A Faculdade de Odontologia da USP inaugurou no dia 12 de agosto o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), resultado de uma parceria daquela unidade com o governo federal e a Prefeitura de São Paulo. O centro é uma das áreas de atuação do Programa Brasil Sorridente, do Ministério da Saúde, e irá atender pacientes encaminhados pelas

Unidades Básicas de Saúde (UBAs) da Prefeitura, mais especificamente da região centro-oeste da cidade de São Paulo. O CEO conta com 12 consultórios, onde serão realizados cerca de 650 procedimentos por mês nas áreas de endodontia, periodontia, cirurgia e diagnóstico, além de atendimento a pacientes especiais.

Para o coordenador Nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Gilberto Alfredo Pucca Júnior, “essa parceria com a Universidade vai propiciar, além do atendimento à população, a formação de recursos humanos, cirurgiões-dentistas que, num curto espaço de tempo, estarão trabalhando na rede pública. Assim, o governo brasileiro, através do Programa Brasil Sorridente, começa a criar essas frentes para as quais precisa de recursos humanos para trabalhar. A USP, nesse sentido, vai colaborar muito para que o Programa Nacional de Saúde Bucal seja um programa permanente do governo”, afirmou.

A vertente social do CEO também é salientada pelo diretor da Faculdade de Odontologia, Carlos de Paula Eduardo. “A Universidade tem esse braço da extensão, que tem que mostrar sua eficiência, já que, nos outros braços, ela é extremamente competente. Somos competentes na pesquisa, na graduação, na pós-graduação e, na extensão, também temos de mostrar nossa capacidade. É claro que esse não é o

papel principal da Universidade, mas com o qual ela tem de se preocupar”, disse.

A mudança curricular e a formação de um profissional voltado para as necessidades da população brasileira são as oportunidades vislumbradas pelo projeto, segundo Maria Ercília de Araújo, professora da disciplina de Saúde Coletiva do Departamento de Odontologia Social da Faculdade de Odontologia. A professora ressalta que, nesse sentido, a faculdade, em conjunto com a Faculdade de Medicina e a Escola de Enfermagem, ambas da USP, já desenvolve o Programa Pró-Saúde, uma iniciativa do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação. O Pró-Saúde visa à aproximação entre a formação de graduação na área médica no país e as necessidades da atenção básica, que se traduzem no Brasil pela estratégia de saúde da família.

“Sem dúvida, esse é um grande avanço. O Projeto Pró-Saúde se une com essa primeira ação do CEO, que também envolve a Prefeitura, para viabilizar a mudança curricular do curso, de maneira que se aprimore a formação do graduado em relação a uma melhor percepção das necessidades da população”, considera Maria Ercília.

Nova infra-estrutura – Além do Centro de Especialidades Odontológicas, a Faculdade de Odontologia inaugurou, em cerimônia realizada no dia 7 de agosto, nova infra-estrutura para atender às demandas dos cursos de graduação e de pós-graduação. Foram inaugurados quatro novas salas de aula, dois novos Laboratórios Multidisciplinares para Graduação, Sala e Serviço de Teleodontologia e Sala da Associação dos Formados da Faculdade de Odontologia, além da reforma do Centro Acadêmico XXV de Janeiro. Segundo o diretor Carlos de Paula Eduardo, as obras fazem parte do projeto de modernização da infra-estrutura da faculdade que, nos últimos anos, reformou quase 70% de seu espaço físico.

Crédito foto: Ernani Coimbra
A reitora Suely Vilela nas novas instalações da faculdade: mais serviços

As salas de aula reformadas, cada uma representada por uma cor – amarela, lilás, azul e verde –, receberam novo mobiliário e agora dispõem de um sistema para áudio e vídeo, com possibilidade de transmissão on-line para as clínicas e os laboratórios, além de projeto acústico de última geração.

Com capacidade para atender 236 alunos, os dois Laboratórios Multidisciplinares para Graduação – representados pelas cores azul e laranja – dispõem de equipamento de alta tecnologia e sistema de gás e ar comprimido, que atende simultaneamente os dois laboratórios. As partes elétrica e hidráulica foram restauradas e novas bancadas de granito foram instaladas. Assim como as salas de aula, o novo sistema para áudio e vídeo possibilitará a transmissão on-line para outras dependências da unidade. “Tudo é novo nos laboratórios. As únicas estruturas que foram mantidas foram as paredes”, brinca o diretor.

Outra novidade foi a instalação da Sala e Serviço de Teleodontologia, tecnologia que começa a dar seus primeiros passos na unidade. “Nós vamos transmitir conceitos daqui para universidades de outros estados. Estamos trabalhando com a Faculdade de Medicina, dentro do projeto Tele-saúde, desenvolvido pelo professor Chao Lung Wen”, destaca.

Segundo Eduardo, na nova infra-estrutura, foram investidos recursos da ordem de R$ 2,2 milhões. “É muito importante mostrar para a sociedade onde e como estão sendo investidos os recursos públicos”, acredita. “Além disso, isso tudo melhorou significativamente a auto-estima de funcionários, professores e alunos de nossa unidade e esse era um sentimento que precisava ser resgatado”, finaliza.

 
PROCURAR POR

NESTA EDIÇÃO
O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.

[EXPEDIENTE] [EMAIL]