A reitora da USP, Suely Vilela, lançou oficialmente as comemorações dos 75 anos da Universidade no dia 2 passado, em reunião do Conselho Universitário. No lançamento, foram apresentados o logotipo e a página na internet alusivos aos 75 anos, que serão completados no próximo dia 25 de janeiro. As atividades comemorativas, que

Crédito foto: Francisco Emolo

começaram no dia 3, com o primeiro módulo do workshop Planejando o Futuro: USP 2034, se estenderão até 1º de outubro de 2009, quando se encerra a exposição “Tesouros da USP, na Oca do Parque Ibirapuera.

Na reunião do Conselho Universitário, Suely Vilela fez um relato das atividades dos grupos encarregados de organizar as atividades, a Comissão de Honra e a Comissão Executiva, formadas em abril deste ano. “Coube à Comissão de Honra definir as diretrizes das comemorações: visibilidade, contribuições para o futuro e

O lançamento das comemorações: meta é mostrar o que se construiu até agora

reconhecimento às pessoas que contribuíram, de alguma forma, para a USP”, disse. “Convido alunos, professores, funcionários e a sociedade a fazerem parte desta comemoração, que certamente fará jus à magnitude que a instituição representa.”

A Comissão Executiva irá coordenar a aplicação das diretrizes e organizará atividades específicas relativas aos 75 anos. “No que diz respeito ao reconhecimento, será feito um resgate da criação da USP, ressaltando a relevância das missões científicas estrangeiras que criaram a visão cosmopolita que possui a Universidade”, afirmou a reitora. Nessa área, serão realizados os seminários e a exposição “Fundadores da USP”, a partir de outubro, e a série de eventosFronteiras do Conhecimento: Presente e Futuro, com a presença de cientistas ganhadores do Prêmio Nobel, de outubro a maio de 2009, além de eventos comemorativos dos 20 anos das Pró-Reitorias.

“Quanto à visibilidade, o objetivo é expor à sociedade o que se construiu nestes 75 anos, ressaltando a importância cultural e científica da Universidade”, explicou Suely Vilela. Uma reunião solene do Conselho Universitário será realizada no Auditório Simon Bolívar do Memorial da América Latina, em 26 de janeiro de 2009. Nos meses de março e abril de 2009, acontecerão duas sessões solenes, na Assembléia Legislativa de São Paulo e na Câmara dos Deputados, em Brasília. Entre 1º de agosto e 1º de outubro estará em cartaz a exposição “Tesouros da USP. Também serão realizadas mostras, eventos e atividades culturais nos campi do interior. “A USP, que colhe hoje os frutos do trabalho de toda a comunidade, tem como desafios internacionalizar as atividades-fim, fazer pesquisa científica na fronteira do conhecimento e promover a inovação empreendedora, além de realizar seu planejamento estratégico”, ressaltou a reitora.

Logotipo e site – Após a apresentação dos objetivos das comemorações, aconteceu o lançamento do logotipo e do site oficial dos 75 anos. O logotipo, criado pelo designer José Carlos de Araujo, o mesmo que criou o símbolo das comemorações dos 70 anos da USP, foi enviado por e-mail a todos os diretores de unidades. “O designer criou também um selo comemorativo, cujo lançamento está em negociação”, contou a professora Solange de Oliveira Rezende, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, que preside a Comissão Executiva dos 75 anos.

O site, que pode ser acessado no endereço www.usp.br/75anos, conta com uma linha do tempo que registra acontecimentos relacionados à USP, inclusive fatos anteriores à sua criação, em 1934, e a data de criação e incorporação de todas as unidades. “Além da mensagem da reitora, estão disponíveis uma galeria de fotos, estatísticas sobre a USP, a agenda de eventos comemorativos em cada um dos campi, além de áudios e vídeos com o depoimento de ex-reitores e professores”, descreveu Solange. “Na seção A USP é você quem faz será possível a participação da comunidade no site.”

De acordo com a professora, o programa das comemorações dos 75 anos irá reunir atividades festivas e científicas, em sintonia com o espírito da Universidade. “A mostra ‘Tesouros da USP’ terá dois curadores, um científico e outro cultural, para proporcionar à comunidade externa uma idéia mais precisa da produção da Universidade”, afirmou. Também estão em preparação a série Postais da USP, o Guia da USP, com 44 locais que abrigam instalações da Universidade, um vídeo institucional, em parceria com a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária e programas especiais da TV USP. “No dia 25 de janeiro de 2009, a Orquestra Sinfônica da USP fará um concerto comemorativo no Teatro Alfa, em São Paulo”, concluiu Solange.

O Jornal da USP publicará na próxima edição, que circulará a partir de 15 de setembro, um suplemento especial sobre as comemorações dos 75 anos da USP

 
PROCURAR POR
NESTA EDIÇÃO
O Jornal da USP é um órgão da Universidade de São Paulo, publicado pela Divisão de Mídias Impressas da Coordenadoria de Comunicação Social da USP.
[
EXPEDIENTE] [EMAIL]