Vamos
 

 

Cinema Digital

De terça a domingo acontece a mostra “Cinema Digital: Novos Formatos de Expressão e Difusão Audiovisual”, na Cinemateca e no Cinusp, que inclui, além da exibição de filmes, um seminário que vai reunir profissionais renomados brasileiros e internacionais que vão debater os novos formatos audiovisuais. Na programação estão títulos que marcaram a era digital, o uso dos novos formatos como Arca Russa (Rússia/Alemanha, 2002), de Aleksandr Sokurov, e Timecode (EUA, 2000), de Mike Figgis, ou que utilizaram novos canais para conquistar o mercado, caso de A Bruxa de Blair (EUA, 1999), de Daniel Myrick e Eduardo Sánchez, e o brasileiro 3 Efes (2007), de Carlos Gerbase. Há também títulos que abriram novas fronteiras para a criação de efeitos visuais, combinando imagens filmadas a imagens geradas por computador com uma naturalidade impensada, o que é percebido em Speed Racer (EUA, 2008), de Andy e Larry Wachowski, e que tiveram sua produção barateada e simplificada, como os auto-retratos de O Prisioneiro da Grade de Ferro (Brasil, 2004), de Paulo Sacramento, e com os espectadores do show dos Beastie Boys, que se tornaram co-autores em Awesome (EUA, 2006), de Adam Yauch. A Cinemateca fica no Largo Senador Raul Cardoso, 207, na Vila Mariana, e o Cinusp, na r. do Anfiteatro, 181, favo 4 das Colméias, Cidade Universitária. Tudo com entrada franca. Mais informações nos sites www.cinemateca.gov.br e www.usp.br/cinusp.

 

Mundo Árabe

A 3ª edição da “Mostra Mundo Árabe de Cinema” acontece de segunda a domingo, no Centro Cultural São Paulo e Cinesesc, trazendo alguns dos mais aclamados filmes da Seleção Oficial da Bienal de Cinema do Institut du Monde Arabe de 2006. Entre os destaques, estão Barakat! (Argélia/França, 2005), de Djamila Sahraoui; e Juanita de Tanger (Marrocos/Espanha, 2005), de Farida Benlyazid, que abordam o universo feminino; O Ônibus (Líbano, 2005), de Philppe Aractingi, narrando o encontro bem-humorado de amigos de uma trupe de teatro. Há ainda dois documentários premiados, Beirute: Verdades, Mensagens e Vídeos (Líbano, 2006), de Mai Masri, reunindo opiniões e a diversidade dos jovens libaneses; e Retorno ao País das Maravilhas(Iraque/Reino Unido/França/Alemanha, 2006), de Maysoon Pachachi, contando o retorno de uma cineasta iraquiana ao seu país, deparando-se com a ocupação militar. Também na programação, A Porta do Sol (Egito/Palestina/França, 2006), de Yousry Nasrallah, uma homenagem ao escritor Elias Khoury, autor da obra homônima que traz uma história de amor, com a saga de uma família em meio à ocupação na Palestina. Paralelamente, acontecem mesas-redondas e debates. No Centro Cultural São Paulo (r. Vergueiro, 1.000, Paraíso, tel. 3383-3401), e no Cinesesc (r. Augusta, 2.075, tel. 3087-0500). Programação completa em www.icarabe.org/3mostradecinema.

 
PROCURAR POR
NESTA EDIÇÃO
O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[EXPEDIENTE] [EMAIL]