Embora o Brasil tenha obtido avanços expressivos em muitos campos na primeira década deste século, ainda há muitos obstáculos a superar para que as aspirações da sociedade sejam satisfeitas. Mudanças estruturais são necessárias para assegurar o avanço do conhecimento, da inovação tecnológica, do crescimento econômico, da distribuição de renda e da preservação da natureza. Quais as ações prioritárias para favorecer essas mudanças? Quais as medidas a serem adotadas para tornar o período 2010-2020 mais promissor para todos?

Por iniciativa e coordenação do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, essas questões foram discutidas no colóquio 2010-2020: um Período Promissor para o Brasil?, nos dias 24 a 26 de junho, na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA), Cidade Universitária em São Paulo. O encontro comemorou os 60 anos de dedicação ao Brasil do físico, professor e ex-reitor da USP José Goldemberg, sempre atuando em defesa da melhoria da qualidade de vida em diferentes aspectos da realidade do país.

Os temas do colóquio foram ciência, tecnologia, energia, universidade e ambiente, abordados do ponto de vista das implicações dessas áreas para o desenvolvimento brasileiro. Seu comitê organizador contou com a participação da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Sociedade Brasileira de Física (SBF) e das seguintes unidades da USP: Instituto de Estudos Avançados (IEA), Escola Politécnica (EP), Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA), Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), Instituto de Eletrotécnica e Energia (IEE) e Instituto de Física (IF). A equipe de funcionários de todas as instituições envolvidas tiveram papel fundamental na realização desse encontro.

Algumas conferências feitas no encontro estão publicadas neste suplemento especial do Jornal da USP. A íntegra do colóquio – incluindo o módulo “Tecnologia e Desenvolvimento”, coordenado pelo diretor da Escola Politécnica da USP, professor Ivan Gilberto Sandoval Falleiros – pode ser acessada na midiateca do IEA, no endereço eletrônico www.iea.usp.br, seção Futuro.

 
PROCURAR POR
NESTA EDIÇÃO
O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]