Vamos
 

 

Viagem Noturna

Crédito foto: divulgação

Uma reflexão sobre a cultura material do índio, a perda e a reconquista de suas tradições são exploradas na mostra “Viagem Noturna – Arte Indígena da Cid Collection: Preservação”. São aproximadamente 1.200 objetos indígenas de produção recente, expostos em um ambiente à meia-luz, que leva em conta a fragilidade das peças. Os trabalhos que compõem a exposição estão divididos em 11 categorias: adornos plumários; trançados; grafismos; cerâmicas; instrumentos musicais e de sinalização; armas; indumentárias e adornos de materiais ecléticos; objetos tecidos; utensílios e implementos; objetos rituais, mágicos e lúdicos; e objetos de comercialização. Provêm de grupos indígenas como xicrin e wayana, do Pará; bororo e xingu, do Mato Grosso; yanomami, do Amapá e Roraima; e karajá, do Tocantins, entre outros. Em cartaz até 3 de agosto, de terça a domingo, das 9h às 18h, na Galeria Marta Traba do Memorial da América Latina (av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda). Informações pelo tel. 3823-4600. Entrada franca.

 

A arte dos toys

Crédito foto: divulgação
A mostra de toy art abre espaço para trabalhos do público

A mostra “Toy Art Mania”, que será inaugurada neste sábado, leva ao Sesc Avenida Paulista um pouco sobre o universo da febre mundial que começou no Japão e já faz sucesso na Europa e Estados Unidos, a toy art. Com curadoria do Estúdio Zupi de Design e da revista Zupi, a exposição se transforma a cada dia, uma vez que o público pode participar e expor seus próprios toys. De início, estarão expostas 90 obras, a maioria de 12 cm de altura, de artistas nacionais e internacionais, como UNKL, Motomochi e Toscotoys. Até o dia 25, as pessoas podem enviar seus toys, não importando o material. As inscrições de trabalhos devem ser feitas pelo e-mail toyartmania@sescsp.org.br. A mostra traz ainda artistas e designers para ensinar aos participantes as técnicas de customização. As oficinas serão ministradas por Achiles Simioni, de 8 a 11 de julho; Luani Guarnieri, de 15 a 18; e pelo Coletivo BaseV, de 22 a 25 (sempre das 18h às 21h). Serão oferecidas ainda oficinas-ateliê de produção de toys com massinha e pano, além do encontro Toy Art em Debate (inscrições antecipadas pelo e-mail toyartmania@avenidapaulista.sescsp.org.br). Até 10 de agosto, de terça a sexta, das 13h às 21h, e sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30, no Sesc (av. Paulista, 119, tel. 3179-3700).

 
PROCURAR POR
NESTA EDIÇÃO
O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]