Em 25 de janeiro de 2009, a USP completará 75 anos de existência. Há muito o que celebrar nessa história, mas a USP não deseja marcar a data apenas com um olhar retrospectivo. Além de muitas atividades programadas para comemorar o Jubileu já a partir de setembro nos campi da capital e do interior, um seminário em São Paulo vai se

dedicar a projetar os próximos 25 anos. A referência no título do workshop “Planejando o Futuro: USP 2034” não é gratuita, pois remete ao ano em que a Universidade completará um século. “É um momento para parar e pensar onde a USP gostaria de estar no seu centenário”, diz o professor Glaucius Oliva, diretor do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) e coordenador da Comissão de Planejamento da Universidade, responsável pela organização do seminário.

A comissão fez uma consulta inicial às unidades para levantar quais seriam as questões essenciais no debate dos rumos do futuro. Doze temas principais foram levantados. Para a discussão sobre eles, o workshop foi dividido em dois módulos. O primeiro ocorre quarta e quinta-feira desta semana, dias 3 e 4, na sala do Conselho Universitário, na Cidade Universitária, em São Paulo. O Módulo II está marcado para os dias 14 e 15 de outubro.

Em cada sessão do workshop, um membro da

Oliva: momento de pensar

Comissão de Planejamento fará um sumário do que os seus integrantes já vêm debatendo sobre o tema ao longo da preparação do encontro. A seguir, três professores ou convidados externos farão breves intervenções e, após um intervalo, o debate será aberto ao público. O segundo dia de cada módulo será encerrado com uma palestra e a síntese das discussões.

A participação da comunidade universitária é destacada pelo professor Oliva. “A USP tem se esmerado em procurar criar oportunidades de intercâmbio com a comunidade”, diz, citando como exemplo as “contribuições muito ricas” recebidas nas audiências realizadas neste ano pela Comissão Especial de Reforma do Estatuto. “O mais importante no workshop vai ser ouvir o público”, reitera. As inscrições foram encerradas na última sexta-feira, mas alunos, professores e servidores técnico-administrativos podem obter mais informações pelo e-mail coplan@usp.br.

Equilíbrio – Entre os temas do Módulo I, está o modelo de universidade que se almeja para a USP, que será apresentado pela reitora Suely Vilela. O ex-reitor José Goldemberg falará sobre autonomia universitária e a professora Maria Amélia de Campos Oliveira abordará a inclusão social. Internacionalização, pós-graduação, comunicação com a sociedade e relações com o governo também estão na pauta dessa primeira etapa.

Para Glaucius Oliva, uma das questões capitais do futuro da USP é encontrar o equilíbrio entre as demandas por mais inclusão por parte da sociedade – que a financia – e a manutenção dos paradigmas de excelência do modelo que gerou a maior universidade de pesquisa do país, tudo isso levando em conta o desejo de uma crescente inserção internacional. Esse desafio, que não é pequeno, se dá em meio a limitações orçamentárias, lembra o professor.

Os dois módulos do workshop darão origem a um livro que vai aglutinar suas discussões. O volume deve ser lançado nas comemorações do Jubileu de 75 anos, em janeiro. Dessa forma, a Comissão de Planejamento – que, embora prevista no Estatuto da Universidade, só foi instituída na atual gestão – espera contribuir para o enriquecimento de um debate fundamental para que a USP planeje de que forma quer entrar em seu segundo século.

 

Academia em debate

Esta é a programação do Módulo I do Workshop “Planejando o Futuro: USP 2034”, que ocorrerá nesta semana

Horário

Dia 3, quarta-feira

Dia 4, quinta-feira

Das 9h às 10h30

Tema 1: Modelo de universidade. Coordenação: professor Glaucius Oliva.

Tema 3: A USP na sociedade. Coordenação: professor Antônio Carlos Luque.

10h30

Intervalo.

Intervalo.

Das 11h às 12h30

Debate.

Debate.

12h30

Intervalo para almoço.

Intervalo para almoço.

14h

Tema 2: Formação acadêmica. Coordenação: professor Ivan Gilberto Falleiros.

Palestra: “A USP na sociedade” (palestrante a ser confirmado).

15h30

Intervalo.

Intervalo.

Das 16h às 17h30

Debate.

Síntese do Módulo I.

 
PROCURAR POR
NESTA EDIÇÃO
O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[
EXPEDIENTE] [EMAIL]