Vamos
 

 

Traços e Cortes


Luz e sombra em Olhos D´Água, de Altina Felícia dos Santos

Uma série de técnicas e procedimentos de gravação em metal é revelada em “Traços e Cortes”, exposição conjunta que mostra desde o corte direto até a corrosão pela ação do perclorato de ferro e do ácido nítrico. As artistas Altina Felícia dos Santos, Georgina Torres, Ruth Sprung Tarasantchi e Vera Chalmers mostram sempre o desenho como origem de todo o processo criativo da gravura. Destaque para as obras Olhos D’Água e Goiás, de Altina, em que se percebe a luz e sombra como preocupações dominantes de seu trabalho; e para as séries Marés e Corcovado, de Vera, utilizando a técnica roulette, que exprimem o ímpeto do fluxo e refluxo das águas do mar. O visitante encontra ainda diversos trabalhos de xilogravura e gravura em metal. A temporada vai até 21 de outubro, de terça a sexta, das 13h às 19h, e sábados e domingos, das 13h às 18h, na Galeria IMS Unibanco Arteplax (r. Frei Caneca, 569, tel. 3255-8816). Grátis.

 

A boa e velha moral

Popular entre as famílias brasileiras nas décadas de 60 e 80, o manual de moral e bons costumes Amor e Felicidade no Casamento inspira agora a mostra homônima do alagoano Jonathas Andrade, que integra a série Portfólio do Instituto Itaú Cultural. O fotógrafo exibe cenas domésticas que revelam um cotidiano familiar antigo retirado das páginas do livro, que orientava pessoas da classe média a se relacionar amorosamente e constituir famílias segundo preceitos morais da época. Tanto Andrade quanto o curador da mostra, Eduardo Brandão, apontam a decadência e o enfraquecimento da tradição fotográfica trazida pela substituição do suporte analógico pelo digital. Algumas imagens, inclusive, foram submetidas a experiências de mofo e bolor em um processo de envelhecimento acelerado. “Elas me sugeriram metáforas com a memória e com a moral emperrada, que tenta avançar mas reincide”, diz o fotógrafo. Em cartaz até 19 de outubro, de terça a sexta, das 10h às 21h, e sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h, no Itaú Cultural (av. Paulista, 149, tel. 2168-1700). Grátis.

 

Tensão sobre a Calma


Obra da série Noite, que traz imagens do centro de São Paulo, por Arnaldo Pappalardo

A Pinacoteca do Estado apresenta “Tensão sobre a Calma: Arnaldo Pappalardo”, que mostra o diálogo entre tempo e espaço numa série de 30 imagens. O trabalho do artista revela encontros incomuns entre pessoas e situações, surpreendendo pela precisão da composição e provocando uma reflexão sobre o espaço e o tempo na fotografia contemporânea. A mostra está dividida em três séries que, juntas, expõem a cidade de São Paulo sobre diferentes pontos de vista. Em Gente, Pappalardo apresenta 20 fotografias coloridas de pessoas em seus ambientes cotidianos; em Chão ele mostra quatro imagens de grandes dimensões com detalhes de algumas das principais avenidas da cidade; e a série Noite exibe seis fotos em preto-e-branco feitas no centro de São Paulo. Segundo o curador Rubens Fernandes Junior, a mostra “é uma proposta transgressora de qualificar o óbvio aparente e criar evidências para o olho do cotidiano que nada vê”. Em cartaz até 12 de outubro, de terça a domingo, das 10h às 18h, na Pinacoteca, que fica na Praça da Luz, 2. Informações pelo tel. 3324-1000. Os ingressos custam R$ 4,00 (grátis aos sábados).

 

Homenagem a Machado

Inspirada em Memórias Póstumas de Brás Cubas, a mostra “Machado de Assis: ‘Mas esse Capítulo Não é Sério’”, em cartaz até 26 de outubro no Museu da Língua Portuguesa, presta homenagem a um dos melhores escritores brasileiros no centenário de sua morte. O título remete ao capítulo “Que Não é Sério” da obra, mostrando a posição crítica e por vezes irônica do autor com a sociedade. A exposição se divide nos diversos capítulos do livro, como “Um Homem Célebre”, em que uma sala do século 19 retrata o estilo de vida erudito do escritor;“Medalhões” mostrando a repercussão que o nome do autor tomou, trazendo inclusive a nota de mil cruzados que traz seu rosto; entre outros. Nesta semana, terça, quinta e sexta, a partir das 20h, acontecem visitas monitoradas com especialistas internacionais, os professores e pesquisadores americanos Keneth David Jackson e Paul Dixon, o francês Jean Michel Massa e a italiana Amina di Munno, que vão guiar um grupo de até 30 pessoas pela mostra (o museu estará exclusivamente aberto para o evento, intitulado Caminhos Alternativos). As reservas devem ser feitas pelo tel. 3326-0775. O museu fica na Praça da Luz, s/nº, Centro. Os ingressos custam R$ 4,00.

 
PROCURAR POR
NESTA EDIÇÃO
O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]