A primeira edição da mostra “Panorama do Cinema Francês no Brasil”, organizada pela Unifrance e pela Embaixada da França no Brasil, reúne oito longas-metragens inéditos, que vão estrear nos cinemas brasileiros ao longo deste ano, alguns já com datas marcadas para esse primeiro semestre. São eles: O Segredo do Grão, ganhador de quatro César 2008, com

prêmios para a atriz Hafsia Herzi, como revelação em Veneza e no César (ela conversa com o público logo após a exibição); A Última Amante, dirigido por Catherine Breillat, que vem ao Brasil com a protagonista da fita, Roxane Mesquida; Lady Jane, com Ariane Ascaride, parceira do diretor Robert Guédiguian; Canções de Amor, César deste ano como melhor trilha sonora original e que conta com debate da atriz Clotilde Hesme; As Aventuras de Molière, um Irreverente e Adorável Sedutor, de Laurent Tirard; o premiadíssimo O Escafandro e a Borboleta (César, Globo de Ouro e Festival de Cannes) e o documentário O Advogado do

Os filmes que abrem a mostra Lady Jane (2008), dirigido por Robert Guédiguian (acima) e O Escafandro e a Borboleta (2007), de Julian Schnabel (abaixo)

Terror (César 2008); além de uma sessão especial exibindo Satã, produzido e interpretado por Vincent Cassel, curador do evento.

A abertura da mostra acontece nesta quinta, às 19h15, com o filme policial Lady Jane (2008), título da música dos Rolling Stones, marcando a época em que se passa a história de dois amigos de infância, nascidos nas ruas de Marselha, que distribuíam peles roubadas às operárias pobres do bairro, parando de roubar depois de matar um joalheiro, até que o filho de um deles é seqüestrado e a gangue se refaz para reunir o dinheiro do resgate. Na seqüência, a atriz Ariane Ascaride conversa com o público (as primeiras exibições dos filmes contam com a presença de atores e diretores convidados). Ainda no mesmo dia, às 22h15, será apresentado O Escafandro e a Borboleta (2007), de Julian Schnabel, drama sobre a história real de Jean-Dominique Bauby, editor da revista Elle que, aos 43 anos, sofreu um derrame que paralisou seu corpo, com exceção do olho esquerdo, e teve que se adaptar para contar sua própria história, que serve de base para o filme. Ambos têm estréia prevista em circuito comercial para a próxima semana, dia 27 de junho. 

Ainda na programação, A Última Amante (2007), da provocante diretora Catherine Breillat, ambientado na mundana Paris do século 19, mostrando que entre confidências, traições e segredos de uma sociedade paralisada pelas convenções, a força dos sentimentos pode mudar os rumos da vida (também com estréia em 27 de junho); O Advogado do Terror (2007), em que o diretor Barbet Schroeder investiga como Jacques Vergès, que abraçou a causa da argelina Djamila Bouhired na luta pela libertação de seu povo, desaparecendo por oito anos, começou a defender terroristas de todas as cores (Magdalena Kopp, Anis Naccache) e monstros históricos, como Klaus Barbie. O diretor acompanha o advogado do terror aos meandros da política e da justiça, questiona a história do terrorismo cego e ainda revela conexões que prometem provocar vertigem; e O Segredo do Grão (2007), de Abdella Kechiche, comédia dramática sobre um homem de 60 anos, pai divorciado, que se arrasta pelo estaleiro naval em um emprego que se tornou doloroso ao longo dos anos, e tem o sonho de abrir seu próprio negócio, um restaurante, objetivo que vai unir a família (apesar das rupturas e tensões) em torno desse projeto de vida, que tem chances de se tornar realidade... ou quase (os dois últimos com estréia programada para 11 de julho).

Com estréia marcada para 18 de julho, As Aventuras de Molière, um Irreverente e Adorável Sedutor (2007), de Laurent Tirard, que se passa em 1644, com um Molière de apenas 22 anos, cheio de dívidas e perseguido pela justiça, mas que insiste em encenar tragédias nas quais é inegavelmente mau, até que, depois de ser preso por credores impacientes, desaparece. E Canções de Amor (2007), comédia musical escrita e dirigida por Christophe Honoré, com trilha composta por canções de Alex Beaupain, com personagens, cenários e até instrumentos que assim como em uma música retornam ou desaparecem (ainda sem estréia prevista). Também será apresentada uma sessão especial de Satã (2006), de Kim Chapiron, um filme de terror, com suspense contundente e humor negro, que se passa na véspera do Natal, quando cinco jovens que estão em uma boate de Paris seguem para uma isolada casa de campo, onde são recebidos pelos caseiros, e, animados, não percebem a diabólica armadilha. O filme é uma realização da Kourtrajmé, produtora alternativa, de jovens cineastas franceses liderados por Vincent Cassel, que também atua ao lado de Roxane Mesquida (ambos participam de debate com o diretor).   

A mostra vai até 26 de junho, com sessões em vários horários, no Reserva Cultural (av. Paulista, 900, térreo baixo, tel. 3287-3529), e será exibida a partir de sábado, no Rio de Janeiro. Mais informações sobre a programação estão nos sites www.cinefrance.com.br e www.panoramadocinemafrances.com.br. O pacote para assistir aos oito filmes custa R$ 40,00, e os ingressos avulsos saem por R$ 13,00, ambos valores com meia-entrada. 

 
PROCURAR POR
NESTA EDIÇÃO
O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]