Vamos
 

 

 

Palco Giratório


Vau de Sarapalha, baseado em texto de Guimarães Rosa e encenado pelo Grupo Piolin, encerra a programação do festival

Encerrando o Festival Palco Giratório 2008, que reuniu 18 espetáculos distribuídos em 31 sessões ao todo, sendo 9 deles inéditos em São Paulo, são apresentados nesta semana outras três peças. Adubo ou a Sutil Arte de Escoar pelo Ralo é encenada pela Cia. Tucan, de Brasília. A cena é um cinzeiro, um imenso cemitério de tocos de cigarro espalhados pelo chão, em que as guimbas servem de metáfora para tudo aquilo que há de morto, de extinto. É nesse ambiente decrépito que se passa o espetáculo, que acontece em um bar, onde três bêbados e seu fiel garçom desfilam filosofias embriagadas. Os atores ainda se transformam em todos os outros personagens, mas sempre voltando ao bar. A direção é de Hugo Rodas (quarta e quinta, às 20h, no Sesc Avenida Paulista, que fica na av. Paulista, 119, tel. 3179-3700). Alguns Rascunhos – A Gaivota, com o Grupo Piolin (Paraíba), se passa em um ambiente rural, onde questões ligadas à arte e seu papel na sociedade servem de pano de fundo para tratar das complexas relações humanas. É baseado em A Gaivota, de Anton Tchekhov, com direção e adaptação de Haroldo Rego (quinta e sexta, às 21h30, no Sesc Pompéia, que fica na r. Clélia, 93, tel. 3871-7700); e Vau de Sarapalha, também com o Grupo Piolin, adaptação de Sarapalha, de Guimarães Rosa, conta a história de dois homens com malária, sentados em um tronco, esquentando-se ao sol e esperando a morte; direção e adaptação de Luiz Carlos Vasconcelos (sábado, às 21h30, e domingo, às 18h, no Sesc Pompéia).  Ingressos: R$ 12,00.

 

A vida na roça

O público é convidado a conhecer três mulheres humildes e uma sanfoneira em Trieiros, que revela seus conflitos, desejos e alegrias. A peça proporciona um mergulho no diálogo entre os universos urbano e rural, misturando drama e comédia para narrar a vida na roça. Maria de Goiás sonha com a cidade grande, mas fica no meio do caminho; Rosalva arrisca tudo e vem para São Paulo; e Leonora não abandona seu chão e a vida na roça. Por meio do cotidiano poético destas personagens, o público é convidado a relatar momentos de sua própria vida, integrando os improvisados depoimentos de cada espetáculo. Em cartaz até 28 de setembro, sexta e sábado, às 21h, e domingos, às 19h, no Espaço Cênico Viga (r. Capote Valente, 1.323, Sumaré). Informações pelo tel. 3801-1843. Os ingressos custam R$ 20,00.

 

Dom Quixote e São Jorge

Crédito foto: Zeca Caldeira
O novo espetáculo da Cia. São Jorge de Variedades reflete sobre o sentido do herói na atualidade

A Cia. São Jorge de Variedades volta em cartaz com O Santo Guerreiro e o Herói Desajustado, primeiro espetáculo de rua do grupo, que conta com carros alegóricos e sambas-enredo. A peça promove a fusão entre um grande clássico da literatura universal e a tradição popular brasileira. Uma encenação carnavalesca conta o encontro entre Dom Quixote de La Mancha e São Jorge Guerreiro, propondo uma reflexão sobre o sentido do herói nos dias de hoje. Na peça, uma companhia de teatro em busca do mar chega a uma metrópole, onde apresenta a narrativa de Dom Quixote, que vê na cidade a imagem de sua amada Dulcinéia. Seus nobres ideais entram em conflito com as regras e leis da metrópole, deixando-o perdido na contemporaneidade. O santo popular vem resgatá-lo e revelar a importância da coletividade que ainda pulsa na cidade. Até 14 de dezembro, domingos, às 15h, na Praça da República. Informações pelo tel. 3824-9339. Grátis.

 

Um Brinde ao Teatro

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) faz homenagem a Eva Wilma na apresentação deste mês do Programa Dramaturgias. A atriz, consagrada no teatro, cinema e televisão, comemora seus 55 anos de carreira com a leitura de Um Brinde ao Teatro, elaborado com parceria do diretor teatral Antônio Gilberto. Trata-se de uma coletânea de fragmentos de clássicos da dramaturgia interpretados por Eva em seus anos de trabalho, com trechos de obras de autores diversos como August Strindberg, Lya Luft e Fernando Pessoa. Após a leitura a atriz participa de um bate-papo com a platéia, mediado pela atriz Clarisse Abujamra. O projeto traz ainda, neste semestre, nomes como Betty Faria, Paulo Betti e Cristiane Torloni. Nesta quarta, às 19h30, no CCBB, que fica na r. Álvares Penteado, 112, Centro. Mais informações pelo tel. 3113-3651. Entrada franca.

 
PROCURAR POR
NESTA EDIÇÃO
O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]