda nomes como Roberto Cavalcanti, Caco Gualhardo e Marcelo Taz, entre outros. As palestras são gratuitas e é preciso se inscrever com antecedência pelo site www.sp.senac.br. Em cartaz até 13 de julho, de segunda a sexta, das 9h às 22h, e sábados, das 9h às 16h30, no Senac, que fica na r. Scipião, 67, Lapa (depois a mostra segue para outras unidades). Mais informações pelo tel. 3475-2200. Entrada franca.

 

Retratos do teatro paulista

Foto crédito: Fredi Kleemann
Sérgio Cardoso em Seis Personagens a Procura de um Autor, de Luigi Pirandello

A Galeria Olido traz um registro do teatro paulista através das lentes do fotógrafo Fredi Kleemann, especializado em retratar os palcos. Na mostra “Fredi Kleemann” estão expostas imagens de cenografias, figurinos e atores, todos caracterizados com as nuanças psicológicas dos personagens que interpretam. Destacam-se fotografias de encenações de Cacilda Becker, Paulo Autran, Sérgio Cardoso, Cleyde Yáconis, Jô Soares, Stênio Garcia, Raul Cortez e Plínio Marcos, entre outros. Kleemann nasceu em Berlim, em 1927, e veio para o Brasil com a família em 1933, fugindo da perseguição aos judeus. Fotografou o teatro paulista no período de 1949 a 1973, uma das épocas mais férteis do teatro brasileiro. As peças compreendiam o Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), o Teatro Cacilda Becker (onde também trabalhou como ator) e outras companhias. A maior parte das fotos era tirada do próprio palco. Seu último trabalho foi a documentação do espetáculo Hoje é Dia de Rock, de José Vicente. Em cartaz até 20 de julho, de terça a sábado, das 12h às 21h30, e domingos, das 12h às 19h30, na galeria, que fica na av. São João, 473, Centro. Informações pelo tel. 3331-8399. Grátis.

 

Outro Cardume

Inspirada na tradição japonesa de koinobori (flâmulas de carpas), Lucas Isawa expõe suas luminárias-escultura na mostra “Outro Cardume”. Com curadoria de Marcelo Suzuki, a exposição evidencia a larga experiência em design de interiores do artista e a proposição de diferentes efeitos luminotécnicos. Suas luminárias se baseiam nas carpas presentes nas festas e tradição de jogos de crianças que foram trazidos ao Brasil pelos imigrantes japoneses. No Japão, famílias com filhos homens hasteiam, no dia 5 de maio (o Dia dos Meninos), o koinobori, uma carpa colorida de tecido ou papel. O peixe é um símbolo de força, persistência, bravura e sucesso, pois consegue vencer correntezas e subir cataratas. O artista ainda participa de dois workshops sobre o tema, o primeiro neste sábado e o segundo no dia 5 de julho (ambos das 14h às 18h). As inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo site http://isawalucas.com. Em cartaz até 6 de julho, quartas, sábados, domingos e feriados, as 10h às 12h e das 13h às 17h. No Pavilhão Japonês, que fica no Parque do Ibirapuera, portão 10. Informações pelo tel. 3208-1755. Ingressos: R$ 3,00.

 

Imagens da Colômbia


Obra da Série Prostitutas, de Fernell Franco

Trabalhos de renomados artistas colombianos como Oscar Muñoz, José Alejandro Restrepo, Miguel Ángel Rojas e Fernell Franco fazem parte da exposição “Contratextos”, em cartaz no Centro Cultural São Paulo (CCSP). A mostra pretende refletir sobre a representação, a fotografia, o vídeo e o desenho destes que se destacam entre os mais importantes artistas da América Latina. Com curadoria de Maria Iovino, reúne fotografias que retratam a arte e a história da Colômbia através de diferentes perspectivas e manifestações artísticas. "A exposição se relaciona com o público de forma profunda, pela variedade de realidades apresentadas pelos artistas", afirma a curadora. Segundo ela, a mostra provoca uma interpretação do conjunto das obras e seus significados, tomando como ponto de partida o questionamento à ordem social e ao controle do relato histórico. Em cartaz até dia 27 de julho, de terça a sexta, das 10h às 20h, e sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h, no CCSP (r. Vergueiro, 1.000, Paraíso). Informações pelo tel. 3383-3402. Grátis.

 

Esculturas de Tecidos

Cerca de 50 obras inéditas do artista japonês Yûki Atae estão expostas na mostra inédita no Brasil “Esculturas de Tecidos”, no Palácio das Convenções do Anhembi. Além dos trabalhos já apresentados em Paris, em 1991 e 2006, e em Nova York, em 2000, Atae produziu uma boneca especialmente para o público brasileiro. As obras retratam cenas do cotidiano de pessoas comuns no início da Era Showa (1925-1989) e nos 14 anos que a antecederam. O artista ainda criou bonecos que representam os imigrantes japoneses que aqui chegaram. Eles estão suspensos no teto do Auditório Celso Furtado dentro de grandes gotas transparentes. A concepção do espaço foi feita pelo estilista Jun Nakao para a Semana Cultural Brasil Japão. Em cartaz até domingo, diariamente, das 9h às 20h, na av. Olavo Fontoura, 1.209. Informações pelo site www.centenario2008.org.br. Entrada franca.

 
PROCURAR POR
NESTA EDIÇÃO
O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]