O 19º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo continua e o Cinusp reservou uma semana para exibir apenas os filmes do evento. Foram selecionados títulos das mostras “Cinema em Curso”, que reúne 25 trabalhos realizados em 11 cursos de audiovisual do ensino superior, dentre eles a Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP;

“Maio de 68”, uma homenagem a essa data emblemática que traz filmes com participações de estudantes universitários; “Trabalho”, que discute questões relacionadas ao desemprego, preconceito e a alienação causada pelo trabalho; “Escolas Alemãs”, composta por dez trabalhos de autoria dos alunos das prestigiosas instituições Hochschule für Film und Fernsehen “Konrad Wolf” (HFF) e Deutsche Film – und Fernsehakademie Berlin (DFFB); e “Carta Branca ao Submarino Vermelho”, mostra especial assinada pelo coletivo Submarino Vermelho, formado por estudantes de Cinema e Artes Plásticas, inspirada em pichações encontradas nos muros de 1968.

Na segunda serão exibidos títulos das mostras “Maio de 68” e “Trabalho”. A primeira traz filmes brasileiros deste ano, como Durante o Estopim, de André Pereira Gomes, no qual um grupo de jovens, orientado por um aliado experiente, se prepara para uma revolta iminente; e Brazuca na Terra das Gazelas, de Henrique Lukas, Yasmin Müler e Fernanda Ligabue, em que Brazuca, o guerreiro negro, invade a

Santa Chuva, da ECA/USP, encerra a programação

terra das gazelas e transforma a revolução num ritual primitivo. Já a segunda apresenta Erémia Erèmia (França, 2007), de Olivier Brouder e Anthony Queré, sobre um homem que busca a salvação de seu trabalho alienante no contato com a natureza; e Um Fio de Esperança (Israel, 2007), de Tom Shoval, que narra um dia incomum de trabalho de um homem, entre outros títulos.

Na terça o Cinusp traz filmes da HFF e da mostra “Cinema em Curso 1”. Da escola alemã, destaque para a animação Meu Final Feliz (2007), de Milen Vitanov, sobre um cachorro que consegue pegar o próprio rabo e encontra seu melhor amigo; e Nossa Natureza Maravilhosa (2007), dirigido por Tomer Eshed, que fala sobre os hábitos de acasalamento dos musaranhos de uma forma nunca antes vista. Merecem destaque na segunda sessão os títulos Hoje é o Seu Dia (2008), de Thais Fujinaga, da ECA-USP, sobre o 30º aniversário de Bárbara, que tenta encontrar o momento em que as coisas começaram a dar errado em sua vida; Tempestade! (2008), de Douglas Siqueira, da Unicamp, que faz um paralelo entre Francisco de Sousa, deficiente visual, e as intervenções de um poeta desiludido com a superficialidade das relações humanas; e Os Boçais (2008), de Lufe Bollini, da Unisinos, em que três jovens libertinos buscam a fama com a benção do misterioso Pai José.

Na quarta, as telas são tomadas pelos filmes da DFFB, como Meu Último Dia na Nigéria (2007), de Micah Magee, em que um homem, sentado em uma barbearia, tenta encontrar algo que o convença a ficar no país; e Carros de Boy (2008), dirigido por Lothar Herzog, em que dois jovens participam de uma passeata de esquerda em Berlim e têm um dia mais longo que o esperado. Também exibe títulos do “Cinema em Curso 2”, dentre eles, A Saga das Candangas Invisíveis (2007), de Denise Caputo, da UnB, sobre prostitutas que chegaram a Brasília no final dos anos 50, guiadas pelo sonho de um Brasil novo; A Trupe (2008), com direção de Guilherme Pinheiro, da Faap, que narra as aventuras e conflitos de cinco jovens artistas mambembes no interior de São Paulo, em busca do significado de sua arte; e Final de Linha (2007), de Juliana Milheiro, da UFF, em que um encontro gera acontecimentos surpreendentes.


A Trupe, exibida no programa “Cinema em Curso”

Quinta é dia de “Carta Branco ao Submarino Vermelho 5 – Cuidado com Seus Ouvidos, Eles Têm Paredes”, apresentando Cordel da TV Digital (2006), do grupo Ventilador Cultural, que discute a polêmica da implantação da televisão digital no Brasil; e Liberdade de Imprensa (1967), dirigido por João Batista de Andrade, que capta momentos pós-golpe de 64 para colocar a imprensa brasileira em debate, entre outros. E ainda “Cinema em Curso 3”, que traz entre os títulos Cidade do Tesouro (2008), com direção de Célio Franceschet, da ECA-USP, em que, depois de uma série de assassinatos no Ed. Cidade do Tesouro, Ivan tem de lidar com a proximidade da mulher que sempre idealizou; Vermelho Desbotado (2007), de Bárbara Schulte Lucin, sobre uma garota engolida pela mídia, trancada em sua solidão, em um dia de ócio e tédio; e Medo da Eternidade (2008), de Rafael Saar da Costa e Pedri Metri, sobre uma garota que não consegue esquecer um dramático contato com a eternidade.

O Cinusp encerra a programação da semana na sexta, com a exibição de “Maio de 68 – 1”, com os curtas O Claro e o Escuro (2008), de Fabrício Gallinucci, que apresenta o microcosmo de uma revolução; e Nostalgia (2008), dirigido por Rafael Potenza, sobre o desejo de um jovem de ter nascido em uma época contestadora e de explosão artística que o deixa desajustado no presente. Para finalizar, será exibida ainda a quarta e última seleção da mostra “Cinema em Curso”. Destaque para Coração de Tangerina (2007), de Juliana Psaros e Natasja Berzoini, da Faap, sobre uma senhora que vive absorta em suas memórias até conhecer um novo vizinho; Santa Chuva (2007), com direção de Rafael Salomão Cruz, da ECA-USP, em que um jovem solitário espera pela chuva e não entende quando tudo começa a secar e morrer; e Palco Roosevelt (2008), de Rafael Rolim, da UFSCar, sobre a dinâmica e culturalmente ativa Praça Roosevelt.

As sessões acontecem de segunda a sexta, às 16h e às 19h, com entrada franca. O Cinusp fica na r. do Anfiteatro, 181, favo 4 das Colméias, Cidade Universitária. Informações pelo tel. 3091-3540. Programação completa no site www.usp.br/cinusp.

 
PROCURAR POR
NESTA EDIÇÃO
O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[
EXPEDIENTE] [EMAIL]